Em que ano você nasceu?






Etapa global do Beefeater MIXLDN7 começa nesta segunda (5)

Beefeater MIXLDN Competições

⍟ Maior competição de gin do mundo terá o bartender Luciano Guimarães como representante brasileiro. A grande final será na quinta-feira (8), em Londres

Publicado em 05 de fevereiro de 2018, às 9h.

Head bartender e proprietário do speakeasy Pina Cocktails & Co, em Recife, o bartender Luciano Guimarães já está na capital inglesa para participar da etapa final do MIXLDN7. Ao lado de outros 33 competidores, o profissional passará por uma bateria de apresentações, visitas a pontos turísticos da cidade e a destilaria de Beefeater Gin.

Luciano Guimarães se inspirou na cidade de Recife, onde mora e trabalha

Nascido em São Paulo, Guimarães atua como bartender, consultor e instrutor de bar há 18 anos. O barman viaja por várias partes do Brasil e do mundo em busca de conhecimento e inspiração para as suas criações etílicas.

O drink de Guimarães, Marco Zero, foi inspirado na praça homônima de Recife que é uma verdadeira fusão de culturas, gastronomia, dança, música e artes plásticas. No centro da praça, está gravado o símbolo do Marco Zero, colocado pelos colonizadores portugueses como uma forma de assinalar a distância entre Recife e outras cidades de todo o Brasil.

Nesta etapa, o júri do campeonato será composto pelas seguintes personalidades da coquetelaria internacional: Simon Difford, editor do Difford’s Guide internacional; Ryan Chetiyawardana,  bartender  renomado e fundador do bar londrino Dandelyan; Alessandro Palazzi, barman do Dukes Hotel; Douglas McMaster, chef de cozinha e um dos fundadores do Cub; e Desmond Payne, master distiller da marca.

Confira abaixo a justificativa do uso de cada um dos ingredientes da receita vencedora:

Beefeater London Dry Gin: “Escolhi o Beefeater London Dry Gin como espírito do meu drink porque além de ter na sua composição os botânicos que eu preciso, ele consegue me passar a complexidade necessária para atingir uma ‘complexidade simples'”.

• Cordial de pitanga: “A pitanga é um tipo de fruta muito parecida com a cereja, porém ela é bem mais vermelha e ácida. É uma fruta muito regional e representa bem o nosso clima tropical. Nesse sentido, para unir esta fruta ao espírito londrino, preparei um cordial – tipo de bebida apreciada pelos ingleses há centenas de anos”.

• Tintura de especiarias nordestinas: “São especiarias tipicamente brasileiras, muito usadas na culinária de Recife, tais como semente de coentro, folhas de pitangueira e casca de cajueiro. Esta tintura confere ao meu cocktail uma adstringência que ajuda a enfatizar os sabores e aromas presentes no Beefeater Gin. Os sabores desta tintura remetem não só à nossa cultura e culinária locais, como também faz referência ao movimento Mangue, uma espécie de dança nativa trazida pelos africanos.”

• Limão tahiti: “O limão entrou na receita para dar equilíbrio, acidez e sabor brasileiro à receita”.

• Ar salgado de caju: “Finalizo o meu cocktail com um ar salgado de caju que foi inspirado em nossas belas praias e na parte da cidade que deu origem à expressão ‘Veneza brasileira’. Em muitas ruas de Recife e também no próprio Marco Zero, você sente muito o cheiro da maresia e eu trago essa maresia para o meu cocktail com um sabor de caju. Já a ideia de agregar o caju a este ar salgado deve-se ao fato de que, em Recife, é muito comum as pessoas comerem caju com sal como uma espécie de aperitivos, acompanhado de um shot de destilado (cachaça)”.

Marco Zero

INGREDIENTES

60 ml de Beefeater London Dry Gin
30 ml de cordial de pitanga
10 ml de tintura de especiarias
15 ml de sumo de limão tahiti
Concha do mar e ar de caju
Gelo esmagado

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata a mistura. Em seguida, sirva em um copo com gelo.

Acompanhe a cobertura completa da etapa final do MIXLDN7 em nossas redes sociais.

Você vai gostar de ler!

audrey hands

Audrey Hands: embaixadora global de Havana Club e sua paixão pelo espírito cubano

⍟ Há 15 anos no ramo da hospitalidade, Audrey Hands esteve recentemente no Brasil e conversou com a embaixadora brasileira, Marina Rufino sobre o panorama ...

Ora-pro-nóbis: PANC de grande potencial na gastronomia

⍟ Fácil de plantar e com inúmeras qualidades alimentícias. Assim é a ora-pro-nóbis, PANC muito consumida no Centro Oeste brasileiro. Em visita ao ...

garrafa de passport scotch, garrafa de absolut vodka, coqueteleiras, garrafa de whisky ballantine's e boné

Confira os sorteados na promoção do Clube do Barman e Bartender Store no BCB 2019

⍟ Nomes foram definidos no início do mês durante transmissão ao vivo na fanpage do Clube do Barman e já receberam em casa seu kit com prêmios da Pernod ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante