Em que ano você nasceu?






Campeonato para quê?

Hard Shake

⍟ As ambições que movem o ser humano são, com certeza, motivo para horas de análise. Mas é unânime que todo processo que visa um objetivo acaba colecionando outros ganhos no caminho. No mundo do bar, não é diferente.

Publicado em 08 de janeiro de 2018, às 1oh.

Os caminhos que levam um bartender a decidir se inscrever em uma grande competição de coquetelaria são os mais diversos: reconhecimento, superação, grandes gratificações. O prêmio da etapa regional do Beefeater MIXLDN, por exemplo, é uma passagem para a final mundial, em Londres. Lá, o primeiro colocado brasileiro compete com outros vencedores de etapas nacionais pelo prêmio máximo: destilar sua própria versão limitada de Beefeater Gin em parceria com Desmond Payne, destilador com 50 anos de carreira e vasta experiência na indústria do gin. Metade dela dedicada exclusivamente à produção de Beefeater. Só isso já deveria ser o suficiente para desafiar qualquer barman do país a tentar uma vaga entre os finalistas. Além destes, existem outros porquês. Abaixo listo algumas etapas e ganhos que não estão entre os prêmios, mas fazem com que os competidores saiam mais maduros, mais experientes e mais engajados na coquetelaria do que quando se inscreveram no campeonato.

A BUSCA PELO COCKTAIL PERFEITO

Após ler o regulamento completo e compreender o objetivo da competição, começa o processo de pesquisa. Nesta etapa, o participante busca diversas informações sobre coquetelaria, sobre a marca e sobre os ingredientes do drink. O que não é utilizado na receita final, continua sendo conhecimento adquirido.

BATERIA DE TESTES

Não é todo dia que nós conseguimos parar para fazer testes com nossas receitas. Mesmo porque não é todo dia que nos permitimos errar. Tentativa e erro fazem parte do processo de aprendizado, então mãos à obra! Faça anotações sobre os ingredientes e etapas do cocktail e teste até chegar no resultado desejado.

FAÇA SEU NOME

É fato que, enquanto estamos atrás do balcão, conhecemos muitas pessoas, contamos e ouvimos histórias. Apesar disto, ficamos restritos a um só local, o que limita muito a divulgação do trabalho de um bartender. Utilize a oportunidade de uma competição para mostrar seu trabalho e fazer seu nome além dos limites de sua barra. O bom profissional sempre se torna referência naquilo que faz.

CONHEÇA SEUS PARES

Acabamos de falar sobre o balcão e como ele é capaz de aproximar as pessoas. Por outro lado, ele também atrapalha um pouco na hora de conhecermos outros bares e barmen. Nos campeonatos, esse problema é resolvido. Ele é uma boa oportunidade para troca de experiências com colegas de todo o país ou mesmo de outras partes do mundo.

MAIS AMOR, POR FAVOR

Somos todos apaixonados por nossa profissão. É essa paixão que nos move em muitos momentos de cansaço e dificuldade e faz com que nosso trabalho dê bons frutos. Os campeonatos criam uma atmosfera que renova, e muito, essa paixão pela profissão e pelo que fazemos. Nada mais justo que usar o seu bar para espalhar cada vez mais amor.

NÃO EXISTE VENCEDOR SEM BILHETE

Por fim, só ganha quem aposta. Sem bilhete, não tem vencedor nem em bingo de bairro. Portanto, não se deixe intimidar por competidores mais experientes. Todos eles começaram de alguma forma. E não se permita abater por suas limitações: elas podem ser motivo de medo e insegurança, mas os que alcançam o pódio são apenas aqueles poucos que seguem o caminho com medo mesmo.

 

João Morandi

Mixologista da Pernod Ricard Brasil, estudou Ciências da Gastronomia em Hong Kong e prestou consultoria para diversos bares pelo Brasil. Hoje ministra treinamentos e atende bares da Região Nordeste.

 

As opiniões expressas neste artigo não representam necessariamente a opinião do Clube do Barman ou da Pernod Ricard Brasil e são de completa responsabilidade de seu autor.

Você vai gostar de ler!

DRINKS COM GRENADINE VIDEOAULA CLUBE DO BARMAN

Três drinks preparados com grenadine

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Coqueteleira  –  Jigger  –  Taça Cocktail  –  Taça Coupe  –  Zester  –  Faca  – Tea ...

Finalistas do Chivas Masters 2018

Confira os cinco barmen finalistas do Chivas Masters 2018

⍟ Bartenders finalistas foram escolhidos pelo júri formado pela embaixadora da marca e os mixologistas da Pernod Ricard Brasil durante o Mês Chivas. As ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante