Em que ano você nasceu?





Luxuoso, exclusivo e aconchegante: conheça o The Juniper 44º, em SP

Brasil Adentro Sudeste

⍟ Ao melhor estilo dos anos 1930, bar comandado pelo mixologista Matheus Cunha tem carta com drinks especiais

Se você já assistiu ao filme “O Grande Gatsby” e é apaixonado pelo estilo Art Déco americano, vai se sentir em casa neste bar. Inaugurado em março, o The Juniper 44º fica no Itaim Bibi, bairro que vem ganhando destaque na coquetelaria paulistana.

Com uma fachada escura e detalhes dourados que lembram o luxuoso hotel Waldorf Astoria, em Nova York, sua proposta é ser moderna e aconchegante, com uma vasta carta de drinks.

O nome já indica um dos principais destilados do bar: juniper significa zimbro em inglês, o principal botânico do gin. Já o 44º faz alusão ao grau alcoólico médio da bebida. Não à toa, são servidos 28 tipos diferentes de gin, entre eles Beefeater London Dry Gin, e um outro exclusivo, produzido pela própria casa.

Para os amantes do Gin Tônica, a casa possui oito opções de refrigerante de quinino para harmonizar com os destilados. São várias combinações de gostos e aromas para o drink. Alguns deles, como o Fever-Tree, de origem inglesa, ainda não são comumente encontrados no Brasil.

Além de vodka, rum e bebidas variadas, o The Juniper 44º tem 70 whiskeys para quem deseja sair da mesmice e experimentar diferentes sabores e aromas. A ideia dos sócios era corajosa: trazer a maior diversidade possível de marcas para o mesmo bar.

Salão dourado com bar ao centro é charme da casa. Ele permite que a brigada sirva os clientes da área externa e interna com a mesma agilidade (Foto: Reprodução/Facebook)

ATRÁS DO BALCÃO

É impossível falar sobre coquetelaria sem citar quem está atrás do balcão: Matheus Cunha, mixologista e um dos sócios do bar. Ele fica no comando da brigada e também é responsável pelas criações do Juniper 44º

Na casa, o balcão tem lugar de destaque. Ao invés de ficar ao fundo ou nas laterais do salão, está no centro, servindo tanto as mesas da área interna quanto externa. “Nós temos uma calçada muito movimentada e percebíamos uma carência de bares virados para a rua”, diz.

Outra diferença está no armazenamento das bebidas, que foge do convencional. Ele explica: “Pensamos em um bar que, quando o cliente olhasse para dentro dele, não visse uma parede com prateleiras de garrafas. Ao invés disso, pessoas dos dois lados, gerando interação entre elas”.

Seu toque cuidadoso está nos menores e e mais importantes detalhes. Todo o gelo usado nos drinks da casa é produzido ali mesmo. Com cubos maciços, é “100% puro”, eliminando ao máximo as bolhas de ar.

“Não adianta criar uma ótima receita e usar um gelo com impurezas e cloro. Usamos um filtro com três camadas para garantir a qualidade da água”, conta. O resultado é um gelo translúcido e sólido, que mantém o sabor original da bebida.

Nada como beber acompanhado por um bom livro. Melhor ainda é ajudar a escrever uma boa história (Foto: Reprodução/Facebook)

SIGNATURE DRINKS

Mais do que oferecer drinks clássicos, é do gosto de Cunha levar novidades e criações com propostas lúdicas. No total, são 36 coquetéis clássicos e outros dez exclusivos. O coquetel The Book, por exemplo, provoca o cliente a interagir com a bebida de  forma diferente. Composto por vodka, xarope de alecrim, abacaxi, hortelã e espuma de uva Niagara, seu copo é servido em cima de um livro preto. A ideia é beber e também ajudar a escrever uma história deixada no livro por outra pessoa. Interessante, não?

Para quem gosta da ideia de dividir um drink com os amigos, o Joy For Four é uma boa pedida. Ele é uma combinação de espumante, vinho branco, frutas vermelhas, cítricos e especiarias. É servido em um decanter, perfeito para ser compartilhado. 

Para aromatizar a bebida, o Commander vem decorado com um zest de limão siciliano (Foto: Reprodução/Facebook)

Já o Commander é um drink com sabor para lá de brasileiro. Ele mescla licor de pitanga, cordial de maracujá, shrub de cupuaçú e tintura de chimarrão.

Para quem visita a casa pela primeira vez, a indicação do mixologista é The Life. Ele leva Jameson Whisky, creme de mure, licor de cassis, suco de grapefruit e bitter de laranja. O copo é servido dentro de um pequeno ninho de palha. E o vapor de baunilha que sai do drink se espalha pelo ambiente.

Explorar aromas por meio de vapores, aliás, é um toque particular do mixologista. Na carta do bar há ainda o The King’s Speech, criação apresentada na etapa mundial do campeonato de Beefeater Dry Gin deste ano.

O coquetel tem gin com infusões de capim-santo e manga verde, licor de gengibre, mix de cítricos e xarope de uva verde.

PETISCOS E GASTRONOMIA

Para “casar” com os drinks da casa, o chef Andre Galante tem algumas opções de petiscos. Eles vão desde porções de batatas rústicas até canapés de polvo e guacamole montados em massa de pastel ou polentas fritas com shitake e queijo de cabra.

Mas a alta gastronomia não fica de fora. Burrata trufada, New York Mignon, Stinco de Suíno com Aligot são acompanhamentos sofisticados para serem harmonizados com os coquetéis do bar.

THE JUNIPER 44˚
Endereço: Rua Doutor Renato Paes de Barros, 123, Itaim Bibi, São Paulo.
Telefone: (11) 3078-1540.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 17h até o último cliente; sábado das 14h até o último cliente; e domingo das 14h à meia noite.

Você vai gostar de ler!

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Morre o bartender Rafael Domingues, ex-Frank Bar

⍟ O barman, que atualmente trabalhava como gerente de bar no Nit (SP), faleceu na noite de ontem (28). Publicado em 29 de junho de 2022. Rafael Pires ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante