Em que ano você nasceu?






6 habilidades essenciais para o barback e suas funções no bar

Educacional
barback

⍟ Por trás de todo grande bartender, há um excelente barback. Saiba quais são as principais atribuições deste profissional e conheça as habilidades importantes para quem deseja ser bom no cargo e fazer carreira no bar

Publicado em 25 de julho de 2019, às 10 horas.

O barback tem funções diversas no bar, que podem ser divididas em quatro pontos-chave: estoque, limpeza, mise en place e apoio. Seu turno começa cedo, para organização do bar para o expediente, passa pelo turno com a casa cheia e termina após a limpeza e fechamento do bar.

Em muitas casas, é comum chamar o barback de cumim. Embora não esteja totalmente errado, o termo faz referência aos ajudantes de garçom, sendo muitas vezes empregado como ajudante do bartender também.

ESTOQUE

O barback é responsável pela estocagem e reposição de itens essenciais ao bar, como garrafas, copos, sucos, frutas in natura, insumos enlatados, xaropes, utensílios de bar, porta-copos, canudos, gelo, entre outros, conferindo a qualidade e pedindo a reposição quando necessário.  Também faz parte disso o zelo pelos equipamentos e maquinário usados durante o serviço.

LIMPEZA

O barback precisa recolher e esvaziar copos, lavar louça, manter o balcão e o mobiliário do bar sempre limpos, separar e descartar o lixo, limpar o chão, mats, tábuas e deixar utensílios limpos para a brigada de bar.

MISE EN PLACE

É preciso ter a visão de abertura e fechamento do bar. O barback acompanha e recebe as entregas de frutas, bebidas e outros insumos, armazena, faz o inventário para a equipe, prepara garnishes, sucos, xaropes, ajuda na organização pré e pós turno.

APOIO

O barback precisa estar à disposição para ajudar no que for necessário, desde anotar um pedido até servir uma dose para um cliente e atender às necessidades básicas da equipe durante o shift.

 

6 HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O BARBACK

1 - Multitasking

No decorrer da noite de trabalho, o profissional precisa estar de olho no estoque, repor garnishes, lavar copos, buscar barris de cerveja e ajudar os bartenders no atendimento ao cliente, distribuir os cocktails prontos para os garçons, entre muitas outras tarefas. Por isso, considere que o barback é como um polvo, com oito tentáculos prontos para executar o que for preciso em prol do bom funcionamento da casa. No entanto, é preciso levar em consideração que fazer dezenas de tarefas ao mesmo tempo não é sinônimo de eficiência, mas de desorganização da equipe. Caso este seja o caso da brigada do bar onde você trabalha, converse com eles sobre soluções para tornar o trabalho mais organizado.

2 - Antecipação de necessidade

Não pense que durante o turno, em meio ao furacão, o chef de bar se dirigirá calmamente a você para pedir que reponha taças cocktail, porque os drinks com esse copo estão saindo aos montes. Ao observar o trabalho da brigada, é preciso estar sempre atento ao nível das garrafas, à quantidade de zests de limão, se algum copo está em falta ou se é necessário buscar novas garrafas de vodka. Antecipar as necessidades dos colegas ajuda a manter a eficiência da equipe como um todo.

3 - Organização

Um pré-requisito para ser barback é ter uma organização excelente, seja de tempo, espaço ou tarefas. Um bom cumim sabe organizar o tempo de pré-preparo, os recipientes corretos para armazenamento dos sucos, a data de validade de cada xarope, sabe onde guardá-los para manter um movimento fluido dos barmen, conhece a hora certa de começar a preparação do gelo e a média que será utilizada no dia, entre dezenas de outras obrigações.

4 - Força e Rapidez

Imagine carregar barris de cerveja, caixas de limões, sacolas de insumos, garrafas de bebida para cima e para baixo a noite toda. A rotina atrás do balcão é intensa, requer força e disposição física para abastecer a estação com os produtos necessários. A rapidez, então, é imperativa. A demora para entregar um Moscow Mule por falta de espuma de gengibre pode causar a desistência de um cliente e, consequentemente, perda financeira para o bar.

5 - Simpatia

Além de garantir um bom relacionamento com a brigada do bar, criando laços de amizade e confiança, a simpatia é indispensável para quem trabalha com público. E acredite, mesmo como barback, haverá uma série de ocasiões em que será necessário atender clientes, tirar dúvidas sobre os drinks da casa, marcar pedidos em comandas. Tudo fica melhor com um sorriso no rosto, não é mesmo?

6 - Curiosidade

Esta é uma qualidade e tanto para quem está começando no mundo do bar. A curiosidade faz com que o barback aprenda o conceito da casa, seu menu de bebidas, decore o cardápio do bar, conheça as medidas dos ingredientes, saiba os sabores dos drinks, as marcas utilizadas, os copos e até o modo de preparo. Prestar atenção e ter a curiosidade de dar os primeiros passos como bartender pode fazer com que o cumim suba rapidamente de cargo no bar.

ESSE É SÓ O COMEÇO

Após conhecer melhor o trabalho e as tarefas diárias de um barback, você se interessou pela profissão? Tenha em mente todas as habilidades necessárias para ter se colocar na área e busque uma vaga ou freela nos bares da sua região. A prática é a melhor escola para isso, pois você aprenderá a usar todas as suas técnicas em conjunto com a equipe da casa. Quem sabe esse não é o começo de uma história de sucesso na coquetelaria?

Agora que você já sabe o passo a passo da rotina e os desafios do trabalho de um barback, conheça 20 passos para fazer um mise en place irretocável:

Como fazer o Mise en Place perfeito em 20 passos

Você vai gostar de ler!

bartender tendo sono de qualidade no balcão

Como conciliar a rotina de trabalho no bar com sono de qualidade

⍟ Trocar o dia pela noite é, muitas vezes, uma necessidade no mundo do bar. Saiba como as mudanças nos hábitos de sono podem prejudicar sua saúde e como ...

homem entrando em speakeasy durante a prohibition

Prohibition: um olhar mais profundo sobre a lei seca em documentário

⍟ Além dos esperados speakeasies, gangues de contrabando e cocktails que marcaram época, próprios de qualquer obra sobre o assunto, o documentário ...

kit de utensílios absolut vodka

Responda pesquisa de Absolut Vodka e concorra a kits de utensílios exclusivos

⍟ Marca conta com apoio da comunidade do Clube do Barman para uma pesquisa sobre o uso de bebidas pelos bartenders brasileiros. Responda-a e concorra a ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante