Em que ano você nasceu?





Versatilidade do cognac: sabores para todas as épocas do ano

Educacional
drink com a versatilidade do cognac martell

⍟ Ao contrário do que diz o senso comum, o cognac não é uma bebida feita apenas para os dias mais frios, nem para ser degustada somente pura. Suas finas notas de sabor permitem a criação dos mais diversos tipos de drinks

É feito de uvas, mas não é champagne; tem coloração âmbar, mas não é whisky. O cognac é, muitas vezes, um destilado pouco compreendido por quem está descobrindo o mundo do bar. Em poucas palavras, ele é um destilado de uvas envelhecido em barris que só pode ser feito na região de mesmo nome, localizada no sul da França, seguindo um regulamento próprio. Porém, a explicação simples esconde um universo de complexidade de sabores, aromas, tipos de envelhecimento e combinações.

A versatilidade do cognac se deve, principalmente, às uvas usadas em sua produção, o blend de eau de vies (aguardente extraída a partir da fermentação das uvas) e também das características de seu envelhecimento. Assim como no caso do whisky e de outros spirits envelhecidos, o tempo e a madeira escolhida têm influência direta no sabor e no aroma final do produto.

NUANCES DE SABOR E AROMA

De acordo com a variação destes fatores, o cognac pode assumir diferentes notas de aroma e sabor que, com certeza, dão um leque de opções muito diversas para a criação das mais variadas receitas. Para demonstrar algumas dessas diferenças, vamos tomar como ponto de partida a comparação das características de três dos rótulos mais populares de Martell: VSOP, Noblige e Cordon Bleu.

cognac• VSOP: A sigla significa “very superior old pale” (Coloração âmbar muito superior). Possui aromas de limão e alcaçuz, notas de frutas cristalizadas de marmelo, uva passa e ameixa, aromas de carvalho e avelã. Na boca, seu sabor é macio, suave e complexo com notas de frutas cristalizadas. Corpo amplo e redondo e finalização alongada.

• Noblige:  Tem aromas com notas de pera e ameixas, fava de baunilha e uva caramelizada com caráter amadeirado. Na boca, os sabores se complementam em uma união estruturada de força e suavidade com um bom comprimento final.

• Cordon Bleu: aromas típicos de um pomar, com ameixas cristalizadas e maçãs, notas torradas de café mocha, amêndoas torradas e vetiver – uma planta tipicamente indiana. Na boca, uma sabor arredondado e suave com um final longo caracterizado por notas de frutas e especiarias.

Observando a variedade de sabores possíveis de acordo com a marca e o tipo de cognac escolhido, o céu é o limite para a criatividade. Há variações mais frutadas, picantes, florais e finalizações diversas, que podem conferir um toque especial mesmo em receitas clássicas já consagradas.

TIPOS DE CONSUMO

É certo que um dos mais tradicionais métodos de consumo do cognac é a puro como aperitivo para refeições, principalmente para esquentar nos dias mais frios do inverno. Com algumas gotas de água, assim como no caso do whisky, é possível abrir seu buquê de aromas e sabores, a fim de se obter uma nova experiência sensorial com a bebida.

Adicionar alguns cubos de gelo ajuda a diluir o cognac e reduzir seu punch alcoólico, de modo a tornar possível explorar o buquê da bebida com um toque mais refrescante. Neste caso, vale dar preferência para cubos de gelo maciços, de boa qualidade, que demoram a derreter e prolongam a experiência etílica.

O spirit também pode ser ser servido como highball, com ginger ale, ou soda artesanal. Num sour, o cognac pode ser um excelente substituto ao whisky, trazendo à tona seus aromas mais adocicados. Punches, spritz, juleps, aí o cognac também ganha o seu lugar em adaptações equilibradas.

A bebida também combina muito bem com as mais variadas frutas, por isso não deixe-o de lado na hora de criar uma carta de drinks refrescantes para a primavera ou verão. Além de atraír a curiosidade dos clientes e oferecer uma experiência de sabor mais refinada, também pode ser uma boa estratégia para aumentar o ticket médio do seu bar – pense nisso.

Para inovar em drinks clássicos, experimente trocar o whisky ou o bourbon pelo cognac. Old Fashioned, Manhattan e Rob Roy, por exemplo, podem se beneficiar dos tipos de sabores e aromas do destilado, surpreendendo o público.

RECEITAS PARA INSPIRAR

Com base nas características dos variados rótulos de cognac que existem no mercado, antes de criar uma nova receita é preciso analisar seu perfil e combiná-lo com outros ingredientes que ressaltem suas melhores notas de aroma e sabor. Além disso, vale a pena investir em cocktails que possam ser servidos em harmonizações com refeições ou sobremesas, para criar experiências diferentes no seu bar.

Martell Julep

INGREDIENTES

50 ml de cognac Martell VSOP
10 ml de xarope de açúcar
10 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO

Em um copo de metal, amasse levemente as folhas de hortelã com um muddler. Em seguida, adicione o cognac e o xarope de açúcar. Complete o copo com gelo britado e guarneça com as folhas de hortelã.

 

Plum Spritz

INGREDIENTES

35 ml de cognac Martell VSOP
35 ml de vinho de ameixa
Club soda

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes a um copo baixo com gelo, mexa levemente com uma colher bailarina e guarneça com um zest de laranja.

 

 

 

drink sidecarSidecar

INGREDIENTES

45 ml de cognac Martell VSOP
20 ml de triple sec
15 ml de suco de limão siciliano

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite por dez segundos. Em seguida, faça uma coagem dupla para uma taça coupe e guarneça com um zest de laranja.

 

Martell Punch

INGREDIENTES

50 ml de cognac Martel VSOP
10 ml de suco de limão
10 ml de xarope de açúcar
20 ml de água

MODO DE PREPARO

Coloque o cognac em um copo alto com gelo picado, adicione o suco e o xarope. Complete com água mineral e misture bem até que o vidro esteja gelado. Finalize com um zest de limão tahiti.

Para quem não tem muita familiaridade com o cognac, é muito comum confundi-lo com o brandy. Nesta matéria, desmistificamos as diferenças entre eles:

Brandy ou cognac? Conheça as diferenças entre os dois spirits

Você vai gostar de ler!

fachada do Yeoman Warders Club

Yeoman Warders Club: o pub secreto dos Beefeaters em Londres

⍟ O pub mais exclusivo de Londres é do tamanho de uma quadra de tênis e só pode ser acessado por 37 membros e seus convidados. Saiba mais sobre o Yeoman ...

8 curiosidades sobre champagne para celebrar sua data mundial

⍟ Em 23 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Champagne. Abra sua garrafa favorita, sirva seus convidados e conheça algumas curiosidades sobre a bebida ...

cocktail rosa sobre o balcão de um bar

Como preparar seu bar para servir clientes com alergias alimentares

⍟ Segurança dos clientes deve ser palavra de ordem no bar. Conheça os principais itens que provocam alergias alimentares e saiba como evitar possíveis ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante