Em que ano você nasceu?





8 curiosidades sobre champagne para celebrar sua data mundial

Educacional

⍟ Em 23 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Champagne. Abra sua garrafa favorita, sirva seus convidados e conheça algumas curiosidades sobre a bebida

Quando o assunto é champagne, existem aqueles que defendem com unhas e dentes a teoria de que a bebida precisa ser consumida pura, enquanto outros preferem utilizá-la em cocktails. Porém, a preferência não importa, os bons champagnes são versáteis e brilham qualquer contexto. Neste Dia Mundial do Champagne, o Clube do Barman convida você a fazer uma viagem por algumas das curiosidades de duas maisons mundialmente famosas: Perrier-Jouët e GH Mumm.

Essas casas bicentenárias guardam segredos em suas caves, influenciaram artistas, escritores, reis, rainhas e desafiaram até mesmo a gravidade zero. Cada detalhe torna o champagne uma bebida ainda mais interessante.

Veja a seguir oito curiosidades sobre champagne para aumentar seu repertório sobre a bebida:

1 – Maior acervo de Art Nouveau

O Art Nouveau foi o movimento artístico e arquitetônico que ganhou fama no final do século XIX, caracterizado pelo uso de linhas longas, ondulantes e assimétricas em suas obras, muitas vezes apresentando elementos que lembram formas da natureza. Essa descrição te lembrou alguma coisa? Se a resposta foi Perrier-Jouët, você acertou.

Como uma casa de champagne que respira o melhor da arte e da cultura francesa, sua maison não poderia ser mais nada senão um espaço de alto requinte artístico. Isso é provado ao fazer uma visita à maison de Epernay, que abriga o maior acervo de Art Nouveau em toda a Europa.

mobília de art neuveau de perrier jouet
O Art Nouveau está por todos os lados, desde a mobília, até os lustres e o resto da decoração.

2 – Número 1 em vendas na França

A França não  seria o mesmo país sem o champagne e o cognac. Com pequenos bares, bistrôs e restaurantes em todas as esquinas, a Cidade Luz é uma grande consumidora da bebida. Entre todas as centenas de marcas vendidas no país, GH Mumm é a campeã de vendas em volume no país, prova de que a bebida é uma paixão nacional.

curiosidades sobre champagne mumm
Prateleiras que encantam os franceses são assim.

3 – Criação do champagne seco

Assim como ocorre em outras bebidas, o álcool do champagne vem da quebra dos seus açúcares. Mesmo assim, a bebida naturalmente carrega outros açúcares responsáveis por torná-la agradável ao paladar. Neste cenário, a maison Perrier-Jouët foi a precursora na ideia de reduzir a quantidade de açúcar em seus vinhos.

Nascia, assim, o primeiro vinho seco, eternizado como o famoso Perrier-Jouët Grand Brut de 1856.

4 – Total de 25km de caves subterrâneas

As caves são os corredores onde as maisons guardam aquilo que possuem de mais valioso: suas garrafas. Elas ficam localizadas no subterrâneo para melhor conservar a temperatura do champagne, a fim de que ele passe por sua última etapa de envelhecimento antes de chegar ao bar. Como longos labirintos, as caves de GH Mumm têm mais de 25 km de extensão e armazenam um pouco mais de 26 milhões de garrafas.

Assim como os campos de cultivo das uvas que tornam GH Mumm uma bebida única são abertos para visitação turística, muitas caves também podem ser visitadas.

cave de gh mumm
Este labirinto de caves subterrâneas guarda mais de 26 milhões de garrafas de champagne.

5 – Estética brasileira em garrafa de Rosé

O artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos fez uma colaboração histórica para Perrier-Jouët em 2014. Ele criou 240 garrafas customizadas exclusivas para o Belle Epoque Rosé da safra de 2005. Colocando toda sua criatividade em ação, mas respeitando a delicadeza floral típica da maison, criou motivos floridos que acompanham um beija-flor.

A inspiração de Vik Muniz foi a forte conexão da marca francesa com a natureza. Além das ilustrações, ele trabalhou com finalizações em dourado que conferiram maior tridimensionalidade ao design. A garrafa que é referência para a marca há mais de cem anos foi criada por outro artista, o vitralista Émile Gallé – provando que Perrier-Jouët respira a arte.

garrafa de perrier-jout belle epoque rosé 2005
Garrafa com design brasileiro levou ao mercado uma das expressões mais delicadas da coleção Belle Epoque.

6 – Gravidade zero

GH Mumm foi a primeira casa de champagne a criar uma garrafa exclusiva para ser degustada em gravidade zero. Sim, você leu corretamente. Três anos de experimentação, pesquisa e desenvolvimento foram necessários para a inovação da marca em direção ao que parecia impossível. O astronauta francês Jean-François Clervoy, o especialista em físico-química da efervescência de champanhe Gerard Liger-Belair e Octave de Gaulle da Spade e sua equipe, conseguiram manter os padrões do champagne “terrestre” do Mumm Grand Cordon para as condições extremas do espaço.

O lançamento foi tão inusitado quanto a sua criação, em 2018. Embaixador internacional da marca, o atleta Usain Bolt participou de uma experiência de gravidade zero para experimentar o Mumm Grand Cordon Stellar. O resultado foi espetacular.

7 – Maiores fãs de Perrier-Jouët

Champagne tão icônico como Perrier-Jouët não poderia ter fãs mais ilustres. Desde sua criação, estão entre os bebedores mais aficionados figuras como a princesa de Mônaco Grace Kelly, que fazia questão de servi-lo em suas celebrações oficiais. Outra mulher apaixonada pelas borbulhas dessa maison foi a Rainha Vitória, que ocupou o trono do Reino Unido no século XIX.

Oscar Wilde, escritor brilhante por trás do romance ‘O Retrato de Dorian Grey‘ também era um apreciador da bebida. Entre contos, dramas e poemas que marcaram o século XIX, o autor não dispensava uma boa taça de champagne.

grace kelly e frank sinatra
Grace Kelly bebericando seu champagne favorito ao lado de Frank Sinatra em ‘High Society’.

8 – Queridinha da realeza britânica

O selo Royal Warrant é uma tradição inglesa de reconhecer empresas que forneceram bens e serviços por pelo menos cinco anos para a Rainha Elizabeth II, Príncipe Philip ou Príncipe Charles. Se a realeza britânica reconhece um produto como digno de seu selo de aprovação, quem é que pode questionar?

Do total de nove casas de champagne favoritas da rainha e seus filhos, GH Mumm é uma delas, marcando presença nas festas, jantares e demais confraternizações reais. E a melhor parte disso é que bares do mundo todo podem servi-lo também, compartilhando todo o requinte da família real.

As maisons de champagne são verdadeiras atrações turísticas para os amantes da bebida. O cognac também, atraindo visitantes de todo mundo até a França para conhecer sua destilaria. Saiba mais sobre a casa de Martell:

Para amantes de cognac: conheça os roteiros de visitação à destilaria de Martell

Você vai gostar de ler!

Episódio 6 – Blends e envelhecimento de whiskies

⍟ Blends são as expressões mais ricas do universo de sabor dos whiskies escoceses. Saiba como são criados e conheça a influência do envelhecimento em ...

capa do livro star trek cocktails

Star Trek Cocktails: uma aventura etílica por galáxias desconhecidas

⍟ Embarque em uma viagem intergaláctica para conhecer e provar alguns dos mais drinks mais famosos entre os personagens de Star Trek Você já teve ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante