Você no Clube – Francis Ribeiro

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

Francis Ribeiro

Meu drink autoral

Lady-Belle

INGREDIENTES

• 50ml de Beefeater London Dry Gin • 30ml de purê de abacaxi • 20ml de licor de Maraschino • 10ml de Green Chartreuse. Para o purê de abacaxi: 6 cubos de abacaxi • 20ml suco de limão siciliano • 10ml xarope de açúcar  

MODO DE PREPARO

Purê: Em uma coqueteleira adicione os cubos de abacaxi, o suco de limão siciliano, o xarope de açúcar e amasse o abacaxi com a mistura para formar o purê. Para o drink: Adicione o restante dos ingredientes com bastante gelo e bata vigorosamente.
Fazer coagem dupla em copo baixo com gelo. Guarnição: fatia de pepino com alecrim, 1/2 morango, amora e blueberry.

Um admirador da simplicidade com sofisticação

QUEM SOU EU

Nascido em Mogi das Cruzes, foi na capital paulista que descobri a coquetelaria. Após me graduar no Ensino Médio, tinha o sonho de cursar Gastronomia e trabalhar na cozinha de grandes restaurantes. Mas o destino quis diferente e, por não ter a oportunidade de seguir esta carreira, encontrei no bar uma forma de caminhar lado a lado com a cozinha e seus chefs.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Meu sonho era cursar Gastronomia, mas os cursos eram muito caros e naquela época não podia pagar. Comecei então a me interessar pelo mundo do bar e fiz um curso de profissionalização no Senac. Passei a trabalhar como bartender em meados de 2005, em uma agência de eventos, a Help Bar, fazendo festas e casamentos. Aquela época era o auge para este tipo de trabalho e pude aprender muitas ferramentas que levo até hoje.

CARREIRA

Em 2007, comecei a trabalhar em alguns restaurantes e acumular experiências, até migrar definitivamente para a área de bar em 2013. Em 2016, trabalhei no Açougue Central, do Alex Atala, implantando a operação de bar. Até antes da pandemia trabalhava em um macarroneria. Atualmente trabalho no Café Hotel, do mesmo grupo do Bar Guilhotina. De dia, servimos brunch e cafés, mas à noite temos um ambiente mais descolado de um bar de coquetelaria, com música, DJ, drinks e comidas. Também depois do início da pandemia criei o @chicosdrink, na garagem de casa. A proposta veio do meu sonho de fazer algo acessível para todos, vendendo minhas batidas, caipirinhas e drinks autorais para os moradores do meu bairro. As batidas faziam bastante sucesso, porque o público da periferia gosta de bebidas doces em copos grandes. Uma que o pessoal gostava bastante era a Batida de Cajuzinho (amendoim e chocolate). Tive apoio de várias marcas para oferecer produtos standard e premium para o público e vender isso a um custo acessível. Foi importante para que todos pudessem conhecer bebidas diferentes e de alta qualidade.

Para mim, ser bartender é ser democrático, ser um bom anfitrião e, claro, um bom ouvinte também.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

Para mim, tem uma palavra que resume bem o que é ser bartender: hospitalidade. Não adianta você oferecer os melhores drinks, ter a melhor estrutura de bar, servir as melhores bebidas e ser arrogante com o cliente. Para mim, ser bartender é ser democrático, ser um bom anfitrião e, claro, um bom ouvinte também.

LIFESTYLE

Durante a pandemia, desenvolvi o gosto por cuidar de plantas. Gosto de comprar mudas diferentes e plantar em casa. Há seis meses, me mudei para uma casa com um quintal e comecei a plantar alguns temperos. Isso é ótimo porque você não fica dependendo de ir até o mercado comprar uma hortelã que dura poucos dias na geladeira. Você vai no quintal, colhe na hora e prepara o que quiser.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.