Em que ano você nasceu?






Imperial Craft, construindo uma coquetelaria dinâmica em Tel Aviv

Ásia Mundo afora

⍟ Sem placa na rua, um dos 50 melhores bares do mundo pode até passar despercebido pelos vizinhos e turistas. Conheça o Imperial Craft, precursor da alta coquetelaria em Israel.

Publicado em 13 de agosto de 2018, às 17 horas.

Próximo à orla da praia de Tel Aviv, um pequeno hotel abriga o bar que tem sido listado nos últimos anos como um dos melhores do mundo. E não, a arquitetura estilo ‘caixotinho’ do pequeno prédio não é, nem de longe, algo que se liste entre as coisas que mais chamem a atenção. A região onde está localizado o Imperial Craft tem a maior concentração do mundo de construções neste estilo, chamado Bauhaus.

Qualquer um diria que, se houvesse um dos melhores bares do mundo, estaria nestes prédios, certo?

Um desatento que por ali faça turismo pode intuir que um dos melhores bares do mundo, estando em Tel Aviv, só poderia ficar no moderníssimo complexo Azrieli Center, há quinze minutos de carro dali. As torres, assim como outras do centro, despontam com imponência no skyline da cidade, dominada por milhares de prédios baixos, como o do Hotel Imperial. Podemos dizer que o local onde se encontra o bar de fato poderia deixar perplexo quem busca no exterior o reflexo do brilhantismo daquilo que acontece porta adentro.

Mas, na verdade, o bar fica dentro desse Hotel.

Enquanto a cidade no entorno é um grande canteiro de construções e uma overdose de Bauhaus por todos os lados, outra arquitetura, esta sim do nosso maior interesse, têm sido aplicada com destreza absoluta, justificando o volver de olhos dos grandes especialistas do universo da coquetelaria.

Ao entrar, o impacto. As linhas simples ganham riqueza de detalhes na sofisticação da decoração. O estilo é modernista – quando dizemos modernista, nos referimos a um estilo de cem anos atrás, não confunda com ‘moderno’ – e o cobiçado balcão de madeira, rodeado por dezesseis cadeiras com encosto e assento de palhinha indiana, um sofá e três mesas são testemunhas de uma revolução do serviços de bebidas na cidade.

Quem diria que um lugar destes estaria ali escondido? (Fotos: Divulgação)

UM PASSO À FRENTE NA TRADIÇÃO ETÍLICA

Tel Aviv não possui tradição de coquetelaria, e a criação do Craft representa uma quebra de paradigmas. Isto não significa que é uma cidade pacata. Certamente um turista – e ali há muitos – não terá dificuldades em encontrar algum lugar para dançar, se divertir e beber noite adentro.

imperial craft drink
Batido ou mexido? (Foto: Instagram oficial / @imperialcocktailbar)

Mas cá para nós, se a intenção é, como a nossa, encontrar um bom bar de cocktails, sentar-se ao balcão e ver a arte acontecer, não há muitas opções. O bar é um dos precursores da coqueteria na região, que vem se expandindo nos últimos anos. Empreendedores da área percebem o aquecimento do segmento e até mesmo os donos do Imperial Craft já estão à frente de outros projetos de sucesso na cidade, ao qual atribuem o nome de ‘Família Imperial’.

Como se deve aplicar mais energia para sair do lugar do que para permanecer em movimento, em uma cultura que implica a culinária kosher, consumo predominante de vinho e certas regras sociais ligadas à religião e uma coquetelaria ‘arroz com feijão’, este quebrar de padrões implicou uma mudança forte. Talvez aí more a essência do que chama atenção nas criações do bar.

Bar Shira, Dror Alterovich e Gilad Livnat juntaram seu conhecimento prévio em assuntos etílicos, vontade de fazer algo novo e buscaram inspiração para seu dinamismo da coquetelaria criativa do ocidente, trazendo o mundo do bar para um lugar que, até então, era desabitado por esta cultura.

O resultado, sem dúvidas, não é uma mera tentativa de se copiar o aparato ocidental e aplicá-lo em um contexto diametralmente diverso. As criações são compostas a partir de um conceito forte e genuíno. Tanto para o oriental, quanto para o ocidental.

A equipe do Imperial Craft com os troféus, no ano passado

OUSADIA E RECONHECIMENTO

O bar, como se pode perceber, é diminuto, o que nos obriga a crer que as melhores essências se encontram, muitas vezes, nos menores frascos. Além do que, o aspecto do edifício do hotel não sugere a grandiosidade do que há em seu interior, reforçando uma segunda máxima: as aparências enganam.

Todos os detalhes importam: desde o copo às finalizações (Foto: Instagram oficial / @imperialcocktailbar)

Em seu balcão, a tradição encontra a modernidade em receitas que propõem sabores ocidentais, ao mesmo tempo que honram seu berço asiático. Clássicos, como o Martini, ganham detalhes, e twists do Old Fashioned exploram as nuances de diferentes whiskies.

Por sua ousadia, o Imperial Craft tem figurado nos últimos anos em importantes rankings de bares. Foi eleito o Melhor Bar no Oriente Médio e Ásia duas vezes e está na lista do The World’s 50 Best Bars desde 2015.

Se você gosta de cocktails e pretende um dia visitar Israel, já tem um endereço certo para ir. Mas se gosta de cocktails e não pretende ir, junte-se a nós para apreciar a boa coquetelaria e inspire-se.

IMPERIAL CRAFT

Endereço: Hayarkon Street 66, Tel Aviv, Israel
Telefone: 073-264-9464
Site: www.imperialtlv.com

Você vai gostar de ler!

Aprenda a preparar um drink que muda de cor: BUTTERFLY GIN TONIC

⍟ Em mais uma playlist da Série sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais na coquetelaria, você conhecerá a flor do Feijão Borboleta, que dá ...

Drink el presidente feito com havana club

El Presidente: uma breve história do Manhattan à cubana

⍟ Criado em homenagem a um presidente e aperfeiçoado por outro, este cocktail é quase uma resposta cubana à hegemonia dos drinks à base de whiskey do ...

Série: Drinks com Chivas Regal Scotch Whisky

⍟ Já faz um tempo que caiu por terra o mito de que o Scotch deve ser bebido puro. Aprenda quatro receitas consagradas de cocktails com whisky para fazer o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante