Em que ano você nasceu?





Reabertura dos bares: profissionais apostam na criatividade e inovação

Notícias

⍟ A retomada do funcionamento dos bares e restaurantes em todo o país está sendo implementada de forma gradual e reinventar-se é a fórmula para atrair mais clientes

Publicado em 30 de setembro de 2020, às 11 horas.

Sem precedentes na história recente, a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus levou ao caos a saúde pública mundial, afetou a economia de grandes potências e forçou a população a rever seu modo de vida. Todos os setores da economia, em maior ou menor grau, foram impactados pela doença, mas no topo da lista estão os bares e restaurantes.

Segundo levantamento recente feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a queda no faturamento gira em torno de 70% nos estabelecimentos que ainda se mantêm em atividade. Quase três milhões de profissionais do ramo perderam seus empregos neste período.

Brigada preparada para realidade atual (Sub Astor/Divulgação)

Mesmo com a permissão de reabertura sob restrições e regras de distanciamento, horário reduzido, uso de máscaras e protocolos de higiene, muitos bares amargam prejuízos. Mas, para superar as dificuldades, alguns têm apostado na criatividade para se reinventar.

Uma pesquisa nacional realizada pela Abrasel no final de agosto, mostrou que bares e restaurantes foram os mais atingidos pela crise. O setor também é o que mais emprega no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 73% dos estabelecimentos pesquisados já abriram as portas e estão trabalhando em média com menos de 50% dos funcionários que tinham antes da crise. E 64% dos entrevistados dizem que não irão recontratar imediatamente.

Drinks engarrafados e delivery: de realidade distante a necessidade. (Sub Astor/Divulgação)

É PRECISO INOVAR

Para o head bartender do Sub Astor e Bar Astor, em São Paulo, vencedor da etapa nacional do Chivas Masters 2018, Alex Sepulchro, a pandemia trouxe novos modos de atender o cliente, uma inovação no setor que chegou para ficar. “Durante a pandemia tentamos levar um pouco dos nossos produtos para os clientes via delivery.” Segundo ele, o isolamento também trouxe mais um modo de chegar até o consumidor. “Também apresentamos alguns tutoriais na internet de preparo de drinks. Como estávamos em isolamento, muitas pessoas prepararam seus cocktails em casa”.

Com a reabertura dos bares ao público, o bartender do grupo DRK, Sylas Rocha decidiu priorizar a segurança e a saúde dos clientes e colaboradores, apostou no delivery e se preveniu. “De modo geral, a gente está atendendo com todas as medidas de precaução. Nada é reutilizável, tudo é em sachê, desde açúcar ao tempero. Estamos servindo pequenas porções individuais. Toda essa ideia de esterilização, cuidado e prevenção tem sido levada muito a sério pela nossa equipe”, conta.

QUAL A SAÍDA?

Dos mais simples aos mais complexos, como o Fake Egg (foto), que leva espuma, drinks ganharam a versão delivery no Caulí, com os ingredientes separados em sachês e gelo especial, para que o cliente experiencie ser seu próprio bartender (Cauli Bar/Divulgação)

Quem ainda resiste precisa se reinventar para garantir o fluxo mínimo de caixa que garanta a sobrevivência do negócio. A saída, explica Sepulchro, foi criar novos cocktails, promoções, cardápios exclusivos, além de ampliar o horário de atendimento. “Vimos nosso faturamento despencar e reduzimos ao máximo as despesas para nos mantermos”.

De acordo com Sylas Rocha, desde o início da pandemia o grupo DRK vem se reinventando para superar as dificuldades. “Apostamos no delivery e agora ampliamos a nossa carta, chegamos a enviar gelo e até espuma para o cliente ter a experiência em casa, lembrar do bar e ter saudades, fazendo com que ele volte nessa reabertura”. Entre as novidades do grupo, estão a criação de combos promocionais e envio de kits com as doses e as receitas dos drinks mais tradicionais, para que o cliente tenha também a experiência de ser seu próprio bartender.

Mule Mule, do Grupo DRK, está adotando medidas para oferecer segurança ao cliente na reabertura do bar

O apoio e o feedback dos clientes à reabertura dos bares, revela Rocha, têm sido fundamentais. “Fazer drinks em delivery é mais complicado do que se imagina. Temos toda uma preocupação do cliente se sentir bem no bar, por isso, montamos e entregamos algo detalhado. Fizemos algumas cartilhas e vídeos de como montar desses drinks”. Ainda segundo ele, o modelo da experiência tem mudado: “A galera ficou entediada de ficar em casa, agora estamos preparados para que o cliente venha e tenha uma nova visão daquilo que era antes da pandemia”.

Uma das mais novas contratações do Grupo DKR, Spencer Amereno, no Caulí: De máscara, mas com um sorriso no rosto e apresentação impecável.

APOIO PARA A RETOMADA

Para apoiar empresários e funcionários do setor, a Abrasel criou uma seção em seu portal com dicas para o planejamento de reabertura, gestão financeira, questões trabalhistas, marketing e crédito, de forma gratuita.

No Clube do Barman, também publicamos conteúdos especiais sobre questões de higiene, protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cursos para atualizar o currículo durante o isolamento e muito mais.

Confira esta série de matérias sobre o investimento em drinks engarrafados e serviços de delivery para a reabertura dos bares no Brasil:

Drinks engarrafados: ingredientes, higiene e legislação

Você vai gostar de ler!

fachada do Yeoman Warders Club

Yeoman Warders Club: o pub secreto dos Beefeaters em Londres

⍟ O pub mais exclusivo de Londres é do tamanho de uma quadra de tênis e só pode ser acessado por 37 membros e seus convidados. Saiba mais sobre o Yeoman ...

8 curiosidades sobre champagne para celebrar sua data mundial

⍟ Em 23 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Champagne. Abra sua garrafa favorita, sirva seus convidados e conheça algumas curiosidades sobre a bebida ...

cocktail rosa sobre o balcão de um bar

Como preparar seu bar para servir clientes com alergias alimentares

⍟ Segurança dos clientes deve ser palavra de ordem no bar. Conheça os principais itens que provocam alergias alimentares e saiba como evitar possíveis ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante