fbpx
Em que ano você nasceu?






Scarfes Bar: caricaturas etílicas no centro de Londres

Europa Mundo afora
scarfes-bar-rosewood-londres

⍟ Todos os caminhos da coquetelaria levam a Londres. No coração da cidade, o Scarfes Bar reúne em sua carta o que há de mais icônico entre as celebridades inglesas em cocktails autorais

Publicado em 23 de abril de 2018, às 12h.
Scarfes Bar Rosewood London
Entre sofás aconchegantes e livros, bons drinks (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

Das mãos do cartunista britânico Gerald Scarfe saem o desenhos que decoram as paredes e adornam as páginas do novo menu de cocktails do bar que leva seu nome e sua assinatura. As criações etílicas, por sua vez, são fruto da imaginação do head bartender da casa, Greg Almeida e seu time de mixologistas. No último dia 16, o bar do Hotel Rosewood London apresentou sua nova carta autoral, com 18 caricaturas de personalidades inglesas da última década. Sim, os cocktails são a caricatura etílica de famosos, uma tradução de suas personalidades e características marcantes, traduzidas em visual e sabor, dentro e, às vezes, fora do copo.

As homenagem vão desde músicos como Sir Paul McCartney até personagens fictícios, como o interpretado pelo ator Ricky Gervais na sitcom The Office. O mais atual deles é o Príncipe Harry, que ganhou um caricatura em formato de bebida com um dos mais nobres whiskies escoceses: Chivas Regal Royal Salute.

O que chama atenção em uma carta tão atrevida e dona do ríspido humor inglês é o uso de elementos da gastronomia molecular em cada um dos drinks, a fim de provocar sensações singulares. Isto se deve, sobretudo, ao background profissional de quem está no comando da equipe. Greg Almeida é um mixologista jovem, mas já soma cerca de dez anos de carreira atrás da barra e é possuidor de um pensamento bastante estratégico. Embora sempre tivesse o sonho de ser barman, como já afirmou em diversas entrevistas, resolveu começar sua formação pela gastronomia. “Na minha mente, eu queria entender como funcionavam os sabores primeiro dentro de uma cozinha”, disse certa vez.

Por isso, não se espante ao encontrar um ‘lanchinho’ em cima do Office Gossip, um Negroni feito à base de gin com um fat-wash de abóbora, couve flor grelhada, cominho e vinho do Porto. A criação faz uma brincadeira com a declaração de Rick Gervais sobre ser um ‘flexitariano’, ou seja, alguém que por vezes assume uma dieta vegetariana e por outras, não.

ESSÊNCIA, DENTRO E FORA DO COPO

Buscar traços que se traduzissem na essência de algumas celebridades da terra da rainha era o grande desafio do menu. Assim, a equipe do bar resolveu ir além do sabor e do aroma, buscando também elementos visuais que compusessem a caricatura final. Como resultado, há cocktails na carta que se tornaram verdadeiras obras de arte.

Um deles é o Zingy Stardust. Zingy, não Ziggy! Todavia, a homenagem continua sendo para um dos símbolos do rock britânico, David Bowie.

A ideia da bebida surgiu a partir do twist de um Gimlet, feito à base de vodka Absolut Elyx, mas com uma acidez bastante acentuada por outros insumos como a combava (limão asiático), zara lebu (espécie de limão com pouquíssimo sumo) e capim limão.

scarfes-bar-cocktail-2018-zingy-stardust-22
Uma homenagem à quem? (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

Mas a surpresa está no fundo da taça coupe, que tem uma pintura metálica bicolor, remetendo ao raio utilizado na icônica maquiagem de Bowie no álbum Aladdin Sane.

Outra voz homenageada no menu do Scarfes Bar é da cantora de soul e jazz music, Amy Winehouse. Falecida em 2011, seu visual ficou conhecido pela maquiagem marcante, cabelos negros e batom vermelho. Estas características foram traduzidas tanto no copo quanto no garnish e em outros elementos de aroma e sabor.

Grande empresário britânico e fundador do grupo Virgin, Richard Branson tem, entre suas posses, uma ilha privada de luxo no Caribe, chamada de Necker Island.

Em referência ao local e ao gosto refinado do businessman, a equipe do Scarfes criou o cocktail Neck It.

scarfes-bar-richard-branson-drink
Neck It, em homenagem à ilha do empresário britânico Richard Branson (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

Sua receita leva rum caribenho envelhecido, Jameson’s Redbreast Lustau Whiskey (envelhecido em barris de vinho Jerez espanhol), vinho de bananas, marzipã, guarnecido com folhas de figueira e um spritz cítrico. O toque pessoal também está no copo, que leva a caricatura do empresário.

scarfes-bar-cocktail-2018-off-the-market-2
19 de maio de 2018 é a data do casamento de Harry e Megan Markle. Um drink para um homem sério. (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

O cocktail mais recente da carta – partindo do ponto de vista histórico – é o Off The Market. Cada mixologista da casa criou um drink fazendo referência à realeza britânica. ‘Fora de mercado’ é uma metáfora da mudança de vida do Príncipe Harry, que se casará no mês que vem com a artista americana Megan Markle.

O casamento real põe fim a vida de festas e diversão do príncipe solteiro. O Off The Market leva Whisky Chivas Regal Royal Salute 21 Anos, açafrão, figos da região de Algarve (Portugal) e uma finalização de gengibre.

scarfes bar 4 drinks
1 – On Yer Bike, uma caricatura do político Boris Johnson. 2 – High Wasted, em referência ao executivo britânico Simon Cowell. 3 – The Booyakasha, em paródia ao personagem humorístico Ali G. 4 – Back To Black, para celebrar o legado da cantora de jazz e soul music, Amy Winehouse.

BIBLIOTECA ACONCHEGANTE

Um salão com livros, estantes, sofás e luminárias – ambiente perfeito para saborear um bom drink (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

Ao invés de oferecer um ambiente vibrante e agitado na noite londrina, o Scarfes optou por um ambiente mais intimista.

Grandes poltronas e sofás acomodam os clientes ao lado de enormes estantes de livros em madeira, abajures, luminárias e quadros com caricaturas de Gerald Scarfe. Tudo para passar a impressão de que as pessoas são visitas do cartunista em sua própria casa.

No menu, nada de pratos muito grandes. O Scarfes prima por finger foods e aperitivos finos que harmonizem com a proposta de sua carta de drinks.

scarfes-bar-food-plymouth-gin-cured-loch-duart-scottish-salmonn
Salmão escocês curado com Plymouth Gin e outras ervas (Foto: Scarfes Bar/Divulgação)

Assim como na coquetelaria, a gastronomia da casa também explora sabores e texturas diferenciadas através das técnicas moleculares. Entre as opções, há alguns tipos de pães, pequenas porções de legumes, tartares e também peixes, como uma porção de salmão escocês curado com Plymouth Gin e outras ervas, servidos sobre uma pedra.

Você vai gostar de ler!

nosso ipanema

Nosso promove degustação sensorial de rum em setembro

⍟ Bar carioca especializado no destilado de cana de açúcar colocará cinco tipos de rum à prova no próximo dia ...

Frank Bar - Bloodhound drink - Foto Leo Feltran - Agosto 2018

Frank Bar se inspira em minimalismo japonês em nova carta de cocktails

⍟ Em nome da reinvenção, Spencer Amereno buscou referências para novo menu nos detalhes e sutilezas da tradicional coquetelaria ...

Derivan de Souza

A Coquetelaria ao Alcance de Todos, por Mestre Derivan

⍟ Obra de Mestre Derivan de Souza é um primeiro empurrão para quem está começando a conhecer o universo do bar Publicado em 17 de agosto de 2018, às 17 ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante