Você no Clube – Cibele Guimarães

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

bartender cibele guimarães

Cibele Guimarães

Meu drink autoral

Roosevelt

INGREDIENTES

45 ml de whisky Ballatines’ Finest • 10 ml de xarope de gengibre • 20 ml de whiskey com mel • 30 ml de suco de limão siciliano • Fumaça líquida • Pixuri

MODO DE PREPARO

Adicione os ingredientes em um mixing glass com bastante gelo e misture com uma colher bailarina até resfriar as bebidas. Faça uma coagem simples para um copo baixo com uma esfera grande de gelo. Dê um splash de fumaça líquida e finalize com uma pitada de pixuri. A guarnição é um zest de limão siciliano.

Brasilidade na coquetelaria, de corpo e alma

QUEM SOU EU

Sou nascida e criada em Belo Horizonte (MG). Já viajei muito, mas sempre volto para cá. Muitos amigos e clientes me conhecem como Jezebel. Sou mãe e, antes de me descobrir bartender, trabalhei na área de restaurantes por quase 20 anos. Atendi várias casas conhecidas na região mais boêmia de BH e hoje faço consultoria para vários bares da região. Quando jovem, estudei seis semestres de Jornalismo. Sou capricorniana, ou seja, sou movida a trabalho. É o que me faz feliz e me dá energia.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Sempre fui amante da atmosfera do bar. Quando estava na faculdade, comecei a trabalhar como garçonete no Café do Museu, em Belo Horizonte. Meu primeiro contato com o mundo do bar foi através dos vinhos, porque eram muito vendidos no restaurante e eu precisava estudá-los. Enquanto trabalhava como gerente de um restaurante, em 2011, precisei assumir o bar por algumas semanas e me apaixonei. Fiz uma viagem a Barcelona para visitar uma amiga que tinha uma drinqueria e lá tive meu primeiro contato com a coquetelaria autoral. Todos os dias me sentava ao balcão para conversar com os bartenders e aprender cada detalhe das receitas e das técnicas, tendo o privilégio de estar ali como cliente. 

CARREIRA

De volta ao Brasil, assumi o balcão do Café Bar Arcângelo, no Edifício Maletta, a convite de um amigo. Ele me ensinou os drinks da carta e aprendi as técnicas na marra. Quanto mais eu estudava, mais me apaixonava pela profissão e sentia que aquilo era para mim. Em 2015, fui convidada para trabalhar em um bar temporário chamado Alfaiataria, onde conheci a equipe do Guaja, com quem trabalho até hoje. Em 2016, o Guaja ganhou o segundo lugar entre as melhores cartas de drinks de Belo Horizonte na Veja com o meu primeiro menu autoral. No início da pandemia, o bar precisou fechar e achei que precisaria mudar de profissão aos 42 anos. Comecei a vender sucos de tomate artesanais – os mesmos que eu preparava para o Bloody Mary do bar. Isso me mostrou que eu podia investir na produção artesanal de licores, xaropes e infusões. Fiz um curso sobre o uso de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) na coquetelaria e isso abriu um novo mundo para mim. Passei a estudar os biomas brasileiros e nossa cultura, nossas garrafadas, nossas produções locais e artesanais, revendo o meu estilo na coquetelaria. Depois que você descobre algo assim, não dá para voltar atrás. Mudou meu trabalho para sempre. 

Ser bartender, para mim, é conseguir se encontrar na felicidade de preparar um cocktail para outra pessoa.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

Quando eu era jovem, sonhava ser jornalista para ter acesso a experiências e histórias diferentes todos os dias. Não segui essa profissão, mas posso dizer que o balcão do bar me proporciona isso todos os dias. Ser bartender, para mim, é conseguir se encontrar na felicidade de preparar um cocktail para outra pessoa. Essa paixão esteve dentro de mim a vida toda e agora posso dizer que me encontrei!

LIFESTYLE

Comecei a praticar Pilates há seis anos. Com ele, aprendi a controlar o meu centro de força, localizado no abdômen, trabalhar no bar com a postura correta e manter a minha saúde em dia. Já passei 12 horas em pé, trabalhando em um evento com amigos e, mesmo sendo a mais velha entre eles, era a mais bem disposta depois do turno graças à prática do Pilates. Além disso, sou uma grande colecionadora de livros e agora estou fazendo uma maratona de biografias. Amo beber bons drinks e experimentar novos sabores.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.