Em que ano você nasceu?





Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

Educacional

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma colaborativa

Assim como muitas marcas de whisky, gin e outros destilados confiam sua fórmula e sua qualidade a um único expert, o mesmo acontece com o rum. No caso de Havana Club, a diferença é que ao invés de um único profissional, eles contam com cinco maestros roneros, ou seja, os mestres de rum. A partir do encontro de saberes destes especialistas é que é produzido o Havana Club Selección de Maestros, lançado em 2012 e vendido no Brasil em garrafas de 700ml, com graduação alcoólica de 45%.

Ao se debruçarem sobre a produção dos mais diversos rótulos de Havana Club, os maestros roneros criam uma série de blends de rum que dão origem aos rótulos finais, carregando consigo sabor, aroma e envelhecimento únicos. Quando se deparam com um destes blends especiais, os mestres os armazenam para criarem, uma vez ao ano, o blend colaborativo do Selección de Maestros.

Audrey Hands, embaixadora global de Havana Club, explica que essa é uma das características mais interessantes do rótulo: “nós temos o costume de dizer que este é o rum mais democrático da marca, porque se um dos maestros não aprova o blend final, eles voltam às etapas anteriores até atingirem um produto de excelência que agrade a todos”.

havana club selección de maestros
Saboroso e versátil, o Selección de Maestros pode ser apreciado puro, on the rocks e também em cocktails

PRODUÇÃO E DIFERENCIAL

Como um bom rum ligero, com toda a herança do estilo espanhol, o Havana Club é produzido a partir da fermentação do melaço da cana-de-açúcar colhida na ilha, depois destilado em colunas e envelhecido triplamente em barris individuais de carvalho americano (usado previamente na produção de bourbon e whisky). A opção por envelhecer em barris individuais se dá para garantir que toda a bebida seja envelhecida igualmente – o que não é possível controlar no sistema de soleras.

Esse rótulo passa por um processo de maturação diferenciado. Primeiramente é envelhecido em barris mais velhos de carvalho branco e, quando o rum final é misturado ao blend, é finalizado em barris mais jovens, especialmente selecionados.

Para alcançar o equilíbrio de sabores, punch alcoólico e encontrar um ponto perfeito para este rum, os cinco maestros o engarrafam a 45% de graduação alcoólica – algo bastante superior à média dos demais rótulos da marca. Assim, asseguram uma bebida encorpada, de sabores marcantes e toque aveludado ao paladar.

“Produzir um rum como o Selección de Maestros é uma responsabilidade enorme”, sinaliza a embaixadora global. “Para ser maestro ronero, é preciso ser aprendiz por 15 anos, ser um especialista na produção da bebida. Quando a experimentamos, sentimos o equilíbrio perfeito entre álcool, sabor, e aromas”.

Você pode aprender mais sobre a produção de rum em Cuba nesta matéria:

Os segredos e o sucesso da produção de rum em Cuba

SABOROSO E VERSÁTIL

Ao conhecerem o Havana Club Selección de Maestros, é comum que muitos profissionais sirvam a bebida apenas em doses no balcão ou o indiquem para a harmonização com charutos. Porém, a verdade é que este rótulo é leve e rico em sabores que podem ser facilmente combinados em cocktails autorais, clássicos ou releituras.

De acordo com Audrey Hands, os bartenders podem utilizar a imaginação para explorar as diferentes notas desta bebida e indica algumas de suas preparações favoritas como fonte de inspiração: El Presidente (Manhattan cubano à base de rum), Old Fashioned, um highball com tônica ou também servido apenas com gelo e suco de maçã.

ANÁLISE SENSORIAL

Cor: Tonalidade âmbar com fundo avermelhado.

Aromas: Noz-pecã tostada, especiarias e elementos amadeirados.

Sabor: Bastante arredondado e complexo, com notas de cacau, café, tabaco doce e especiarias escuras.

Finalização: Agradável, com carvalho defumado, especiarias e frutas com caroço.

Agora que você já conhece o Havana Club Selección de Maestros, descubra os estilos de rum e suas particularidades:

Os estilos de rum, seus sabores e usos na coquetelaria

Você vai gostar de ler!

como utilizar chás

Como utilizar chás, infusões, blends e tisanas nos seus cocktails

⍟ Nem tudo aquilo que chamamos de chá realmente é. A cultura e tradição desta bebida é milenar e está focada em uma espécie de plantas, chamada ...

espresso martini perfeito servido em taça no fundo escuro

7 dicas para fazer o Espresso Martini perfeito

⍟ Considerado um clássico contemporâneo, o Espresso Martini deu a volta por cima e voltou a ser uma estrela nas cartas ao redor do mundo. Nesta matéria, ...

chá e bule sobre a mesa na 1ª Semana da Cultura do Chá

Híbrida, a 1ª Semana da Cultura do Chá no Brasil aborda história, mixologia e mais

⍟ Evento terá palestras, degustações, aulas, exposições e outras atividades relacionadas ao chá programadas no Instagram e também no encontro ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante