O clássico dos clássicos: a história do Old Fashioned

⍟ Considerado o pai de todos os cocktails, o Old Fashioned surgiu no início do século XIX como um remédio nos Estados Unidos, misturando destilado, água, açúcar e bitters.

Assim como a maioria dos cocktails clássicos, a história do Old Fashioned tem inúmeras versões, mas a mais aceita é a de que teria surgido no início do século XIX quando o termo ‘cocktail’ começou a ser usado para descrever bebidas alcoólicas misturadas com açúcar, água e bitters, ‘tônicos’ para fortalecer o corpo e clarear a cabeça.

De lá para cá, o Old Fashioned passou por significativas evoluções.

Hoje nós sabemos os malefícios do álcool, no entanto, durante muitos séculos assim eram boa parte dos remédios conhecidos.

O WHISKY ANTES DO OLD

Em 1862, foi destacado no livro escrito por Jerry Thomas com o nome Whisky Cocktail, uma mistura de whisky, açúcar, água e bitters, conforme o nome e a definição de cocktail da época sugerem.

Com o passar dos anos a receita original foi sofrendo mutações com a introdução licores variados, absinto e outros produtos, descaracterizando a receita original.

Então, por volta de 1880, algumas pessoas, cansadas das invenções aleatórias e saudosas pela autenticidade da receita original, começaram a pedir nos bares o ‘Old-Fashioned Whisky Cocktail’, ou seja: ‘à moda antiga’. E foi nesse momento que o cocktail ganhou o nome que conhecemos hoje.

PROHIBITION E RESSURGIMENTO

Durante a Proibição nos Estados Unidos (1920-1933), a clandestinidade levou à perda de muitas receitas tradicionais. No entanto, o Old Fashioned, muito por ser um cocktail simples, conseguiu sobreviver e manteve sua popularidade, tornando-se um cocktail clássico.

O Old Fashioned se manteve uma presença constante ao longo de dois séculos, consolidando-se como uma verdadeira instituição na história da coquetelaria. Sua simplicidade e elegância continuam a cativar apreciadores, marcando o Old Fashioned como um clássico atemporal.

Hoje, o coquetel Old Fashioned permanece como um ícone da coquetelaria, apreciado por sua elegância e simplicidade. A receita pode variar ligeiramente de acordo com as preferências pessoais, mas a essência do Old Fashioned permanece a mesma.

RECEITA
CLASSIC IPA OLD FASHIONED

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

Adicione os cubos de açúcar ou o xarope simples a um copo baixo, coloque os dashes de bitters e macere levemente com um muddler. Em seguida, coloque a dose de whiskey, encha o copo de gelo e misture por alguns segundos com uma colher bailarina. Finalize o cocktail com o twist de grapefruit.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

One commentOn O clássico dos clássicos: a história do Old Fashioned

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.