Em que ano você nasceu?





Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

Educacional

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de trabalho

Mente sã, corpo são. Esse é uma frase antiga que relaciona algo que muitos profissionais tendem a esquecer com o passar dos anos: as saúdes mental e física andam sempre juntas e nenhuma delas pode ser negligenciada. Porém, as jornadas de trabalho no bar são extensas e requerem mais do que apenas habilidades técnicas, mas também energia, bom humor, concentração e habilidades para a resolução de problemas. Por isso, o Clube do Barman separou algumas dicas de preparação mental para garantir dias (ou noites) de trabalho mais leves, saudáveis e significativos.

Um approach eficaz para desenvolver o bem-estar nas atividades do bar é estar concentrado sempre no aqui e agora, também conhecido como mindfulness, com atenção ao cumprimento de cada tarefa, na execução de cada drink, na preparação de cada insumo e na conversa com cada cliente. Manter-se atento ao momento presente evita distrações, confusões, mau humor e principalmente aquela sensação de ações mecânicas, automáticas, sem envolvimento emocional com o que se está fazendo no momento.

homem e mulher fazendo preparação mental e física
Relaxamento, meditação e esportes também ajudam na preparação mental (Foto: Cottonbro/Pexels)

Esse é um approach importante não só para os turnos no bar, mas para a vida fora dele também. Estar presente físico e mentalmente em todas as atividades torna as atividades e as relações mais prazerosas, garantindo que você dê o seu melhor até mesmo nas situações mais desafiadoras.

Confira 4 dicas de preparação mental específicas para a jornada de trabalho no bar:

1. CRIE RITUAIS DIÁRIOS

Rituais ajudam o cérebro a entender diferentes momentos da nossa rotina e se preparar para cada um deles. É possível que você já tenha alguns e sequer tenha reparado. Um exemplo é acordar, lavar o rosto e escovar os dentes. Outro, colocar o pijama, deitar na cama e desligar o abajur. Ou ainda, fazer um carinho em todos os seus pets antes de sair de casa.

Para colocar o seu cérebro no modo ‘jornada atrás da barra’, você pode criar um ritual novo ou adaptar algum que já faz parte da sua rotina, como se alongar, tomar banho, se arrumar, colocar seus materiais de bar dentro da mochila; ou ajustar o seu avental e colocar um broche de cocktail; organizar sua bancada com os materiais que você mais gosta; criar um aperto de mão diferente com os colegas de barra para o início do expediente. As opções são muitas, use sua criatividade.

2. OUÇA MÚSICAS

Não é segredo que as músicas têm o poder de mudar o nosso humor, então por que não utilizá-las a favor da sua preparação mental? Ao invés de colocar o seu player em modo aleatório e correr o risco de se deixar levar por faixas tristes que lembram um antigo amor ou uma época dolorosa da vida, crie uma playlist com músicas que te coloquem para cima, diminuam sua ansiedade, aumentem sua energia e te deem vontade de dançar.

Se você prefere explorar o desconhecido, os aplicativos de músicas já têm uma série de playlists com moods diferentes: Festa Brasileira, Rock ‘n’ Run, Manhã Relax, Jazz Tranquilo, Samba & Água Fresca, entre várias outras.

Sabores, melodias e histórias: a coquetelaria na música!

3. EXERCITE SUA MENTE E CRIATIVIDADE

A mente criativa é uma mente relaxada, flexível e despreocupada. Se você tem algum hobby artístico, como a escrita, a pintura, a costura, a jardinagem, o teatro, a música, a ilustração, exercite-o com frequência. A arte, além de nos conectar com nossas emoções, também nos ajuda a desenvolver habilidades importantes como a paciência, o controle do tempo, a memorização, a resolução de problemas, e abre a cabeça para novas possibilidades.

Quem sabe você não consegue usar sua criatividade artística no bar também? Estar com a mente sempre cansada nos impede de criar novas receitas, soluções, designs e experiências.

4. DEFINA PRIORIDADES PARA O TURNO

Com a mente descansada e atenta ao presente, defina prioridades para o turno daquele dia. Pode ser que você esteja há semanas tentando finalizar um cardápio novo, testando um xarope diferente ou esteja procrastinando a contagem do estoque de bebidas. Não se deixe levar pela rotina e mantenha suas prioridades em dia: anote cinco atividades essenciais em um post-it e cole-o em um lugar visível para você.

Antes do bar abrir ou em momentos de menor movimento, aproveite para cumprir suas tarefas. A disciplina é um dos maiores trunfos para um bom bartender, e ser capaz de dar pequenos passos todos os dias, é uma receita para o sucesso profissional.

Agora que você já sabe como fazer a preparação mental para começar seus turnos de forma mais leve e consciente, saiba como manter uma rotina de sono saudável:

Como conciliar a rotina de trabalho no bar com sono de qualidade

Você vai gostar de ler!

márcio silva uma das pessoas mais influentes da indústria de bebidas

Márcio Silva é eleito uma das cem pessoas mais influentes da indústria pela quarta vez

⍟  Ranking elaborado pela Revista Drinks International reconhece bartenders, destiladores, embaixadores e outros profissionais com grande influência no ...

Havana Club Selección de Maestros: um rum feito a várias mãos

⍟ Um dos rótulos mais especiais de Havana Club é feito a partir dos melhores blends escolhidos por seus maestros roneros, e produzido de forma ...

Morre o bartender Rafael Domingues, ex-Frank Bar

⍟ O barman, que atualmente trabalhava como gerente de bar no Nit (SP), faleceu na noite de ontem (28). Publicado em 29 de junho de 2022. Rafael Pires ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante