bartender leonardo portugal

Você no Clube – Leonardo Portugal

O Clube reúne bartenders espalhados por todo o país e, para valorizarmos ainda mais os membros da nossa grande comunidade, agora você confere aqui um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles.

Leonardo Portugal

Meu drink autoral

Zero 11

INGREDIENTES

• 50ml de Chivas Regal 12 Anos • 20ml de Kahlúa • 20ml de suco de laranja • 10ml de xarope de açúcar • sementes de amburana

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agite. Faça uma coagem dupla para um copo baixo com gelo. Para finalizar, rale um pouco da semente de amburana por cima do drink e guarneça com uma fatia de laranja desidratada.

Hospitalidade e boas experiências no bar

QUEM SOU EU

Sou pai do Lucas e da Maitê. Antes de chegar no mundo do bar, cursei Direito por dois anos, porque meu pai era advogado, mas percebi que essa área não era para mim. Morei quatro anos nos Estados Unidos, onde aprendi inglês e tive minhas primeiras experiências no atendimento ao público, trabalhando como barback em restaurantes e como vendedor em lojas. Estudei Hotelaria e Turismo e posso dizer que sou apaixonado por coquetelaria, gastronomia e hospitalidade.

COMO CONHECI O MUNDO DO BAR

Minha primeira experiência no bar foi nos Estados Unidos, quando trabalhei como barback no bar de um restaurante. Não é algo que conta muito, porque foi algo bastante informal. Comecei na área de hotelaria no Hilton, como também como barback, em 2005, e lá foi uma escola muito boa para mim. Éramos incentivados a fazer curso de bartender e sommelier. Em 2006, fiz um curso na ABB e descobri uma paixão. Fiquei fascinado com o setor de alimentos, bebidas e gastronomia e fui me atualizando.

CARREIRA

Do Hilton, fui trabalhar no Restaurante Eñe, onde aprendi mais sobre as técnicas da coquetelaria, os drinks clássicos e tive a oportunidade de ser bartender pela primeira vez. Eles usavam gastronomia molecular e tínhamos muito espaço para criar em conjunto com a cozinha. Em seguida, trabalhei em uma importadora de bebidas, mas sentia falta de estar no balcão. Depois, aceitei uma vaga de coordenador de restaurantes no Eataly de São Paulo. De lá, fui inaugurar o Palácio Tangará, como supervisor dos bares do hotel e trabalhei com grandes nomes como Gustavo Rômulo, que é um grande amigo até hoje. Depois de um breve período fora do balcão, fui para o Must Bar, do Tivoli Mofarrej. Foi uma experiência incrível porque fazíamos grandes eventos, mas sentia falta de fazer um trabalho mais personalizado. Hoje trabalho como maître em um grande hotel de São Paulo.

Trabalhar no bar é muito mais do que conhecer destilados. É hospitalidade.

O QUE SIGNIFICA SER BARTENDER PARA MIM

Para mim, é transformar meu conhecimento em algo líquido. Não é só servir uma bebida. É saber conversar, identificar algo em comum para puxar assunto com o cliente e ter uma boa bagagem cultural para conversar com diversos tipos de pessoas. Um bom bartender não entende só de destilados, mas de água, vinhos, cafés, etc. Não adianta ser o melhor barman do mundo fazer um atendimento ruim. Com o atendimento e a cordialidade que aprendi na Hotelaria, é possível atender bem, independente de ser em um hotel cinco estrelas ou em um boteco de bairro. Quando você vai em um lugar que você gosta e é bem atendido, tem calor humano, isso estimula a venda. A hotelaria me trouxe esse conhecimento e hoje, em uma posição de liderança no bar, passo isso para quem está começando. Não importa se você é chefe, bartender ou cumim: você tem que saber atender bem. Eu faço isso porque eu amo e reforço isso para todos! O cliente tem que sair satisfeito, sempre.

LIFESTYLE

Fora do bar, eu gosto de estar com a minha família, cozinhar com eles e criar bons momentos. Eu pratico boxe há 20 anos e é algo que sempre tento encaixar na minha rotina. No meu tempo livre, gosto de praticar esportes, andar de bicicleta com os meus filhos para desestressar e criar receitas em casa. Além disso, fazer churrasco e receber meus amigos e amigas.

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Confira a Política UGC aqui.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.