Em que ano você nasceu?





RecoMentor: ferramenta virtual para escolher o whisky perfeito

Coquetel&
copos de whisky do recomentor

⍟ Aplicativo permite explorar uma variedade de rótulos de whisky a partir de notas de sabor para encontrar o que melhor se adequa ao paladar. Conheça as funcionalidades do RecoMentor

Publicado em 10 de dezembro de 2020, às 11 horas.

Ao lado dos escoceses, americanos e também dos brasileiros, os japoneses são conhecidos mundialmente por sua paixão pelo whisky. Não causa surpresa, então, que tenha partido de uma empresa de tecnologia japonesa a ideia de criar um aplicativo e uma ferramenta online para ajudar os amantes da bebida a encontrar o rótulo perfeito de acordo com suas preferências. Surgiu, assim, o RecoMentor.

O site (e também aplicativo) funciona como um menu virtual de whiskies, com mais de 1.500 rótulos cadastrados, de centenas de marcas e regiões ao redor do mundo. O RecoMentor se baseia em etiquetas de sabor atribuídas às bebidas para guiar os usuários na hora de escolher um bom whisky, de acordo com suas preferências. No total, há uma seleção de 70 diferentes sabores, divididos em seis categorias: frutado, floral, amadeirado, cereal, defumado e vínico.

As etiquetas de sabor atribuídas aos rótulos não são fruto de pesquisas com degustadores profissionais, mas sim aquelas obtidas diretamente com os fabricantes. Por isso, são confiáveis para o uso no bar e garantem maior verossimilhança à plataforma.

O aplicativo ainda não está disponível para download no Brasil. Por enquanto, podemos aproveitá-lo somente pela versão desktop, com tradução para o inglês.

COMO FUNCIONA

Para abrir o caminho do universo do whisky aos usuários, o RecoMentor oferece três opções: o gráfico de sabores (Flavor Chart), etiquetas de sabor (Flavor Tag) e as rodas de sabores (Flavor Wheel). Com isso, os apaixonados por whisky têm um ponto de partida para começar a busca a dose perfeita.

O gráfico de sabores dá a oportunidade de arrastar as guias (pontos vermelhos que podem ser vistos na imagem abaixo) nas direções das categorias de sabores desejadas. Quando mais próximas ao nome da categoria, mais intenso será aquele perfil de sabor presente no whisky final. Não é necessário usar todas as guias, é preciso apenas indicar ao RecoMentor alguns dos sabores que deseja encontrar.

(Foto: Reprodução/RecoMentor)

A pesquisa por etiquetas de sabor permite ir mais fundo nos sabores do whisky. Nesta opção, o usuário seleciona os sabores que procura entre mais de 70 opções diferentes que não são visualizadas no gráfico de sabor acima. Por exemplo, digamos que você procura uma bebida com notas defumadas, de caramelo salgado e manteiga. Esses detalhes específicos só podem ser encontrados nas etiquetas de sabor.

Já a roda de sabores tem um princípio diferente. A partir dos perfis de sabor de dez garrafas de whisky diferentes, você pode conhecer outras bebidas com sabores semelhantes, de diferentes marcas, regiões e sabores. Esta opção abre um leque de possibilidades para aqueles que se interessam por perfis de sabor muito específicos.

Por último, é possível também localizar garrafas de whisky de acordo com o fabricante e, assim, comparar as diferentes nuances de sabor dentro de uma única marca.

USANDO O RECOMENTOR NO SEU BAR

Uma das grandes utilidades do RecoMentor é descobrir as notas de sabor de um whisky antes de usá-lo na criação de um cocktail ou na harmonização com algum prato servido no seu bar. Ao utilizar a pesquisa por nome, é possível visualizar as etiquetas de sabor e procurar as melhores opções de rótulos para o seu objetivo.

Usando as garrafas de Chivas Regal como ponto de partida, podemos ver que algumas das etiquetas do RecoMentor mostram que o Chivas 12 Anos tem notas de pão, carvalho, limão, gengibre, baunilha, entre outras. Já o Chivas Ultis traz uma grande variedade de sabores mais frutados, como banana, maçã, pera, tangerina, além de malte, mel, anis, e muito mais.

(Foto: Reprodução/Recomentor)

A ferramenta também pode ser uma poderosa aliada na hora de criar eventos de degustação de whisky. Desta forma, você pode identificar diferentes sabores em garrafas de origem e idade diferentes, garantindo uma ampla variedade de produtos para oferecer aos participantes. Desta forma, eles podem ter uma experiência imersiva no mundo do whisky.

Se você gostou do RecoMentor, pode se interessar por outro aplicativo para agilizar sua rotina no bar:

Drink2Do: um aplicativo para trocar receitas e ajudar na rotina do bar

Você vai gostar de ler!

rótulo de garrafa do chivas ultis o melhor blended malt whisky

Chivas Ultis é eleito o melhor blended malt whisky de 2021

⍟ Primeiro blend de malt whiskies criado por Chivas Regal ganhou o prêmio do World Whiskies Awards 2021, agregando prestígio ao portfólio de bebidas da ...

Como as bebidas sobreviveram à Lei Seca?

⍟ Muito se fala sobre a Lei Seca nos EUA: seu legado, as referências cinematográficas, os mafiosos famosos. Mas como, de fato, as bebidas sobreviveram a um ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante