Em que ano você nasceu?





Yeoman Warders Club: o pub secreto dos Beefeaters em Londres

Europa Mundo afora
fachada do Yeoman Warders Club

⍟ O pub mais exclusivo de Londres é do tamanho de uma quadra de tênis e só pode ser acessado por 37 membros e seus convidados. Saiba mais sobre o Yeoman Warders Club e seus frequentadores, os beefeaters.

Quando o sol se põe na Torre de Londres e os turistas vão embora, é a hora de dar início a um dos rituais mais antigos dos seus guardas: a Cerimônia das Chaves. Depois de trancar todas as portas e acessos à torre, chega a tão esperada hora de descansar. Uma pequena porta de cor azul clara próxima à torre sinaliza o Yeoman Warders Club, um pub que não é tão secreto – muitos sabem de sua existência – mas que com certeza é exclusivo. Somente os 37 guardas e seus convidados podem entrar.

Também conhecidos como beefeaters, eles servem como guardas da Torre de Londres desde 1485, no reinado de Henrique VII, o primeiro rei Tudor. Embora sejam chamados de beefeaters, seu título oficial é muito maior: Carcereiros do Palácio Real de Sua Majestade e da Fortaleza da Torre de Londres, Membros da Guarda do Soberano e da Guarda Extraordinária Yeoman.

guardas da torre de londres e turista
Guardas recepcionando turistas na Torre de Londres (Foto: Neil Hall/Reuters)

Seus trajes nas cores vermelha e dourada em homenagem aos Tudors mudaram pouco no decorrer dos séculos, variando também entre outra versão azul marinho, mas suas responsabilidades sofreram mudanças importantes. Originalmente, os yeomans eram encarregados ​de guardar os prisioneiros da Torre e proteger as joias da coroa; hoje, por outro lado, servem mais como guias turísticos e motivo para inúmeras fotos. Mas ainda assim se mantêm como grandes figuras ao lado da guarda real.

Além de contar os segredos sobre as histórias que aconteceram portões adentro, os beefeaters também vivem ali com suas famílias durante todo o tempo de serviço. E, muito embora o pub seja destinado somente aos guardas, existem raras ocasiões em que ele abre suas portas para o público, como no final de semana do London Open House.

PUB OU MUSEU?

Não é raro que alguém questione se o Yeoman Warders Club é um pub ou um museu sobre o trabalho feito pelos guardas da torre há mais de 500 anos. No interior do lugar, que tem a dimensão de uma quadra de tênis, é possível encontrar uniformes antigos dos beefeaters, tapeçarias com estampas oficiais da Família Real, pinturas, fotos, miniaturas, medalhas e até mesmo o machado de Yeoman Gaoler, que foi um guarda de muito prestígio no local por 50 anos – ele se aposentou em 2019.

machado beefeater
Machado do Yeoman Gaoler, que serviu a guarda por 50 anos (Foto: Neil Hall/Reuters)

Outro item que chama atenção é um conjunto de canecas prateadas guardadas cuidadosamente em um armário de vidro no pub. Elas são usadas em um ritual bastante tradicional no Yeoman Warders Club para a iniciação de novos guardas. Cada um dos beefeaters têm uma caneca, e eles fazem um brinde aos novos recrutas em torno de uma grande tigela de vinho do porto. Na ocasião, os novatos juram lealdade e todos fazem um brinde dizendo a frase: ‘Que você nunca morra como Guardião Yeoman.’

Nas paredes do pub, também estão documentos históricos. Um deles é a assinatura do integrante do partido nazista alemão, Rudolph Hess. Ele ficou detido sob guarda dos beefeaters na Torre de Londres em maio de 1941 após um pouso de avião forçado na Escócia.

Para finalizar, os próprios estofados vermelhos do bar trazem estampas com brasões e outros símbolos que remetem à realeza britânica e o trabalho feito pelos guardas ao longo dos últimos séculos.

Guarda servindo copo no Yeoman Warders Club
Vai um pint de uma cerveja da casa aí? (Foto: Neil Hall/Reuters)

O QUE BEBER NO YEOMAN WARDERS CLUB?

Como um bom e verdadeiro pub inglês, o Yeoman Warders Club não poderia ter outra coisa senão cerveja. Não daquelas que podem ser encontradas em qualquer bar da cidade, mas especiais e feitas exclusivamente para eles.

Os rótulos próprios são dois: Beefeater Bitter, uma Fine English Ale com 3,8% de graduação alcoólica; e a Yeoman 1485, uma cerveja tipo lager com 4 % de álcool. O ano que leva em seu nome diz respeito ao início do trabalho da guarda real. As duas são produzidas na região de Staffordshire pela cervejaria Marston’s, e você não vai encontrá-las em outro local.

Porém, nem só de cerveja vivem os guardas da torre de Londres. O pub também tem um bom estoque da bebida que homenageia os guardas em seu nome: Beefeater London Dry Gin. Então, é possível pedir um ou outro drink para os colegas de trabalho que se revezam no atendimento do bar.

cervejas servidas no Yeoman Warders Club
Servidas on tap, as duas estrelas do pub: Beefeater Bitter e Yeoman 1485 (Foto: Neil Hall/Reuters)

Yeoman WarderCOMO SE TORNAR UM BEEFEATER

Ao conhecer um pub tão exclusivo como este, você pode estar se perguntando como é o caminho das pedras para se tornar um Yeoman Warder e poder tomar uma cerveja após o expediente. Acredite, este privilégio requer uma vida dedicada à Família Real. É algo difícil, mas que pode ser recompensador.

Primeiramente, porque não há vagas abertas para se tornar um Beefeater – atualmente existem somente 37 em serviço e, quando um deles decide se aposentar, vende seu cargo para outro. Isso mesmo, ele vende. Quando um guarda morria no passado, a coroa ficava com seu dinheiro.

Além disso, o perfil desejado para um candidato a trabalhar como um Yeoman Warder inclui ter 22 anos de serviço militar britânico em seu currículo, ter conquistado pelo menos o posto de Oficial Subordinado e possuir uma Medalha de Longo Serviço e Boa Conduta.

Se alguém preencher todos os requisitos e a sorte estiver ao seu favor, o happy hour no pub estará garantido.

Agora que você já conhece os segredos do Yeoman Warders Club, saiba como usar as curiosidades de Beefeater Gin para vender mais no seu bar:

Como usar as curiosidades de Beefeater Gin como argumento de venda no bar

Você vai gostar de ler!

Episódio 6 – Blends e envelhecimento de whiskies

⍟ Blends são as expressões mais ricas do universo de sabor dos whiskies escoceses. Saiba como são criados e conheça a influência do envelhecimento em ...

capa do livro star trek cocktails

Star Trek Cocktails: uma aventura etílica por galáxias desconhecidas

⍟ Embarque em uma viagem intergaláctica para conhecer e provar alguns dos mais drinks mais famosos entre os personagens de Star Trek Você já teve ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante