Em que ano você nasceu?





Trabalho no bar, e agora? Veja as possibilidades de carreira

Educacional
carreira no bar fazendo drinks

⍟ De lavador de copos à barback, tornar-se bartender, para muitos, é um caminho natural na profissão. Descubra quais são as possibilidades de carreira no mundo do bar que vão muito além de estar atrás do balcão

A carreira no mundo da coquetelaria nem sempre é uma linha reta. Quase todos começam de baixo, como ajudantes, lavadores de copos ou barbacks até construir o conhecimento e obter a experiência necessária para começar a trabalhar oficialmente como bartender. Enquanto alguns são apaixonados pelo serviço diário atrás do balcão, a interação com os clientes e o dinamismo dos turnos no bar, outros aspiram desafios diferentes em torno da coquetelaria. Nesta matéria, o Clube do Barman reuniu algumas das carreiras possíveis dentro do mundo do bar, suas atribuições e conhecimentos necessários.

Vale a pena ressaltar que nem todo profissional de bar deve necessariamente se especializar para deixar de ser atendente. Cada profissional encontra prazer e felicidade em determinada área e pode ter sucesso fazendo o que gosta. Cada um escolhe o caminho que deseja trilhar na profissão.

Animado com as possibilidades que o mundo do bar pode oferecer? Veja algumas das carreiras possíveis:

BARTENDER

Do inglês, bartender significa exatamente ‘atendente de bar’. O profissional que está à frente de um balcão de bar, preparando os drinks pedidos pelos clientes é um bartender. Isso não quer dizer que este tipo de profissional esteja presente apenas em bares, propriamente ditos, mas também em restaurantes, clubes, casas noturnas, buffets de eventos e qualquer outro lugar que sirva bebidas preparadas na hora. Via de regra não é necessário ter um curso formal ou um certificado para trabalhar como bartender, porém, é preciso conhecer o básico sobre os principais tipos de cocktails, métodos de preparos, receitas e atendimento ao cliente. Na matéria abaixo, falamos sobre as 13 qualidades essenciais para um bom bartender:

Como ser um bom bartender

PROFESSOR

Embora muitos profissionais de bar comecem na profissão aprendendo de forma autodidata, colocando a mão na massa, lendo ou assistindo conteúdos educacionais como este que você tem nas mãos agora, praticamente todo bartender tem um professor inesquecível. Ensinar não é tarefa fácil, pois é preciso transformar conceitos e experiências em aulas com método, teoria e prática. Alguns bartenders têm um talento especial para conversar, ensinar e engajar novos profissionais e, por isso, escolhem este ofício em escolas especializadas, aulas particulares ou cursos dentro da grade de instituições de ensino. Para ser professor, você precisa dominar conceitos teóricos, aplicações práticas, receitas, histórias e estar pronto para tirar as mais diversas dúvidas dos alunos – o que você já domina, com certeza, se atende o público diariamente no balcão.

CONSULTOR DE BAR INDEPENDENTE

Consultores de bar são bartenders especializados em implementar e estruturar processos trabalho para o sucesso de um bar. Muitas vezes, eles são contratados para criar um novo bar do zero, escolhendo as estações de trabalho, o maquinário, o design, os uniformes e até mesmo os utensílios a serem utilizados pela equipe. Um consultor também pode ser contratado para fazer o trabalho criativo na produção de uma nova carta de drinks, por exemplo. Ou então, para montar uma boa equipe. Também pode ser contratado para analisar os processos da operação do bar e aprimorá-los, por exemplo, criando rotinas que diminuam desperdícios, vendam mais e, por consequência, o lucro da casa. Vale ressaltar que consultores não são funcionários, ou seja, eles são contratados por tempo limitado para desempenhar trabalhos pontuais. É claro que muitos podem querer acompanhar a equipe em um ou outro dia no balcão, mas isso não é regra. Veja mais detalhes sobre o trabalho de um consultor de bar nesta matéria:

8 pontos importantes para um bom trabalho de consultoria de bar

CONSULTOR ON TRADE

O consultor on trade é um representante da indústria de bebidas e, por este motivo, suas funções estão ligadas às estratégias de vendas e comerciais. Em contato direto com gerentes e donos de bares, discute possibilidades de ativação e eventos em parceria com a casa. Consultores on trade também oferecem treinamentos sobre a melhor forma de utilizar os produtos no bar, estratégias de vendas, consumo responsável e outros assuntos importantes para as equipes de bar e salão.

CHEF DE BAR

Assim como um chef de cozinha, o chef de bar também é o responsável por liderar a brigada de bar e conduzir toda a operação, supervisionando desde a compra dos insumos até o atendimento dos clientes no balcão. Esta é uma posição de liderança, ocupada muitas vezes por bartenders com muitos anos de experiência atrás do balcão e com muito conhecimento prático. Por vezes, a criação de novas cartas de cocktails, seleção e treinamento de novos profissionais também é realizada por este profissional. O Clube do Barman tem uma matéria importante para aqueles que desejam desenvolver habilidades importantes para liderar equipes:

6 habilidades de liderança essenciais para chefes de bar

GESTOR/GERENTE DE BAR

Chefs de bar e gestores tem as mesmas atribuições profissionais? Não. Apesar das funções parecerem semelhantes à primeira vista, o gestor ou gerente de bar trabalha a partir de uma visão macro do funcionamento do bar, enquanto o chef se preocupa mais com os detalhes da operação interna. Este profissional é o responsável por gerenciar todo o serviço prestado no estabelecimento. É ele quem planeja e controla as rotinas de vendas, administração e compras para a casa, equilibrando as contas. Também estuda custos de fornecedores, lista de preços dos cardápios e supervisiona a equipe do bar e do salão para que cumpram todas as normas de limpeza e higiene necessárias.

MIXOLOGISTA

Mixologista também é bartender? Sim! A diferença está na expertise do mixologista nos conhecimentos técnicos sobre destilados, fermentados, xaropes, licores, bitters, bebidas gaseificadas, produções de insumos artesanais, além de serviços como logística, fluxo de negócios, gestão financeira, rotinas do bar, criação de equipes, engenharia de construção de cardápio e técnicas de comunicação interpessoal. Vagas de mixologistas são poucas, mas muito importantes dentro da indústria de bebidas.

Os mixologistas são experts em conhecimento técnico sobre destilados, insumos e técnicas próprias da coquetelaria

EMBAIXADOR DE MARCA

Você está preparado para ser o rosto e a voz de uma marca de bebidas? Esta é uma das funções de um embaixador de marca. Os bartenders que desejam seguir neste ramo precisam ser bons comunicadores e estar cientes de que estão atrelando a imagem e a reputação de toda uma indústria à sua imagem pessoal, suas ações e posicionamentos. Embaixadores costumam se reunir com outros bartenders, consumidores finais, empresários de bares e restaurantes, jornalistas, formadores de opinião e outros públicos de interesse da marca para vender seu entusiasmo pela marca e passar as mensagens que ela deseja comunicar. Dependendo dos objetivos da marca, um bartender pode se tornar um bom candidato à vaga, já que algumas têm optado por ter, entre seu time de embaixadores, pessoas que possam se comunicar diretamente com os profissionais de bar. O trabalho de um embaixador é, muitas vezes, medido pelo sucesso da marca entre o público, aumento das vendas e participação de mercado. Quer um bom exemplo de um bom ‘bartender embaixador’? Rhys Wilson, embaixador global de Chivas Regal e profissional renomado:

INDÚSTRIA DE BEBIDAS E UTENSÍLIOS

Imagine se além de preparar cocktails você também pudesse criar novos rótulos de bebida, insumos, utensílios e até copos? Dentro da indústria isso é possível. Graças ao conhecimento técnico sobre a composição e produção de bebidas alcoólicas e não alcoólica, sucos, xaropes, bitters e outros insumos utilizados no bar, bartenders e mixologistas podem atuar dentro das indústrias criando novos produtos que possam agregar valor ao mercado de bares e restaurantes. Além das bebidas, os bartenders também podem auxiliar no desenvolvimento de utensílios de bar e copos que melhor atendam as necessidades dos bares brasileiros. Existem indústrias nos mais diversos ramos e, embora as vagas sejam escassas, este é um ramo com boas oportunidades de crescimento.

MARKETING & VENDAS

Se você trabalha no bar, certamente conhece algum bartender que trabalha para as indústrias de bebidas no setor de vendas ou marketing. Por dominar o know how dos bares, conhecer a realidade e as necessidades dos setor, esses profissionais vendem produtos que a casa precisa ao mesmo tempo que ajudam no treinamento da equipe, auxilia na construção de cardápios, aprimora processos internos, apoia a criação de fichas técnicas, estratégias de venda para que seu bar continue crescendo – e vendendo cada vez mais cocktails. Este tipo de posto é ocupado por profissionais com bastante conhecimento técnico e experiência em marketing e gestão.

Se você quer construir uma carreira de sucesso nesta área, precisa saber ‘vender o seu peixe’. Aprenda a montar um bom currículo de bartender nesta matéria:

Como fazer um bom currículo de bartender?

Você vai gostar de ler!

caipirinha

Caipirinha: as possíveis origens do clássico brasileiro centenário

⍟ Cocktails são expressões da cultura etílica de um povo através dos tempos, e com a Caipirinha não foi diferente. Conheça as histórias deste ...

7 cocktails simples e saborosos para o cardápio de brunch do seu bar

⍟ O brunch é uma ocasião de consumo que requer um cardápio especial para o seu bar. Nesta matéria, selecionamos sete drinks saborosos que podem fazer ...

brunch

Brunch: saiba o que é e como usá-lo para aumentar a venda de drinks no bar

⍟ Tradição em países como Estados Unidos e Inglaterra, a cultura do brunch tem se espalhado em diversas cidades brasileiras. Saiba o que é e como usar ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante