⍟ Evento visa ressaltar a importância do whiskey irlandês nos bares brasileiros; segunda fase acontece nesta segunda-feira (20)
Publicado em 20 de março de 2017, às 12h.
Mais do que apenas uma competição entre barmen, o Jameson Bartenders Ball tem o objetivo de aumentar o conhecimento e o consumo do whiskey irlandês em coquetéis preparados por profissionais da coquetelaria. Essa é uma ação da marca que ocorre no mundo todo e cuja etapa final acontecerá em 26 de maio, na Irlanda.
No mês de fevereiro, bartenders convidados pela Jameson inscreveram suas receitas para participar do concurso e 24 foram aprovados para seguir para as próximas fases. A segunda etapa acontece nesta segunda-feira (20) e reunirá competidores da capital e do interior do estado em São Paulo.
No encontro, os barmen classificados se reunirão para aprender mais sobre o Jameson whiskey e os participantes do interior farão uma rota por alguns bares icônicos da capital paulista, para que possam saber mais sobre sua coquetelaria.
NUANCES DE JAMESON
A grande estrela do concurso é o coquetel. Por isso, cada bartender deve incluir sua receita na carta da casa que representa e nomeá-la “Jameson by + o nome da casa”. O objetivo é que o coquetel atraia a curiosidade dos clientes e conquiste-os pelo sabor do whiskey.
Isso é o que a marca chama de crescimento em 360º: crescem a presença do Jameson Whiskey nas cartas de drinks brasileiras e a valorização dos barmen, além de aumentar a relevância e a qualidade do bar.
Embaixador da marca no Brasil, Lucca Campolina explicou ao Clube do Barman que os profissionais podem preparar até três receitas diferentes durante todo o Bartenders Ball – ou permanecerem com a mesma receita do início ao fim, se assim preferirem.
“Na etapa nacional, nós queremos o sabor do whiskey em destaque no coquetel, evidenciando suas nuances no drink e valorizando o sabor de único de Jameson”, diz.
Já na etapa global o objetivo também é ressaltar o whiskey irlandês, mas valorizando os sabores do país de origem do participante.
PRÓXIMAS FASES
A terceira fase está marcada para abril. Campolina visitará todos os bares participantes, enquanto o mixologista da Pernod Ricard Brasil, Rafael Mariachi, avaliará apenas os coquetéis da capital paulista. No interior, a missão caberá ao mixologista James Guimarães, também da Pernod Ricard Brasil.
A etapa decisiva também já tem data definida: 15 de maio. Na ocasião será escolhida a melhor receita com Jameson e seu vencedor estará classificado para a etapa global do Bartenders Ball.
O bartender vencedor irá a Irlanda com Lucca Campolina. Além de conhecer a destilaria da marca, terá a chance de trocar experiências com barmen do mundo todo. Segundo o embaixador, o ambiente é muito mais divertido e tranquilo do que o de qualquer outro campeonato.
“A competição é uma parte de algo muito maior, que é socializar, conhecer a destilaria e curtir o momento com os outros participantes. Saborear o whiskey direto do barril e conversar com os masters é uma experiência incrível”, explica.
LISTA DE PARTICIPANTES
–Rogério Alvarenga (Sala Especial – São Paulo)
–Junior Alves (No Name – São Paulo)
–Soraya Simões (Sailor Burger – São Paulo)
–Fabio Magueta (Fellows – São Paulo)
–Heverton Luiz (Rey Castro – São Paulo)
–Dio Lucena ( Peppino – São Paulo)
–Renan Tarantino (Nakka Sushi – São Paulo)
–Edson Lago Jr (Lambe-Lambe – São Paulo)
–Felipe Leite (Jiquitaia – São Paulo)
–Stepanhie Marinkovic (Espaço 13 – São Paulo)
–Tom Oliveira (Home SP – São Paulo)
–Hugo Duarte (Cadillac Burguer – São Paulo)
–Francis Ribeiro (Zurich Analia – São Paulo)
–Lucas Lima (Casa Berolli – São José do Rio Preto)
–Thiago Costa (Khea Thai – São José do Rio Preto)
–Edgard da Silva Jr (Lol Sport e Bar – Ribeirão Preto)
–Guilherme Araújo (Vidottinho – Campinas)
–Rodrigo Ferraz “KBLO” (Bar do Nicola – Campinas)
–Vanderlei Nunes (Brexó – Campinas)
–Francisco André da Silva “Pikeno” (Rock ‘n Road – Campinas)
–Fernando Elias (Piola Cambui – Campinas)
–Guilherme de Matos (Vila Dionísio RP – São José do Rio Preto)
–Julio Cesar (Chico Barrigudo – São José do Rio Preto)
–Marcos Paulo Candeloro (Vila Dionísio Ribeirão – Ribeirão Preto)