bartender gabriela rodrigues segurando drink negroni

Você no Clube – Gabriela Rodrigues

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

bartender gabriela rodrigues

Gabriela Rodrigues (Sereia)

Meu drink autoral

Sunpatiens

INGREDIENTES

60 ml de Absolut Extrakt • 30 ml de xarope de rosas • 20 ml de suco de limão siciliano • 3 dashes de bitters • Maçã verde • Clara de ovo 

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite. Faça uma coagem simples para uma taça coupe, e guarneça com uma flor Sunpatiens. Para finalizar, perfume o cocktail com um zest de limão siciliano.

Coquetelaria movida a amor e arte

QUEM SOU EU

Sou nascida e criada em Piracicaba (SP). Sou formada em teatro e em contação de histórias, são elementos que eu sempre tento trazer para a minha arte na coquetelaria. Se eu não fosse bartender, eu com certeza trabalharia como aeromoça, pois eu amo altura e amo viajar. No bar, muitas pessoas me conhecem como sereia, porque este apelido veio de um personagem que eu interpretava em um trabalho voluntário de contação de histórias para crianças na Santa Casa de Piracicaba. Eu amo histórias de sereias e o apelido acabou pegando no teatro, na vida, nas redes sociais e também no bar.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Eu conheci o mundo do bar trabalhando em eventos. Eu trabalhava como garçonete em um casamento e uma vez vi o pessoal fazendo drinks no bar e me apaixonei. Resolvi conversar com o dono do bar e perguntei para ele se tinha alguma vaga aberta para bartender e ele disse que sim, eu topei mesmo não tendo experiência. Tive uma semana para engolir todos os conteúdos educacionais que podia, inclusive livros e vídeos no YouTube. Na semana seguinte, cheguei para trabalhar em um casamento e percebi que sabia muito mais técnicas do que alguns barmen da equipe. Vendo que eu podia aprender e fazer muitas coisas novas dentro do bar, me encantei com a profissão no final de 2013 e desde então não saí mais.

CARREIRA

Comecei como bartender nessa empresa de eventos do interior de São Paulo e com o tempo eu reparei que havia poucas mulheres seguindo a mesma profissão. Uma vez eu participei de um Campeonato de Caipirinhas em Piracicaba (SP) e conheci uma mulher incrível, que me apresentou a Graciela Souza, assim como eu tinha um projeto voltado para mulheres bartenders e me incentivou a crescer. Em 2018, criei a Mermaids Bartenders pois queria incentivar cada vez mais mulheres a estarem atrás do balcão, ensinando o que eu sei e colocando elas para dividirem a barra comigo. Hoje minha empresa trabalha com consultorias, treinamentos e eventos menores, sempre com mulheres. A primeira vez que trabalhei como bartender de forma fixa em uma casa foi na Drinkeria Container, em 2019. Lá nós fazíamos uma coquetelaria mais clássica, que com o tempo foi mesclando algumas criações autorais e outros drinks com roupagens mais modernas e populares. Algum tempo depois, a Stephanie Marinkovic me indicou para trabalhar como chefe de bar em uma casa chamada Nosso Lastro, em São Paulo, e eu fui para lá no início de 2020. Trabalhar na capital era meu sonho, e foi muito bom para a minha carreira, mas acabei voltando para Piracicaba no início da pandemia, quando os bares fecharam. No interior, me dediquei a trabalhar com as redes sociais, dei vários cursos, fiz consultorias e trabalhei no delivery também. Em uma das consultorias,  eu acabei conhecendo o Meat Steakhouse, casa onde trabalho até hoje.

Minha arte é minha história. Quando estou preparando um drink, sinto como se eu estivesse em um mundo paralelo. A coquetelaria é uma terapia para mim.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

Para mim é algo que vai muito além de misturar bebidas e decorar receitas. É experimentar novas combinações, é ser uma artista, uma contadora de histórias, uma curiosa em tempo integral e encantar os clientes. Eu venho do teatro, por isso me sinto muito inspirada pela música e pela natureza e sempre tento inserir um pouco disso nos meus cocktails. Para mim, a coquetelaria sempre tem que vir acompanhada de arte e amor.

LIFESTYLE

Fora do bar eu não deixo de ser artista. Eu amo o circo! Quando não estou trabalhando, eu estou praticando acrobacias em tecido, lira e outras atividades circenses, ou ainda fazendo algo cultural, como teatro. Além disso, gosto muito de viajar e visitar outros bares, indicados por amigos, provando novos cocktails para ampliar o meu repertório.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.