Stephanie Marinkovic Espaço 13 - World Gin Day 2018 - Foto Thays Bittar

Mais de mil pessoas celebraram o World Gin Day 2018, em SP

⍟ Terceira edição do evento em homenagem à data internacional da bebida aconteceu no último sábado (9), na Casa Bossa, e trouxe descobertas, bons sabores e experiências para os amantes do spirit

Publicado em 15 de junho de 2018, às 12 horas.

Que uma gin tônica pode surpreender com uma infinidade de sabores e especiarias diferentes, muita gente já sabe. O que falta, muitas vezes, é o conhecimento sobre como e do que é feito o destilado base desta bebida presente em tantos cocktails atemporais. Para movimentar o mercado do gin no Brasil e trazer um dia de experiências etílicas inovadoras para o público, o World Gin Day 2018 envolveu mais de mil pessoas em workshops, tastings e sessões com os produtores do spirit para, assim, ampliar o conhecimento sobre as marcas presentes no país.

Fábio Guedes - Bebok
Fábio Guedes, da Bebok, uma das agências organizadoras do World Gin Day 2018

Realizado na Casa Bossa, no último andar do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, o evento apostou na variedade de produtos e nas atividades educacionais para envolver o público. Para o sócio da agência Bebok, Fábio Guedes, o World Gin Day tem crescido cada vez mais. “O Brasil é um país cervejeiro, então o mercado de coquetelaria ainda é pequeno, tem muito potencial para continuar crescendo e o gin é a bebida que está puxando tudo isso”.

Na opinião dele, a popularização do consumo do destilado alavanca o mercado de outros ingredientes do bar, como mixers e outras bebidas, também presentes no evento, envolvendo o público no universo dos spirits. “Acredito que nos próximos anos o mercado de coquetelaria como um todo tende a se consolidar e se fortalecer cada vez mais. No caso do gin, especificamente, penso que ele vai continuar liderando, trazendo os outros destilados e todo o restante junto”, afirmou.

Neste cenário, as marcas legitimamente inglesas, segundo ele, tem um papel essencial como porta de entrada para o mercado brasileiro. “Elas trazem consigo uma grande história e um posicionamento muito importante para o público. Elas têm esse papel de liderar o segmento como um todo e aproximar outras fórmulas diferentes e até nacionais”. Estavam presentes no evento marcas internacionais da bebida, como Tanqueray e Bombay Sapphire, além de outras marcas tipicamente brasileiras como Amázzoni, Ivy e Virga.

público gin lovers - world gin day 2018 - Foto de Thays Bittar
Público pôde ter experiências diferenciadas com a bebida e saborear drinks autorais (Foto: Thays Bittar/World Gin Day)

MEET THE MAKERS – BEEFEATER GIN

Dentro da programação, que tinha desde workshops guiados por especialistas à oficinas de harmonização de gin, o bar da loja Ralph Lauren teve uma função de destaque: trazer embaixadores de grandes marcas e produtores da bebida para masterclasses com o público.

Brand ambassador de Beefeater Gin no Brasil, Tiago Olim lotou as mesas do bar, ao melhor estilo de Lords Club, para falar sobre os botânicos e a produção do spirit. O grupo de apreciadores da bebida pôde saber mais sobre a história do gin, o surgimento de Beefeater, curiosidades sobre a marca e também seus conjuntos de botânicos – responsáveis por torná-la única no mercado.

No tasting conduzido por ele, os participantes puderam experimentar os quatro principais produtos da marca: Beefeater London Dry Gin, Beefeater 24, Beefeater London Garden e Beefeater Burrough’s Reserve. Em cada um deles, Olim contextualizou a criação da fórmula, seus botânicos e a forma correta de experimentá-la.

meet the makers tiago olim - world gin day 2018 - foto Paloma Amorim
Embaixador de Beefeater Gin no Brasil, Tiago Olim apresentou uma masterclass sobre a produção e os botânicos dos gins da marca inglesa (Foto: Paloma Amorim)

“O diferencial de Beefeater está na maceração dos botânicos no álcool por 24 horas. Isso faz com que o aroma fique preso às moléculas do álcool e faça com que seu retrogosto seja tão intenso”, explicou a um dos participantes.

Sobre a fórmula do Beefeater 24, criada pelo master distiller da marca, Desmond Payne, o embaixador explicou o porquê da introdução de chás japoneses na bebida – questão levantada pelo público. “Desmond estava viajando pelo Japão e, ao pedir um drink em um dos bares que visitou, descobriu que os japoneses consumiam o chá sensha como mixer, já que por lá o quinino presente nas água tônicas é proibido”, afirmou. “Sua textura aveludada vem do chá”.

tasting beefeater world gin day 2018 - foto Paloma Amorim
Tasting dos quatro produtos de Beefeater Gin. no Ralph Lauren Bar (Foto: Paloma Amorim)

Mas uma das bebidas que mais surpreendeu o público certamente foi o Burrrough’s Reserve. Este gin de Beefeater leva o nome do criador, químico e farmacêutico britânico, James Burrough.

O gin é um small batch feito no mesmo alambique utilizado pelo fundador, com um grande diferencial: ele descansa por algumas semanas em barris de carvalho francês, utilizados para a produção de Lillet.

Para os admiradores desta versão, Tiago Olim afirmou: “Infelizmente este gin ainda não está à venda no Brasil. Mas se você viajar a Londres, pode encontrá-lo na destilaria de Beefeater”.

 

STARTENDERS

alice guedes guarita bar - world gin day 2018 - foto paloma amorim
Alice Guedes, do Guarita Bar, serviu ao público o ‘Chá da Alice’, sour autoral à base de Beefeater London Dry Gin (Foto: Paloma Amorim)

O Main Bar, localizado ao lado do stand de Beefeater Gin trouxe mais de oito horas de drinks autorais com alguns dos bartenders mais experientes do Brasil.

Entre eles, tivemos: Tai Barbin (Nosso Ipanema), Adriana Pino (Méz), Rafael Coelho (Estepe Bar), Márcio Silva (Guilhotina), Kennedy Nascimento (Grupo Vegas), Léo Massoni (Trabuca Bar), além de muitos outros.

Também brilharam no bar principal alguns nomes representando marcas de gin tradicionalmente britânicas e outras já conhecidas do público do evento. Alice Guedes, do Guarita Bar, representou Beefeater Gin a convite do embaixador da marca; Rodolfo Bob, do Axado Bar, em Pinheiros, preparou cocktails com Plymouth Gin; e a vencedora da etapa nacional do Jameson Bartenders’ Ball 2018, Stephanie Marinkovic, do Espaço 13, dominou o Main Bar representando o gin alemão Monkey 47.

world gin day 2018_rodolfo bob_foto-thaysbittar-23
Rodolfo Bob, head bartender do Axado Bar, em São Paulo, representou Plymouth Gin no World Gin Day 2018 (Foto: Thays Bittar/World Gin Day)
coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.