Em que ano você nasceu?






PANC Gourmet: inspirações botânicas para novos cocktails

Coquetel&

⍟ Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) fazem parte de um universo de sabores e aromas ainda pouco explorado na coquetelaria. Nesta obra, o chef  Henrique Nunes traz inspirações gastronômicas que podem ser aproveitadas também no bar

Publicado em 27 de maio de 2019, às 9 horas.

Os mundos da gastronomia e coquetelaria andam juntos e por muitas vezes se confundem. Técnicas e ingredientes usados na elaboração de pratos nos melhores restaurantes também podem ser utilizados no bar, surpreendendo os clientes com receitas originais e sabores inusitados. Nesse sentido, a utilização das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) constitui um campo rico em inspirações para os bartenders, que podem encontrá-las no livro PANC Gourmet, do chef Henrique Nunes.

A obra, lançada em 2017, tem mais de 60 ensaios gastronômicos que demonstram como aproveitar PANCs em entradas, pratos principais e sobremesas variadas. No total, 50 plantas podem ser encontradas no livro, com diferentes partes usadas, desde brotos até flores, caules e folhas.

Todas as PANCs selecionadas para as receitas do livro são cultivadas e retiradas diretamente do jardim do Instituto Plantarum, localizado na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo. As plantas entram na composição dos pratos servidos por Nunes no Restaurante Naiah.

Begônia descrita no livro PANC Gourmet
Begônia pode ser utilizada na produção de sucos, xaropes e também ser usada como garnish

O chef de cozinha, que também tem formação em coquetelaria internacional, destaca o potencial e a versatilidade dessas plantas para uso em cocktails. Flores como a begônia ou o lírio podem funcionar bem em garnishes ou na produção de xaropes; folhas de plantas como a canela da índia ou o cipó-alho podem levar aromas e sabores diferentes aos drinks, além de serem ótimas indicações para criação de bitters artesanais.

O livro é uma excelente indicação de leitura para aqueles que desejam se aventurar no território das Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

SOBRE O AUTOR

Chef Henrique Nunes, autor de PANC Gourmet

Químico e chef de cozinha, Henrique Nunes é apaixonado pelas inúmeras possibilidades de combinação entre plantas, frutas, grãos e outros ingredientes para a produção de pratos saborosos e inconfundíveis.

É especializado em restaurantes com cursos na área de Gestão Empresarial, Planejamento de Restaurantes e Bares, Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Coquetelaria Internacional e Tecnologia Cervejeira, além de entusiasta da alimentação baseada em PANCs.

Desde 2017, trabalha como chef de cozinha do Restaurante Naiah, localizado no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). Henrique Nunes participou da série de vídeos educacionais sobre PANCs gravada pelo Clube do Barman.

capa do livro PANC GourmetPANC Gourmet
Ensaios Culinários

Origem: Brasil
Editora: Instituto Plantarum
Edição: 1ª
Assunto: Gastronomia – Bebidas
Idioma: Português
Ano: 2017
ISBN: 978-85-86714-53-5
Encadernação: Capa dura
Largura: 20 cm
Altura:  22 cm
Peso: 700 gr
Nº de Páginas: 132
Preço: R$50,00
Onde comprar:
Instituto Plantarum

 

Conheça o universo das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) e aprenda a preparar um Bloody Mary utilizando pepino doce, cipó-alho e begônia:

Aprenda a usar PANCs na coquetelaria – BLOODY MARY COM PEPINO DOCE, CIPÓ-ALHO E BEGÔNIA

Você vai gostar de ler!

poster campeonato absolut lab

Conheça os cinco finalistas que desafiaram os clássicos no Absolut LAB

⍟ Competição criada pela marca para eleger o próximo hero drink com vodka envolveu 40 bartenders do estado de São Paulo Publicado em 4 de outubro de ...

tx whiskey

TX Whiskey: marca super premium entra para o portfólio da Pernod Ricard

⍟ Aquisição recente, a marca americana também deu controle sobre o Whiskey Ranch, destilaria localizada em Fort Worth, no Texas Publicada em 1º de ...

sabrar garrafa de champagne

Saiba como sabrar corretamente uma garrafa de champagne

⍟ Abrir uma garrafa de champagne pode parecer uma tarefa fácil, mas a técnica de ‘sabrar’ envolve um ritual antigo que pode conquistar a ...

One commentOn PANC Gourmet: inspirações botânicas para novos cocktails

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante