Você no Clube – Bruna Ferreira

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

Bruna Ferreira

Meu drink autoral

Iara

INGREDIENTES

• 50ml de gin infusionado com Clitoria ternatea • 20ml de saquê • 10ml de xarope violeta • 15ml de vermouth seco • 10 ml de suco de limão siciliano

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em um mixing glass com gelo e misture com ajuda de uma colher bailarina. Para finalizar, coe para uma taça coupe.

Produção artesanal por amor

QUEM SOU EU

Nasci e cresci em Curitiba. Sou casada e venho de uma família de sete irmãos. Acho difícil dizer quem eu sou, porque somos mutáveis e mudamos todos os dias. Sou formada em Psicologia, o que me ajuda bastante a ler os meus clientes, entender o que eles precisam e atendê-los da melhor forma possível.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Antes de começar no bar, eu trabalhava na área administrativa, mais focada em Recursos Humanos. No último ano da faculdade, eu precisava fazer estágio, mas também complementar minha renda. Eu comecei a trabalhar como garçonete em 2017 e depois de me formar e não conseguir entrar de cara na minha área, decidi focar no ramo de bares e restaurantes. Em 2018, consegui um trabalho fixo como garçonete e sempre ficava de olho nas atividades do bar, porque parecia muito interessante. Meses depois, fui trabalhar em um outro restaurante e a Andressa Stiegler me apresentou ao trabalho atrás do balcão. No final de 2018, fiz meu primeiro curso de coquetelaria clássica.

CARREIRA

O primeiro lugar onde fui trabalhar como bartender em 2019 foi o Cooldown, um bar com uma temática de E-sports. Foi uma imersão completa na profissão, porque eu trabalhava sozinha e aprendi a controlar estoque, criar cardápios, criar e executar drinks e entregar boas experiências para os clientes. O bar era voltado para o mundo geek, o cardápio tinha cocktails com nomes e pratos voltados para jogos, séries, RPG e eu precisava estar sempre ligada nas novidades, porque a cada lançamento desse universo eu tinha que criar uma bebida nova que fizesse referência. Foi divertido! De lá eu fui para o Ox Steakhouse, um restaurante com uma pegada diferente do que eu estava acostumada, mais sofisticada. Em setembro de 2020, em meio à pandemia, eu comecei a trabalhar no Ginger Bar, que tem a proposta de ser um speakeasy. Lá, nós fazemos uma mistura entre coquetelaria clássica e drinks autorais mais elaborados no cardápio. O pessoal do bar tem a mente bastante aberta para ideias e estamos sempre testando coisas novas. Meu estilo de trabalho é buscar sempre a produção artesanal dos insumos para dar um toque mais natural e caseiro aos cocktails. No Ginger, os dias de produção costumam ser bem pesados, pois além dos insumos como xaropes e geléias, também produzimos, cortamos e moldamos nosso próprio gelo translúcido.

Meu estilo de trabalho é buscar sempre a produção artesanal dos insumos para dar um toque mais natural e caseiro aos cocktails.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

Significa versatilidade, hospitalidade e multifuncionalidade. Ser bartender também envolve muito amor pela profissão, então sempre buscamos nos desenvolver, estudar, nos conectar com os outros e aprender a ler as pessoas, sejam nossos colegas ou clientes. Por ser formada em Psicologia, acabo misturando um pouco as coisas e tento entender o que meu cliente sente para atendê-lo bem. Muitos brincam com aquela frase do ‘ser bartender é ser um psicólogo’ e, se não fosse uma prática antiética na profissão, seria legal poder atender os pacientes no balcão, porque lá as pessoas se sentem mais à vontade para conversar. Principalmente em um speakeasy, como é o caso do Ginger Bar, em que o ambiente menor proporciona essa proximidade com o bartender.

LIFESTYLE

No meu tempo livre antes da pandemia, eu gostava muito de sair para beber e comer em outros restaurantes para conhecer o que eles fazem. Gosto muito de viajar para sair da rotina, mesmo que seja para uma cidade próxima, porque sempre há coisas novas para ver. No futuro, eu penso em conciliar o meu trabalho no bar com a prática da Psicologia com um apelo mais social, eu gosto muito das duas áreas pois nelas eu consigo observar os resultados reais do meu trabalho.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.