Em que ano você nasceu?






5 drinks com champagne para preparar no Ano Novo

Educacional

⍟ Entre clássicos e autorais, listamos cinco boas sugestões para ser criativo na festa de Réveillon – seja no bar onde você trabalha ou em sua festa particular

Publicado em 12 de dezembro de 2017, às 10h.

Brindar a chegada do Ano Novo com um taça de champagne ou espumante é quase uma tradição mundial. Em diversos países, assim como no Brasil, este tipo de bebida é o preferido para grandes comemorações. Para fazer diferente no Réveillon deste ano, que tal servir drinks com a bebida? O Clube do Barman listou abaixo quatro receitas clássicas com o equilíbrio de sabores cítricos e refrescantes.

Sabemos que o champagne é um vinho espumante feito na região de mesmo nome na França que praticamente se basta. Servida pura, tem uma gaseificação natural. Seu sabor ácido e seco pode ganhar uma nova vida quando combinado em cocktails e seu álcool pode servir de base tanto para a adição de outros spirits quanto para xaropes, sucos, purês e outros ingredientes doces. Há espaço infinito para criação!

Na listagem, também trazemos uma receita de punch, preparada pelo mixologista da Pernod Ricard Brasil Rafael Mariachi. Saia da caixinha e sirva um cocktail diferente para brindar a chegada de 2018, seja em casa com seus convidados ou atrás da barra do seu bar!

BELLINI

O Bellini é um drink clássico que foge da regra das principais receitas com champagne. Ele foi criado no final da década de 1930, no início da Segunda Guerra Mundial, no Harry’s Bar de Veneza, na Itália. Afirma-se que ele teria sido batizado de Bellini inspirado nos tons de uma pintura do artista Giovanni Bellini, que viveu em Veneza no século XVI. Com a popularização deste cocktail no bar italiano, aos poucos ele foi levado para outros países e ganhou fama internacional.

Na Itália, o purê de pêssego utilizado na receita tem um tom rosado, diferente do suco da fruta que costuma-se usar ao redor no Brasil, por exemplo. Também é possível substituir o pêssego por outras frutas, a fim de obter receitas diferentes. Com purê de morango, o drink chama-se Rossini. Feito com suco de tangerina, o resultado é um Puccini.

Bellini

INGREDIENTES

50 ml de Champagne Mumm
100 ml de purê ou suco de pêssego

MODO DE PREPARO

Em uma taça flute previamente gelada, adicione o purê de pêssego e complete com o espumante. Para finalizar, mexa suavemente a mistura com uma colher bailarina.

 

 

 

 

 

 


SPRING PUNCH

Para grandes festas, o punch costuma ser uma boa escolha de cocktail. Feito em grandes quantidades, ele é refrescante e chama a atenção por suas cores vibrantes e pela bowl escolhida para servi-lo. Como sugestão, escolhemos o Spring Punch, receita do mixologista da Pernod Ricard Brasil, Rafael Mariachi.

Entre os ingredientes, este punch leva vodka Absolut Elyx infusionada com chá de lichia dilmah, Champagne Mumm, chartreause e shrub de abacaxi. O suco de tangerina e club soda dão o toque final de resfrescância à receita.

Sirva a bebida em uma taça de vinho convencional ou borgogne.

tangerinaSpring Punch

INGREDIENTES

240 ml de Absolut Elyx vodka com infusão de chá de lichia dilmah
200 ml de Champagne Mumm
100 ml de liquor strega
50 ml de Green Chartreause
150 ml de shrub de abacaxi
300 ml de suco de tangerina
200 ml de club soda

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em uma poncheira com bastante gelo. Misture e decore com capim-santo, caqui desidratado e limão. Sirva em uma taça de vinho ou borgogne.


MIMOSA

Como a França é a terra do champagne, este drink não poderia ter surgido em um local diferente. Afirma-se que esta receita simples, mas equilibrada e refrescante, foi preparada pela primeira vez no Hotel Ritz de Paris, ainda na década de 1920. Devido ao tom amarelado da bebida, o cocktail recebeu o nome de Mimosa, fazendo referência a uma flor bastante comum na Europa, principalmente nos países de clima Mediterrâneo.

Por que servir tanto o Mimosa quanto outros drinks com champagne na taça flute? Porque ela tem o corpo mais alongado e a boca mais estreita, o que ajuda a conservar a gaseificação da bebida por mais tempo, além de realçar os aromas. Como não costumam ser servidos com gelo, a haste também protege a bebida contra o calor das mãos.

Mimosa

INGREDIENTES

75 ml de Champagne Perrier Jouet
75 ml de suco de laranja

MODO DE PREPARO

Em uma taça flute previamente gelada, adicione o suco de laranja e complete com o champagne. Em seguida, mexa suavemente a mistura com uma colher bailarina. Para guarnecer a receita, faça um zest de laranja bahia ou decore a taça com um morango.

 

 

 

 


FRENCH 75

Todos os caminhos dos drinks à base de champagne nos levam a Paris. O French 75, por exemplo, já leva o país no nome. Apesar de cocktails semelhantes já existirem no século XIX, sua receita oficial data da década de 1910. Afirma-se que ele foi criado pelo bartender Harry MacElhone, no balcão do Harry’s New York Bar em Paris – um dos favoritos do escritor americano Ernest Hemingway.

Naquela época, diziam que a combinação do champagne com gin, suco de limão e açúcar tinha um impacto tão forte que era como ser atingido por um tiro do canhão French 75mm. De início, cocktail foi apelidado de 75 e só depois o nome completo passou a ser utilizado. No Savoy’s Cocktail Book, publicado na década de 1930, por exemplo, a receita já aparecia como French 75, o que ajudou a popularizá-la.

Sua simplicidade e charme levaram o drink às telas do cinema.

French 75

INGREDIENTES

60 ml de Champagne Mumm
30 ml de Beefeater London Dry Gin
15 ml de suco de limão siciliano
dashes de simple syrup

MODO DE PREPARO

Complete uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicione gin, suco de limão e simple syrup. Agite e coe a mistura para uma taça de espumante.

 

 

 

 

 


KIR ROYALE

É um drink clássico, aperitivo, composto por apenas dois ingredientes: champagne e crème de cassis. De origem francesa, ele é uma variação mais refrescante do tradicional Kir – feito com vinho branco ao invés do champagne. Se levarmos a receita à risca, o Kir Royal não é um cocktail servido com gelo. Por isso, mantenha as garrafas dos ingredientes sob refrigeração antes de servir, assim como a taça flute.

Na receita padronizada pela International Bartenders Association (IBA), pede-se 10 ml de crème de cassis. No entanto, os franceses costumam adicionar um pouco mais do ingrediente ao drink, para conseguir um visual mais avermelhado e saboroso. Experimente!

Kir Royal

INGREDIENTES

90 ml de Champagne Perrier Jouet
10 ml de crème de cassis

MODO DE PREPARO

Adicione o crème de cassis a uma taça flute e complete com o champagne.

Você vai gostar de ler!

chivas xv cover - chivas regal

Chivas XV: todo o glamour do whisky finalizado em barris de cognac

⍟ Lançado oficialmente no início deste mês, o novo produto da família Chivas Regal está à venda em lojas Duty Free até outubro Publicado em 16 de ...

cubq vermelho - divulgação

Exposição em homenagem a Hitchcock servirá drink especial no MIS

⍟ Inspirado no universo de suspense do cineasta, o CUBQ criou um drink à base de gin que será vendido durante 36 horas ininterruptas na exposição, em ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante