fbpx
Em que ano você nasceu?






The Bletchley: um bar inspirado na criptografia da II Guerra Mundial

Europa Mundo afora

⍟ Com pedidos criptografados, nenhuma receita é igual à outra. Conheça o speakeasy onde os ingredientes são mantidos em segredo entre bartenders e seus agentes

Londres é uma das capitais da coquetelaria mundial, berço de muitos mixologistas respeitados e de spirits de renome, como Beefeater London Dry Gin. Mais do que isso, durante a II Guerra Mundial, a cidade foi um dos maiores centros da inteligência em criptografia e espionagem. Foi a partir do mais importante deles, o Bletchley Park, que o bar buscou inspiração para criar um ambiente onde é preciso ser um verdadeiro agente secreto para beber um bom drink.

Isso porque não existe cardápio. E muito menos aquele bate-papo com o bartender. Assim como os grandes quebradores de códigos  e matemáticos que frequentaram o antigo centro – entre eles o famoso Alan Turing -, é preciso criptografar seu pedido. Ao chegar ao local no dia e hora combinados, os visitantes são recebidos por funcionários caracterizados e precisam vestir uniformes do serviço de inteligência britânico. Todas as medidas visam manter a segurança nacional, segundo os agentes oficiais.

Bar - The Bletchley
Preparado para codificar seu pedido? (Foto: Divulgação/The Bletchley)

Como em um filme de guerra, os novos agentes são conduzidos por corredores escuros até o bunker onde está localizado a central de criptografia, isto é, o bar. A atmosfera típica de speakeasy é escura, aconchegante e repleta de mobílias e objetos tradicionais da década de 40. É aí que tem início um trabalho digno de Sherlock Holmes.

Em uma máquina de criptografia da II Guerra Mundial, os visitantes precisam transformar suas preferências de sabores, texturas, cores e essências em cifras que serão enviadas aos profissionais mais importantes da instalação: os bartenders. Mas não pense que é tarefa fácil. Não existe manual de instrução para o maquinário antigo. E, ao final, as respostas ainda precisam ser transmitidas via rádio aos mixologistas.

RECEITAS CRIPTOGRAFADAS

Mantidos quase em anonimato, são os profissionais do balcão que ficam encarregados da parte mais desafiadora do trabalho. Cabe a eles traduzir os mais diversos gostos de seus agentes em coquetéis únicos, secretos e personalizados. O segredo é levado tão a sério que nós, do Clube do Barman, não conseguimos traduzir nenhuma receita.

Brincadeiras à parte, esta dinâmica de bar garante uma experiência interessante e exclusiva para os amantes da coquetelaria. Em seu website, o The Bletchley garante: nenhum drink é feito duas vezes.

Cada coquetel é preparado em segredo pelo bartender e levado ao agente com uma carta selada. Nela, estão escritos todos os ingredientes da receita executada. Vale ressaltar que, assim como no campo de batalha, erros podem acontecer. Mas lá, ao contrário da guerra, eles não custam a vida de ninguém. Todos os visitantes têm direito a três coquetéis, com ou sem álcool. Além de limitar o pedido, isso garante o consumo responsável dentro do bunker.

Carta - The Bletchley
Urgente! Conseguimos uma foto de uma das receitas secretas enviadas a um agente visitante (Foto: Divulgação/The Bletchley)

THE BLETCHLEY

Endereço: King’s Road, Chelsea, Londres. A localização exata do bar é enviada só depois da confirmação da reserva.
Telefone: +44 0203-4881-678.
Reservas: www.thebletchley.co.uk
Valor: £29,99 (aproximadamente R$ 120,00). O valor inclui um drink de boas-vindas, dois coquetéis criptografados e duas horas de permanência no bunker do bar.

Você vai gostar de ler!

Como preparar drinks com a técnica de throwing

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Colher bailarina  – Coqueteleira de Boston –  Julep ou Hawthorne Strainer  –  Jigger   –  Taça ...

Antes e depois da geladeira: um marco da modernidade para a coquetelaria

⍟ Já parou pra pensar que não existia geladeira no Brasil até outro dia? Faça uma pequena viagem no tempo conosco e descubra como esse importante ...

Como preparar drinks montados

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Colher bailarina  –  Hawthorne Strainer  –  Jigger  –  Faca  –  Taça Borgogne INGREDIENTES ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante