Em que ano você nasceu?





The Cocktail Lab: por dentro do laboratório de sabores de Tony Conigliaro

Coquetel&
the cocktail lab livro capa

⍟ ‘Cientista maluco’ do revival da coquetelaria, Tony Conigliaro abre seu laboratório de sabores para compartilhar receitas e sua visão sobre o preparo de drinks

Publicado em 12 de abril de 2019, às 10h30.

Que a coquetelaria é uma arte, não restam dúvidas. Dos clássicos simples, às releituras e os autorais repletos de complexidade, Tony Conigliaro buscou, em seu livro de estréia, compartilhar algumas de suas convicções sobre a coquetelaria moderna, técnicas avançadas e receitas desenvolvidas em seu laboratório de aromas e sabores, o Drink Factory, em Londres.

Se você busca um livro para aprender o bê-a-bá da coquetelaria, o The Cocktail Lab não é uma boa opção. Porém, se o seu objetivo é ‘sair da caixa’ e aprender novas formas de encantar pelo perfume e sabor de seus cocktails, pode tornar a obra seu livro de cabeceira. Com uma interpretação simplificada da coquetelaria, o mixologista mostra que a arte de misturar drinks nada mais é do que física, química e técnica.

PARA ESTIMULAR OS SENTIDOS

O livro tem 17 capítulos, que exploram desde copos, e receitas clássicas aos complexos autorais do mixologista servidos em seus bares londrinos. No primeiro deles, chamado Classic & Spins, Conigliaro mostra seu estilo de analisar e ajustar alguns clássicos, como o Sgroppino, feito com vodka, sorvete de limão e champagne. Em sua versão, apelidada de Elegante, ele opta pelo suco de limão fresco, simple syrup, e sorbet de limão, além dos ingredientes alcoólicos. Ele finaliza o drink com gelo britado para atingir um nível mais profundo de frescor.

drink Prairie Oyster
Drink Prairie Oyster (Foto: 69 Colebrook Row)

Nas páginas seguintes, ele desmistifica a arte de potencializar os aromas e sabores, ensinando a produzir cordiais potentes, espumas aromáticas, perfumes, xaropes e outros insumos que fazem a diferença na coquetelaria. “Eu olho para os ingredientes de um cocktail de determinada forma que abre toda uma nova linha de pensamento – uma reação em cadeia – assim como meu envolvimento inicial na indústria de bebidas”, afirma no livro.

The Cocktail Lab também é um valioso diretório de receitas bebidas criadas por Conigliaro. Ele descreve mais de 50, entre elas o Chamomile Cooler, Prairie Oyster, entre muitas outras.

COM E SEM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Em um dos capítulos da obra, o mixologista se dedica a apresentar e desmistificar a aparelhagem de seu laboratório – ou fábrica, como também é chamado o Drink Factory. Rotavapores e extratores Soxhlet ajudam na extração de sabor dos mais variados ingredientes, nitrogênio líquido é manuseado para entrar na composição do Cosmopolitan. Ele também utiliza a técnica do sous-vide (cozimento a vácuo) para preparar insumos, entre outras experiências. No entanto, como grande parte do que faz Conigliaro, muitas receitas são simples, artesanais e inusitadas – dispensando grandes tecnologias.

Exemplo disso é a receita do Rhubarb Gimlet, explicada no livro, que usa como base um cordial feito com ruibarbo – hortaliça multifuncional muito utilizada na culinária inglesa.

“A progressão natural do meu interesse pelo Gimlet se manteve britânica e continuou a trabalhar em compasso com as estações do ano. Eu amo o ruibarbo por sua estrutura complexa de sabores que confere aos drinks e, particularmente, ruibarbo e gin são uma combinação perfeita”, explica. “O Rhubarb Gimlet é um cocktail com um círculo de sabores agradável; simples, reduzido, minimalista e com um toque sazonal”.

drink rhubarb gimletRhubarb Gimlet

INGREDIENTES:

40 ml de Beefeater 24 Gin
20 ml de cordial de ruibarbo caseiro
Twist de grapefruit

MODO DE PREPARO:

Adicione o Beefeater 24 e o cordial caseiro a uma coqueteleira com gelo e agite. Em seguida, faça uma coagem para uma taça coupette previamente gelada e finalize com um twist de grapefruit.

 

Antes de ser lançado nos Estados Unidos, o The Cocktail Lab chegou às livrarias inglesas com o simples nome de Drink. Em 2014, um ano após a obra ter ganhado espaço na América do Norte, já sob novo título, recebeu o James Beard Award na categoria ‘Melhor livro sobre bebidas’.

SOBRE O AUTOR

Antes de se aprofundar no universo de cores, sabores e texturas da coquetelaria, Tony Conigliaro estudou artes plásticas – disciplina que leva para muitas de suas criações no bar. Em seus mais de 20 anos de carreira, já teve a oportunidade abrir casas reconhecidas internacionalmente por sua alta coquetelaria, como o Bar Termini e o Bar With No Name, ambos em Londres. Nelas pôde colocar todo o seu conhecimento e criatividade em prática, conquistando diversos prêmios.

Além disso, Conigliaro possui seu próprio laboratório de coquetelaria, o Drink Factory, onde dispõe de todos os equipamentos necessários para criar espumas, spirits, xaropes e outros insumos complexos para seus cocktails. O mesmo imóvel já abrigou, no passado, o estúdio de gravação da banda britânica Pink Floyd.

capa do livro the cocktail labThe Cocktail Lab – Unravelling The Mysteries of Flavor and Aroma in Drink

Origem: Estados Unidos
Editora: Ten Speed Press
Edição: 1ª
Assunto: Gastronomia – Bebidas
Idioma: Inglês
Ano: 2013
ISBN: 9781607745679
Encadernação: Capa dura
Largura: 17,7 cm
Altura:  24,7 cm
Espessura: 2,3 cm
Peso: 771 gr.
Nº de Páginas: 224
Onde comprar: Amazon

Você vai gostar de ler!

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Morre o bartender Rafael Domingues, ex-Frank Bar

⍟ O barman, que atualmente trabalhava como gerente de bar no Nit (SP), faleceu na noite de ontem (28). Publicado em 29 de junho de 2022. Rafael Pires ...

One commentOn The Cocktail Lab: por dentro do laboratório de sabores de Tony Conigliaro

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante