Em que ano você nasceu?





Salomé Alemán: a primeira maestra de rum em Cuba

Coquetel&
salomé alemán com copo de rum na mão

⍟ Primeira mulher a entrar para o seleto grupo de profissionais que zelam pela produção tradicional, qualidade e sabores do rum cubano, Salomé Alemán abriu caminho para outras mulheres na indústria

O ano era 2016 e o local era a cidade de Matanzas, um importante polo turístico e cultural de Cuba. Durante o IV Colóquio Internacional Científico e Técnico do Rum Ligero, aconteceu algo inédito em 150 anos de história: a engenheira química, Salomé Alemán, foi nomeada a primeira maestra de ron cubano.

Sua dedicação e comportamento de destaque na aprendizagem do processo de produção do rum e a sua tradição, juntamente com suas qualidades de boa comunicadora, levaram-na a ingressar no Movimento de Maestros de Rum Cubano em 2011 como aspirante, ao lado de outras quatro profissionais. Das aspirantes, uma seria escolhida posteriormente para ocupar o cargo.

Historicamente, os maestros roneiros, como também são conhecidos, são os portadores do conhecimento técnico e cultural sobre a escolha de matéria prima, fabricação, destilação, envelhecimento e envase da bebida. Eles trabalham junto às marcas de bebida do país para assegurar seu padrão de qualidade e manter viva a tradição do spirit como verdadeiros guardiões.

A produção do rum cubano é uma atividade econômica muito importante para a ilha, que movimenta milhares de dólares todos os anos, envolve diferentes setores da sociedade em sua fabricação e atrai turistas apaixonados pelo spirit de todos os lugares do mundo.

“VALE A PENA”

O caminho para chegar ao posto de maestra, segundo Salomé, foi cheio de desafios profissionais. “A mulher cubana continua sendo o centro ativo da família. Embora haja um trabalho constante na transformação desse modelo social, as mulheres continuam com uma enorme responsabilidade diária e as conquistas que temos obtido exigem muito esforço e dedicação pessoal”, disse em entrevista ao blog Cuba Paladar.

“Ser maestra de rum cubano é muito especial para mim porque represento a abertura às mulheres cubanas em outro aspecto da sociedade, neste caso, ligado à produção de rum. Acho que o caminho percorrido vale a pena, porque serve de exemplo às novas gerações a quem quero dizer que com disciplina e amor ao trabalho podemos alcançar os nossos objetivos e sonhos”, completou.

salomé alemán falando no microfone
(Foto: Blog Cuba Paladar)

“Quero poder transmitir meus conhecimentos às novas gerações, para manter vivas as tradições do rum cubano”

 

BIOGRAFIA DE SALOMÉ ALEMÁN

Nascida e criada em Havana Vieja, onde estão localizados bares icônicos como La Bodeguita Del Medio e Floridita, iniciou os seus estudos universitários em 1983 no Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría (CUJAE), especializando-se em Engenharia Química Alimentar em 1988.

Iniciou a sua carreira em setembro do mesmo ano na Fábrica de Rum Santa Cruz, onde atualmente trabalha. Em 1990, encerrado seu período de treinamento, ocupou o cargo de Gerente de Turno na Fábrica de Levedura Torula, e posteriormente, cargo semelhante na Destilaria 2, na qual já havia sido treinada e onde permaneceu até 2003.

Em seguida, trabalhou como Chefe de Fabricação de Rums e Licores até 2007. A partir daí, passou a trabalhar como Especialista em Desenvolvimento e Tecnologia, cargo que ocupa atualmente. Durante esse período, teve a possibilidade de fazer cursos de aperfeiçoamento que ajudaram em sua formação, como Gestão e Competências de Gestão, Destilação de Álcool e Brandy, Normas ISO 9000, Sistemas Integrados de Gestão, Auditoria e Sistemas de Gestão de Meio Ambiente e Inovação Tecnológica.

A degustação é uma boa porta de entrada para o universo de sabores do rum cubano. Saiba como fazê-lo e as etapas a serem seguidas neste link:

Como fazer uma degustação de rum em 5 passos

Você vai gostar de ler!

perrier-joüet no guia michelin sp & rj 2020

Patrocinado por Perrier-Joüet, Guia Michelin será transmitido no YouTube

⍟ Mais tradicional guia gastronômico mundial fará uma transmissão ao vivo para anunciar os melhores restaurantes do eixo Rio – São Paulo nesta ...

apresentadores do programa bar aberto

Bar Aberto: Primeiro reality show sobre coquetelaria estreia em outubro na Band

⍟ Comandado por Marina Person e pelo mixologista Márcio Silva, programa vai ao ar a partir de 13 de outubro para escolher o melhor bartender amador do ...

grupo de pessoas fazendo um brinde perfeito

5 passos importantes para oferecer um brinde perfeito

⍟ Na última matéria sobre o assunto, mergulhamos na trajetória dos brindes durante a história. Agora é a vez de entender como conduzir um brinde ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante