Em que ano você nasceu?





Salomé Alemán: a primeira maestra de rum em Cuba

Coquetel&
salomé alemán com copo de rum na mão

⍟ Primeira mulher a entrar para o seleto grupo de profissionais que zelam pela produção tradicional, qualidade e sabores do rum cubano, Salomé Alemán abriu caminho para outras mulheres na indústria

O ano era 2016 e o local era a cidade de Matanzas, um importante polo turístico e cultural de Cuba. Durante o IV Colóquio Internacional Científico e Técnico do Rum Ligero, aconteceu algo inédito em 150 anos de história: a engenheira química, Salomé Alemán, foi nomeada a primeira maestra de ron cubano.

Sua dedicação e comportamento de destaque na aprendizagem do processo de produção do rum e a sua tradição, juntamente com suas qualidades de boa comunicadora, levaram-na a ingressar no Movimento de Maestros de Rum Cubano em 2011 como aspirante, ao lado de outras quatro profissionais. Das aspirantes, uma seria escolhida posteriormente para ocupar o cargo.

Historicamente, os maestros roneiros, como também são conhecidos, são os portadores do conhecimento técnico e cultural sobre a escolha de matéria prima, fabricação, destilação, envelhecimento e envase da bebida. Eles trabalham junto às marcas de bebida do país para assegurar seu padrão de qualidade e manter viva a tradição do spirit como verdadeiros guardiões.

A produção do rum cubano é uma atividade econômica muito importante para a ilha, que movimenta milhares de dólares todos os anos, envolve diferentes setores da sociedade em sua fabricação e atrai turistas apaixonados pelo spirit de todos os lugares do mundo.

“VALE A PENA”

O caminho para chegar ao posto de maestra, segundo Salomé, foi cheio de desafios profissionais. “A mulher cubana continua sendo o centro ativo da família. Embora haja um trabalho constante na transformação desse modelo social, as mulheres continuam com uma enorme responsabilidade diária e as conquistas que temos obtido exigem muito esforço e dedicação pessoal”, disse em entrevista ao blog Cuba Paladar.

“Ser maestra de rum cubano é muito especial para mim porque represento a abertura às mulheres cubanas em outro aspecto da sociedade, neste caso, ligado à produção de rum. Acho que o caminho percorrido vale a pena, porque serve de exemplo às novas gerações a quem quero dizer que com disciplina e amor ao trabalho podemos alcançar os nossos objetivos e sonhos”, completou.

salomé alemán falando no microfone
(Foto: Blog Cuba Paladar)

“Quero poder transmitir meus conhecimentos às novas gerações, para manter vivas as tradições do rum cubano”

 

BIOGRAFIA DE SALOMÉ ALEMÁN

Nascida e criada em Havana Vieja, onde estão localizados bares icônicos como La Bodeguita Del Medio e Floridita, iniciou os seus estudos universitários em 1983 no Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría (CUJAE), especializando-se em Engenharia Química Alimentar em 1988.

Iniciou a sua carreira em setembro do mesmo ano na Fábrica de Rum Santa Cruz, onde atualmente trabalha. Em 1990, encerrado seu período de treinamento, ocupou o cargo de Gerente de Turno na Fábrica de Levedura Torula, e posteriormente, cargo semelhante na Destilaria 2, na qual já havia sido treinada e onde permaneceu até 2003.

Em seguida, trabalhou como Chefe de Fabricação de Rums e Licores até 2007. A partir daí, passou a trabalhar como Especialista em Desenvolvimento e Tecnologia, cargo que ocupa atualmente. Durante esse período, teve a possibilidade de fazer cursos de aperfeiçoamento que ajudaram em sua formação, como Gestão e Competências de Gestão, Destilação de Álcool e Brandy, Normas ISO 9000, Sistemas Integrados de Gestão, Auditoria e Sistemas de Gestão de Meio Ambiente e Inovação Tecnológica.

A degustação é uma boa porta de entrada para o universo de sabores do rum cubano. Saiba como fazê-lo e as etapas a serem seguidas neste link:

Como fazer uma degustação de rum em 5 passos

Você vai gostar de ler!

Mango Daiquiri

INGREDIENTES 40ml Absolut Mango 30ml suco de abacaxi 10ml suco de limão 20ml simple syrup 1 fatia de limão ou manga MODO DE PREPARO Em uma coqueteleira com ...

Mango Sour

INGREDIENTES 40ml Absolut Mango 30ml suco de limão 20ml simple syrup 20ml clara de ovo pasteurizada 1 fatia de manga MODO DE PREPARO em uma coqueteleira com ...

Apeach Mimosa

INGREDIENTES 30ml Absolut Apeach 50ml suco de laranja 90ml espumante Mumm Cuvée Brut MODO DE PREPARO Em uma coqueteleira com gelo adicione Absolut Apeach e o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante