Em que ano você nasceu?






10 drinks com whisky semifinalistas do Chivas Masters 2019

Chivas Masters Competições
drinks semifinalistas do chivas masters 2019

⍟ Bartenders de todas as regiões do país inscreveram criações que contam sua história usando as notas de sabor de Chivas Regal. Dez receitas com whisky foram escolhidas como semifinalistas do campeonato

Publicado em 29 de abril de 2019, às 10 horas.

Qual é o seu blend? Qual é sua história? Dez bartenders de diversas regiões do país conquistaram uma vaga na semifinal do Chivas Masters 2019 contando sobre suas origens e conquistas atrás do balcão por meio de receitas com whisky à base de Chivas Regal.

A competição global da marca está sendo realizada pela segunda vez no Brasil e elegeu, nesta etapa, cocktails autorais de bares de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis (veja fotos e receitas abaixo).

Entre os dias 6 e 26 de maio será realizado o Mês Chivas: as receitas semifinalistas estarão à venda nos bares participantes para que o público possa conhecê-las e se envolver na competição. Neste mesmo período, os jurados do Chivas Masters 2019 visitarão as casas e os participantes para provar, presencialmente, cada um dos cocktails inscritos e, então, escolher os cinco bares finalistas da competição.

A embaixadora da marca no Brasil, Isabela Oliveira, encoraja os amantes da coquetelaria a se engajarem na competição. “Minha dica é: junte alguns amigos, chame um táxi e vá a um ou dois bares semifinalistas da competição para provar os drinks!”, diz. “Garanto que vai valer a pena”.

OS SEMI

Entre os dez semifinalistas, quatro deles estiveram classificados na mesma etapa do ano passado: Andrea Cruz, Wanderson Castro, Julio Cesar Carrión e Mauro Melo. Este último também foi o vencedor regional do Nordeste no Chivas Juntos & Extraordinários, campeonato brasileiro de Chivas Regal realizado em 2017.

Também figura entre os semifinalistas o barman Renan Tarantino, vencedor da etapa brasileira do Jameson Bartender’s Ball 2017, que levou o drink Sabiá como representante do Brasil na final global, realizada na Irlanda.

Na semifinal, os participantes foram analisados segundo os seguintes critérios de importância: adequação do tema do cocktail à proposta do campeonato, relevância da história do blend e o whisky escolhido pelo participante, habilidade de envolver os jurados no storytelling na competição, simplicidade, equilíbrio, sabor, aroma e apresentação.

PRÓXIMA ETAPA

Segundo a programação oficial da competição, os cinco finalistas serão divulgados no dia 3 de junho.

A terceira e última fase da competição está marcada para o dia 27 de junho, em São Paulo. Nela, os cinco finalistas locais apresentarão suas criações aos jurados e o bartender melhor avaliado representará o Brasil na final global do Chivas Masters 2019, em Londres.

Confira os 10 drinks seminfinalistas do Chivas Masters 2019:

drinks semifinalistas do chivas masters 2019 de andrea cruz

Arrabal

(por Andrea Cruz – Afonso Burguer Bar – Florianópolis/SC)

• Chivas Regal 18 Anos • Infusão de maçã com camomila • Vermouth Rosso • Fernet • Xarope demerara

“Nascido das memórias de uma parte da minha vida, Arrabal me faz sentir que não estou tão longe da minha terra. Cada ingrediente traz uma lembrança, um momento, um aroma… O whisky me lembra do meu avô pedindo um trago depois do almoço de domingo; aquele clássico amargo, daqueles encontros e confidências entre amigos; o aroma adocicado de maçã argentina e a camomila que me faz arrepiar só de lembrar quando brincava de cozinhar e a colhia crescida na frente da minha casa. Esfregá-la nas mãos e ouvir a voz da minha mãe pedindo que parasse, pois ia me sujar… Todos aqueles ingredientes se juntaram para esse meu Arrabal (…) E assim, quase sem querer, desta alquimia surgiu quem me faz avançar sem esquecer das raízes, daquele Arrabal que me fez passar de uma criança para uma moça e uma mulher mais centrada e amadurecida. Agora sim, Arrabal mostra por mim a nobreza de crescer sem esquecer de onde nós, viajantes, viemos”.


drinks semifinalistas do chivas masters 2019 de daniel estevan

A Experiência

(por Daniel Estevan – Garoa Bar – Rio de Janeiro/RJ)

• Chivas Regal 18 Anos • Vermouth de Jerez Oloroso e Pedro Ximénez • Jerez Fino

“Meu blend realça as características de Chivas 18 Anos, com toques de ameixa, malte e chocolate meio amargo. Ele foi servido ao Sr Jean-Christophe Coutures durante sua visita ao bar, quando me pediu um cocktail que valorizasse Chivas Regal. Dei a ele o nome de ‘A Experiência’ (the experience), porque tal experiência foi o pontapé inicial para que eu começasse a dar aulas voluntárias a bartenders e curiosos sobre esse destilado, mostrando que o mais importante não é ser o melhor, e sim o melhor para a sua comunidade”. 


drinks semifinalistas do chivas masters 2019 de guilherme ferrari

Arpeggio

(por Guilherme Ferrari – Seen São Paulo – São Paulo/SP)

• Chivas Regal 12 Anos • Licor de framboesa • Licor de ervas e conhaque • Bitters Aromático • Flor de sal

“Além de misturar meus blends atrás da barra do Seen também sou entusiasta e praticante da primeira arte, a música! Neste cocktail, juntei minha paixão pela música, me inspirando na arte do scotch whisky – comparando Chivas a uma “sinfonia fascinante e inesquecível”, segundo as palavras do “maestro” Colin Scott. O nome do cocktail é ‘Arpeggio’ (execução sucessiva das notas de um acorde) e, para criá-lo, fui arpejando as notas do Chivas 12 e compondo um novo acorde.

A música me levou a lugares novos, me deu esperanças, amigos e novas percepções sobre o mundo ao meu redor. Inclusive, me levou à profissão de bartender, pela qual sou igualmente apaixonado e grato. Portanto, este é um blend de músico com bartender, tendo Chivas 12 como tradutor universal”.


drinks semifinalistas do chivas masters 2019 de julio cesar carrión

Sin Fronteras

(por Julio Cesar Carrión – Artusi Bar – Florianópolis/SC)

• Chivas Extra • Maca peruana em pó • Golden mix (maracujá e physalis) • Xarope de cumaru • Tintura de café

“Neste cocktail quero expressar meus sentimentos a esses dois países irmãos. Peru, país que me viu nascer e onde comecei essa profissão maravilhosa que é a coquetelaria. E Brasil, país que me abriu as portas e que todos os dias me faz crescer profissionalmente, misturando sabores peruanos e brasileiros, e levando como ingrediente principal este maravilhoso whisky Chivas Extra, que me permite a união desses dois países ‘sem fronteiras'”.


drinks semifinalistas do chivas masters 2019 de mauro melo

Juntos

(por Mauro Melo – Em Cima Gin Bar – Recife/PE)

• Chivas Extra • Licor de avelãs • Licor maraschino • Orange bitters • Shoyu

“Meu blend fala sobre as influências que recebi em minha jornada. São lembranças de notas intensas, saborosas, doces e salgadas vindas desde a cozinha de mainha aos grandes chefs e bartenders que pude e ainda quero conhecer. É também sobre o acolhimento que recebi de cada uma destas pessoas quando quis aprender algo novo. Todos estes sabores fazem parte do que sou hoje e me trouxeram até aqui. Até onde podemos ir quando estamos juntos?”


drinks com whisky semifinalistas do chivas masters 2019 de rafael domingues

Apó

(por Rafael Domingues – Frank Bar – São Paulo/SP)

• Chivas Extra • Cynar repousado em ânfora de cerâmica com cumaru • Jerez de palomino seco • Priprioca

“Primeiramente me perguntei o que um dos whiskies mais conceituados do mundo teria a ver comigo, um jovem sonhador da periferia, filho de migrantes que buscaram vidas melhores na cidade grande. Mal sabia que essa já era a reposta, pois assim como minha família, os irmãos Chivas também atravessam seu país em busca de novas perspectivas. Aprofundando-me nesse blend especial, encontrei no Chivas Extra, além da harmonização perfeita com os ingredientes do cocktail, elementos que remetem à minha infância, uma época doce, única e intocável, tal qual as notas adocicadas de baunilha, chocolate e caramelo presentes neste blend, junto à coloração dourada, lembram minhas raízes”.    


drinks com whisky semifinalistas do chivas masters 2019 de renan tarantino

Boa Obra

(por Renan Tarantino – Sky Hall Terrace Bar – São Paulo/SP)

• Chivas Regal 12 Anos • Sumo de Maracujá • Vermouth rosso • Mel com Especiarias • Licor de Marraschino

“Meu blend foi feito no trabalho de me conhecer, buscar minha boa obra, o que eu sou como essência. Na minha busca, segui os passos de mestres, pensadores, homens da ciência, estudei filosofias, crenças, mitos e histórias, buscando minhas reflexões e é isso que quero oferecer a vocês: um pouco de mim, um pouco do que acredito ser um bom trabalho, de como vejo de algo ordinário como uma pedra, algo sublime no na sua essência, algo que supera a soma de suas partes. Quero dividir isso com vocês e mostrar como busco o todo em tudo”. 


drinks com whisky semifinalistas do chivas masters 2019 de ricardo paulon

Mezzo Nihonjin

(por Ricardo Takahashi Paulon – SubAstor – São Paulo/SP)

• Chivas Regal 12 Anos • Xarope de arroz • Vinho fortificado infusionado com pêssego • Perfume JJ Brothers (Dandá, cacau e shoyu)

“Eu sou o fruto de um casamento de duas nacionalidades, italiana e japonesa, nascido no Brasil. Minhas raízes culturais são bem extensas, comendo ‘gohan’ no almoço, jantando pasta e, de sobremesa, cacau nas mais variadas formas. O meu blend sou EU, inspirado em minhas nacionalidades e criação. A agricultura foi uma das coisas que coincidiram, que os italianos e japoneses se dedicaram a fazer no Brasil, e não podemos esquecer do ouro que dava nos pés – o cacau. Logo, campo e agricultura estão bem intrínsecos no meu blend, bases alimentícias e financeiras estão mescladas nesta jornada que durou bem mais de três dias, mas que tiveram um mesmo objetivo: expandir horizontes, saciar o desejo de fazer a diferença e alcançar o inalcançável”.


drinks com whisky semifinalistas do chivas masters 2019 de wanderson castro

Dark Necessities

(por Wanderson Castro – Êtta Bar – Rio de Janeiro/RJ)

• Chivas Extra • Cerveja Stout Imperial Russian • Xarope de mate

“Sou um carioca apaixonado pelo Rio de Janeiro e pelo bar, sempre buscando novos conhecimentos que agreguem na minha profissão, com o sonho de um dia me tornar um mestre cervejeiro pela admiração ao belo trabalho e processo de fabricar as próprias cervejas. E esse é o meu blend, em que busquei misturar e representar minha paixão pela minha cidade e o sonho de me tornar um mestre cervejeiro aplicando o que aprendi no bar com pessoas que me passaram conhecimento em um cocktail simples, elegante e complexo”.


drinks com whisky semifinalistas do chivas masters 2019 de wemerson silva

Tropicália

(por Wemerson Silva – Zillis Bar Lounge – São Paulo/SP)

• Chivas Regal 12 Anos • Xarope de açúcar diluído em água de coco • Bitters Angostura • Maracujá • Sumo de limão

“O que me inspira é mostrar para o mundo a nossa diversidade, nossas frutas variadas e os sabores diferentes que só são encontrados no Brasil”.


Gostou das combinações de sabores? Temos certeza que vai gostar dessa matéria sobre como fazer uma degustação de whisky:

Como fazer uma degustação de whisky

Você vai gostar de ler!

audrey hands

Audrey Hands: embaixadora global de Havana Club e sua paixão pelo espírito cubano

⍟ Há 15 anos no ramo da hospitalidade, Audrey Hands esteve recentemente no Brasil e conversou com a embaixadora brasileira, Marina Rufino sobre o panorama ...

Ora-pro-nóbis: PANC de grande potencial na gastronomia

⍟ Fácil de plantar e com inúmeras qualidades alimentícias. Assim é a ora-pro-nóbis, PANC muito consumida no Centro Oeste brasileiro. Em visita ao ...

garrafa de passport scotch, garrafa de absolut vodka, coqueteleiras, garrafa de whisky ballantine's e boné

Confira os sorteados na promoção do Clube do Barman e Bartender Store no BCB 2019

⍟ Nomes foram definidos no início do mês durante transmissão ao vivo na fanpage do Clube do Barman e já receberam em casa seu kit com prêmios da Pernod ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante