Em que ano você nasceu?





Saiba como limpar e conservar as taças de cristal do seu bar

Educacional
taças de cristal sobre a mesa

⍟ Cristal é um material delicado e especial que merece atenção no bar. Veja a forma correta de higienizar as taças e aproveitar todo o seu potencial

Publicado em 20 de fevereiro de 2020, às 15 horas.

Os copos são a alma de um bar. Para cada cocktail, existe um modelo mais indicado para acomodar melhor o gelo, dar espaço às borbulhas, concentrar aromas ou ainda favorecer determinados tipos de guarnição. Eles existem em vários tipos de materiais, porém, as taças de cristal costumam ser as mais belas e também as mais caras. Pela sensibilidade de sua matéria-prima, os copos de cristal demandam cuidados especiais no manuseio, limpeza e armazenamento.

Antes de tudo, é preciso esclarecer as diferenças entre dois materiais muito parecidos: o vidro e o cristal. O primeiro é fabricado a partir da mistura de areia, sódio, cálcio e alumínio, resultando em copos mais pesados, grossos, levemente opacos e menos porosos – o que torna-os pouco indicados para a degustação de bebidas como vinhos e espumantes.

O cristal, por sua vez, contém chumbo em sua composição, o que confere mais brilho, sonoridade, rigidez e delicadeza às taças. Não é à toa que elas são usada com frequência por sommeliers e especialistas em spirits de luxo e também viram verdadeiros instrumentos musicais nas mãos daqueles que entendem a relação entre o tamanho do bocal e seu som.

Lavar taça com escova? Pare agora mesmo.

LAVA-LOUÇAS E OUTROS EQUIPAMENTOS

Durante a operação do bar nem sempre é possível para e lavar cada copo de cristal com a devida atenção que ele merece. Por isso, é comum encontrar quem lave essas e outras taças em lava-louças, usando escovas ou spulboys.

Todo cuidado é pouco quando são utilizadas lava-louças, porque tanto os sabões utilizados nessas máquinas quanto a pressão dos jatos de água internos podem danificar  a superfície do cristal. As escovas e spulboys são ainda mais agressivas, porque a dureza das cerdas pode arranhar o cristal, causando danos muitas vezes irreversíveis.

PARA LAVAR E SECAR

Os cuidados com as taças de cristal começam antes mesmo de colocá-las embaixo d’água. Para remover a gordura, é indicado utilizar um guardanapo de papel para limpar as bordas e a haste, onde geralmente as tocamos com as mãos e a boca. Esse é o momento ideal para remover marcas de batom e comida.

Em seguida, a limpeza continua com a lavagem em água morna usando detergente neutro, removendo o restante dos resíduos do copo. Evite utilizar o lado mais áspero das esponjas para não riscar o material, dê preferência às buchas mais macias. Não exagere no aroma do sabão escolhido, pois o cristal fixa cheiros facilmente. Prefira os neutros. Finalize enxaguando a peça em água abundante. Se possível deixe-a secar de ponta cabeça repousada sobre um mat de poliéster ou guardanapo de linho, pois certos tipos de tecidos podem deixar pequenos fiapos que prejudicam a transparência da taça.

Para manter seu brilho original, limpe-a com com um pano de microfibra e álcool 70%.

Pendurar as taças? Se for para ficar enchendo de poeira, não.

TAÇAS DE CRISTAL: COMO ARMAZENAR

O local de armazenamento para as taças de cristal varia de acordo com o ambiente do bar. Em muitos, existe a opção de guardá-las em uma cristaleira específica, fechada, para evitar a entrada de poeira. Em outros, as taças são colocadas de cabeça par baixo, presas pela base no teto do bar.

Independente do local onde forem armazenadas, é importante ter cuidado para não servir os clientes em taças empoeiradas, que podem facilitar a proliferação de mofo se não forem secas adequadamente.

Em casas onde as taças de cristal são usadas com menos frequência, uma boa opção é envolvê-las em plástico-filme para que mantenham a aparência limpa e polida até o uso seguinte, economizando tempo de higienização durante a operação do bar.

MANCHOU! E AGORA, TEM JEITO?

Se mesmo seguindo os passos acima, algum copo insistir em manchar – seja por resíduos de bebida, produtos de limpeza ou armazenamento incorreto – existem algumas soluções. Uma delas é mergulhá-lo em uma solução de água e vinagre branco – cuidado, pois o copo pode ficar com cheiro desagradável. Outra é lavar a taça e completá-la com água e bicarbonato de sódio, deixando a mistura agir por cerca de 12 horas.

Agora que você já sabe como manter as taças de cristal sempre limpas e em bom estado, descubra como armazenar corretamente as garrafas de bebida do seu bar:

Descubra como armazenar bebidas corretamente no seu bar

Você vai gostar de ler!

Envelhecimento dos destilados: como e por que é feito? – Parte 2

⍟ Na segunda parte da matéria sobre envelhecimento, você aprende sobre as características mais importantes para determinar o tipo de maturação em ...

pub na quarentena

5 maneiras de aproveitar a quarentena com ajuda da tecnologia

⍟ Depois de estudar tanto, bartender também precisa de descanso. Confira cinco dicas para aproveitar a quarentena usando seu computador ou smartphone ...

drinks com fermentação artesanal

Fermentação artesanal com acerola

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Liquidificador –  Colher Bailarina  –  Mixing Glass  –  Jigger  –  Fine Strainer  –  Copo ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante