Em que ano você nasceu?






Conheça em detalhes os principais tipos de tequila: blanco, reposado e añejo

Educacional
tipos de altos tequila

⍟ Se você acha que tequila é tudo igual, irá se surpreender lendo essa matéria sobre as variedades mais utilizadas na coquetelaria e como elas são produzidas

Para ser considerada tequila, uma bebida deve ter pelo menos 51% de agave azul em sua composição e ser produzida em uma das cinco regiões autorizadas no México: Jalisco, Nayarit, Tamaulipas, Michoacán e Guanajuato. Porém, o grande diferencial de uma boa tequila está nas nuances do seu envelhecimento. Entre as variedades mais encontradas no mercado, temos: blanco, reposado e añejo.

Barris de carvalho americano

Cada uma delas traz sabores que vão muito além do agave utilizado, mas que tem origem ainda no cozimento, fermentação e, principalmente, seu envelhecimento. Este processo oferece, entre outras características, sabores e aromas próprios, além de cor e finalizações bastante diferentes – o que torna cada tipo do spirit mais indicado para o preparo de alguns cocktails.

O período de envelhecimento pode variar de zero dias até mais de três anos e ser feito em barris de uma variedade de madeiras. O carvalho americano usado na indústria do bourbon é o mais comum, mas é possível encontrar madeiras nas quais foram envelhecidas cognacs, vinho e jerez.

Neste processo, o destilado fica em contato com a madeira, trocando propriedades como cor, sabor e aroma – o que torna o envelhecimento uma etapa tão especial da produção.

Conheça as principais diferenças entre as tequilas plata, reposado e añejo:

tipos de tequila plataTEQUILA PLATA

Também conhecida como tequila blanco, é a expressão mais pura do spirit. Não possui cor e geralmente é envasada logo após o fim da destilação. Apesar de não passar por envelhecimento, esta variedade demonstra o verdadeiro talento do maestro tequilero, uma vez que apresenta somente o sabor fresco do agave destilado, sem quaisquer notas adocicadas do carvalho.

No caso de Altos, a tequila plata 100% agave tem notas herbais que remetem à etapa de cozimento do agave e aroma cítrico de zests de limão. Na boca, tem notas doces balanceadas com toques cítricos.

tipos de tequila reposadoTEQUILA REPOSADO

Esta variedade passa por alguns meses de envelhecimento em barris antes de ser engarrafada. De forma geral, a indústria propõe um envelhecimento médio entre dois meses e um ano. Altos, por outro lado, trabalha com blendagem de destilados que envelhecem por períodos que variam entre cinco e oito meses em barris usados na produção de bourbon whiskey.

A tequila reposado tem tons de dourado vivo, sabor suave e aveludado. Altos Reposado tem aroma fresco de laranjas e tangerinas, além de notas amadeiradas, com toques de baunilha e caramelo.

Seu sabor é mais equilibrado, com laranjas, nozes secas e agave cozido.

tipos de tequila añejoTEQUILA AÑEJO

De cor âmbar e sabor mais encorpado o que as tequilas mais jovens, a añejo passa por um envelhecimento mais longo. Para a indústria, o ideal é que o período seja de um a três anos. Altos vai mais longe e envelhece suas tequilas añejo por no mínimo três anos em barris de carvalho utilizados na fabricação de bourbon whiskey. Outro diferencial é o uso de barris menores, de até 200 litros, para manter a bebida mais concentrada.

As tequilas añejo, por definição, tem sabores mais suaves e agradáveis do agave, com notas de baunilha, chocolate e amêndoas, com uma finalização mais acetinada ao paladar.

OUTRAS VARIEDADES

Além dos três tipos já explicados acima e fabricados por Altos, também é possível encontrar no mercado tequilas do tipo Joven Extra Añejo. A primeira é mais difícil de encontrar. Ao contrário das demais, sua cor não é fruto do envelhecimento em si, mas de um blend com tequilas mais añejas ou ainda do uso de corantes permitidos por lei.

Já a Extra Añejo é feita para os amantes de uma boa degustação da bebida. Entram nessa categoria todas as tequilas envelhecidas por mais de três anos em barris. Esta classificação dá liberdade de criação para os produtores, que podem elaborar variações bastante envelhecidas, dignas de colecionador.

Agora que você já conhece as diferenças entre os principais tipos de tequila, saiba como ela é produzida  em Jalisco, no México, na fábrica de Altos:

Altos Tequila: feita por bartenders para bartenders

Você vai gostar de ler!

palestras do clube do barman

Saiba quais serão as palestras do Clube do Barman no BCB 2019

⍟ Entre as mais de 50 horas de palestras do evento, três apresentações educacionais imperdíveis serão oferecidas pelo Clube do Barman. Conheça-as e ...

Responsib’ALL Day – Sustentabilidade para implementar no bar e na vida

⍟ Ação mobiliza colaboradores da Pernod Ricard em vários países no evento que trata sobre maneiras para evitar o desperdício e explica os princípios da ...

PANC Gourmet: inspirações botânicas para novos cocktails

⍟ Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) fazem parte de um universo de sabores e aromas ainda pouco explorado na coquetelaria. Nesta obra, o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante