séverine frerson degustando taça de champagne perrier-jouet

Séverine Frerson é a primeira mulher a ser chef de cave da Maison Perrier-Jouët

⍟ Profissional experiente no mundo do champagne, Séverine Frerson passou por período de aprendizado com o ex-chef de cave e agora assume a produção de Perrier-Jouët

Publicado em 29 de outubro de 2020, às 11 horas.

Após dois anos de aprendizado intenso com Hervé Deschamps, responsável pela produção da Maison Perrier-Joüet, Séverine Frerson assumiu, este mês, o cargo de chef de cave da marca. Com isso, ela se tornou a oitava pessoa em 200 anos a exercer este trabalho nas adegas de Perrier-Jouët – sendo a primeira mulher nesta posição.

Ao final de uma série de eventos que foram transmitidos ao vivo em vários países, Séverine Frerson recebeu de Deschamps, seguindo a tradição, a chave do Eden, a adega exclusiva que contém os mais raros cuvées (vinhos de base) envelhecidos de Perrier-Jouët. Agora, será sua responsabilidade dar continuidade à produção de excelência e perpetuar o estilo floral único pelo qual os vinhos da maison são reconhecidos ao redor do mundo.

Hervé Deschamps ficou à frente da marca por mais de vinte anos, seguindo à risca o conselho de seu antecessor, André Baveret: “Mantenha a Perrier-Jouët onde ela pertence. É fácil fazer bons vinhos com boas uvas”. Agora, passou o conselho adiante.

séverine frerson
Séverine Frerson na Maison Perrier-Jouët.

EXPERTISE DE SÉVERINE FRERSON

Antes de chegar à nova maison, Séverine Frerson já acumulava mais de dez anos como chef de cave de outra grande produtora de bebida da região. A história da profissional é fortemente ligada ao mundo do champagne. Ainda aos 15 anos, ela escolheu a enologia como carreira e se manteve firme na decisão, desafiando aqueles que afirmavam que esta indústria era masculina.

Nativa da região de Champagne, ela não nasceu em uma família de vinicultores, mas tem memórias vivas dos dias que passava com amigos em vinhedos de Verzenay. Ela se lembra também da empolgação da colheita da uva e do odor das prensas, assim como se recorda do cheiro da geleia de morango caseira de sua avó – da qual se lembrou na primeira vez em que provou o Perrier-Jouët Blason Rosé, com doces aromas de frutas vermelhas.

A intuição também é parte importante da profissão. Ao selecionar os vinhos que farão parte de um blend, muitas vezes escolhe sem olhar primeiro para sua procedência, para prová-lo sem preconceitos. Segundo a equipe da maison, uma única degustação é tudo o que Séverine precisa para se lembrar de um vinho, depois ela o classifica em uma das inúmeras gavetas que compõem sua biblioteca mental.

Em 2018, Christophe Danneaux, vice-presidente de champagne e diretor de negócios da Perrier-Jouët, fez elogios à Séverine em sua chegada à maison. “Nossa história é marcada por Rose-Adélaïde Jouët, que fundou a Maison com seu marido Pierre-Nicolas Perrier em 1811. Seu grande caráter, determinação e ousadia, tal qual Séverine Frerson, cujo amor pelo vinho. aposta na qualidade e apego ao terroir, se alinham com a filosofia da nossa Maison.”

séverine frerson e Hervé Deschamps
Hervé Deschamps entrega as chaves da cave para Séverine Frerson. (Foto: Stephane Cardinale/Getty Images)

CERIMÔNIA DE POSSE

Os convidados que participaram do evento da entrega das chaves desfrutaram também uma degustação excepcional de cuvées emblemáticos da maison oferecida por Séverine Frerson e Hervé Deschamps.

A cerimônia foi um marco na história da marca e aconteceu na Maison Belle Epoque, propriedade da família fundadora da Maison Perrier-Jouët. A ocasião foi festejada com um jantar do chef três estrelas, Pierre Gagnaire, um dos Artesãos da Natureza da Casa. A elegância dos champanhes de Perrier-Jouët foi harmonizada com a cozinha refinada de Gagnaire em diferentes pratos autorais.

Perrier-Jouët é uma das marcas mais emblemáticas do mundo do champagne. Saiba mais sobre a bebida através de oito curiosidades:

8 curiosidades sobre champagne para celebrar sua data mundial

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.