capa jonny paes

Você no Clube – Jonny Paes

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

Jonny Paes

Meu drink autoral

São Salva

INGREDIENTES

50 ml de Beefeater London Dry Gin • 15 ml de Licor 43 • 10 ml de xarope de lichia • 50 ml de couli de manga • 30 ml de suco de limão siciliano

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite por dez segundos. Em seguida, coe para uma taça comum com gelo e guarneça com uma fatia de grapefruit desidratada e um ramo de hortelã.

Hospitalidade como essência no bar

QUEM SOU EU

Eu sou de Tatuí (SP), conhecida como cidade da música, algo que eu adoro. Sou muito inquieto e morei em várias cidades do interior do estado até me encontrar. Aos 17 anos fui para o Rio de Janeiro sozinho e hoje já me considero carioca. Tenho um carinho especial pelo rum e as possibilidades que ele traz para a coquetelaria. Sou apaixonado pelo ramo da hospitalidade, gastronomia e adoro criar coisas novas na cozinha e no balcão.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Quando cheguei no RJ, comecei a trabalhar em uma lanchonete, mas já havia trabalhado em um hotel em SP e tinha uma experiência no atendimento ao público. Um ano depois, um colega me ofereceu um trabalho em um bar e eu aceitei. Aí me matriculei no curso de bartender do Senac para aprender mais e foi incrível, porque comecei a conhecer vários profissionais da cidade e fazer contatos na área. Um amigo, então, me falou que um bar da Lapa estava contratando e eu fui para lá. Na época, a Lapa estava no auge da vida noturna carioca. Comecei em uma casa bem brasileira e fazia Caipirinhas o dia inteiro, de todos os tipos de frutas. Era algo que dava muito certo com aquele público.

CARREIRA

Mais ou menos em 2010 eu comecei a me interessar pelo flair bartending e me apaixonei, porque parecia que eu estava dançando com as garrafas no bar. Levei esse aprendizado comigo. Em seguida, trabalhei em uma empresa de eventos que me ensinou muito e me permitiu fazer vários contatos interessantes. Lá eu fui barback, barman, chefe de bar, organizava eventos, dava treinamentos e contratava os bartenders. Depois me senti desgastado e quis voltar para o balcão e a coquetelaria autoral. Trabalhei em vários bares no RJ, como: Comuna, Bar D’Hotel e Nosso Ipanema (ao lado do Tai Barbin), Maguje, Vista Bar, Club Hippopotamus e agora estou no Casa Milá, que abriu em abril de 2021. O bar é inspirado na boemia típica de Barcelona. Durante a quarentena, fiz consultorias para bares de hotéis nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC).

Estar no balcão me traz felicidade e tenho clientes que me seguem aonde eu for. Demorei anos para construir isso e hoje colho os bons frutos.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

É trazer uma felicidade líquida para as pessoas e fazer do momento no bar algo único e agradável. É poder ser hospitaleiro, levar carinho para o cliente em um dia ruim e extrair o melhor das pessoas. Ser bartender é minha a essência, por isso é muito importante que os clientes sintam o quanto eu sou feliz no bar. A melhor forma de fazer isso é por um bom drink, por uma boa conversa. Afinal, o cliente escolheu se sentar no balcão e beber com você. É uma conexão que você cria com a pessoa naquele momento especial. Para mim, isso não tem preço.

LIFESTYLE

Sempre fui apaixonado por rock’n roll, sempre gostei de assistir um show, fazer uma boa caminhada e nadar. Também gosto de praticar flair para desestressar, treinar e manter a saúde. São essas atividades fora do meu cotidiano de bar que colocam minha cabeça no lugar. Durante a pandemia, passei vários meses em um sítio na cidade de Tietê (SP) com minha filha. Aprendi a fazer pamonha, cortar lenha, andar de trator, pescar, caçar, foi uma verdadeira imersão neste mundo tão diferente da correria de cidade grande.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.