Todos pelo Gin

⍟ Arriscar está longe de ser um tabu para os sócios do G&T, em São Paulo. Atentos à coquetelaria mundo afora, eles não só decidiram investir em um bar que aposta no gin tônica como carro-chefe, como também em uma inauguração ‘pop up’ – com endereço provisório e tempo de funcionamento limitado.

Tendência consolidada na Europa, bares com cartas de drinks dedicadas a uma bebida específica também começam a conquistar espaço no mercado brasileiro.
Dentre os que já adotaram o conceito está o G&T, inaugurado em fevereiro deste ano na região dos Jardins, em São Paulo. Como as iniciais sugerem, o protagonista é um verdadeiro clássico dos coquetéis: o gin tônica.

Segundo Gabriel Fullen, um dos sócios, ao lado do Grupo Phos, que também assina o projeto dos restaurantes paulistanos Myk e Kouzina, o investimento levou em conta o “boom” no Velho Continente, mas também o crescimento do consumo da bebida em âmbito nacional.

“Apostamos nesta segmentação e na criação de um modelo de pop up bar para saber como seria a receptividade de nossos clientes. E a experiência tem sido muito satisfatória”, conta, referindo-se ao endereço onde o G&T funciona em caráter experimental pelo menos até o fim de maio – o projeto definitivo, mais amplo e perto dali, está em fase de lapidação.

À frente do bar está a mixologista Talita Simões, que criou 19 sugestões para a elogiada carta de coquetéis da casa. Uma das pioneiras a se especializar nas variações da bebida, ela acredita que a simplicidade do gin tônica o torna bastante versátil, ideal para obter receitas de qualidade, explorando as frutas e os botânicos diferenciados de cada tipo de gin.

“Os drinks exclusivos têm a proposta de serem mais secos e variarem principalmente no aroma”, comenta sobre suas criações. Para os demais, ela optou por adicionar apenas um ou dois ingredientes que aromatizam cada marca como guarnição, potencializando assim seu sabor. Em sua visão, isso faz com que o cliente possa sentir com mais clareza as diferenças entre eles.

“A Talita é uma profissional extremamente competente, capaz e comprometida com o negócio. Foi imprescindível para chegarmos à carta final, que passa leveza e refrescância, desmistificando a impressão de que o gin é uma bebida forte”, completa Gabriel Fullen.

A mixologista confirma que os clientes mais assíduos já frequentam a casa duas, até três vezes por semana: “Está sendo muito positivo, ainda não atendi ninguém que pediu por outro tipo de bebida. Nossos campeões de venda são o Mediterrâneo e o Twist, contemporâneos, e os clássicos Bramble, perfeito para iniciantes no gin (com suco de limão, xarope de açúcar, licor de amora) e Negroni (com vermute tinto e bitter italianos), infusionado com cardamomo.

O empenho em buscar o melhor retorno desde a implantação do bar, com flexibilidade para fazer os ajustes necessários em curto prazo, revela uma visão global cada vez mais frequente entre os profissionais do setor, como aponta Fullen: “Hoje tudo se resume a experiência do consumidor. Não é apenas o produto, o serviço, preço ou o ambiente isoladamente que importa. Por isso a nossa atenção aos mínimos detalhes. Nosso objetivo é fazer com que o cliente saia sempre mais do que apenas satisfeito”, conclui.

0r2a9649

 MEDITERRÂNEO

INGREDIENTES

• 50 ml de Gin Beefeater
• 3 rodelas de laranja kinkan
• 1 gomo de laranja Bahia
• 1 ramo de manjericão
• 1 dash de Angostura Bitters
• Tônica
• Gelo

MODO DE PREPARO

Coloque em uma taça borgogne os bitters, o gelo, o Gin Beefeater, as rodelas de laranja kinkan, o gomo de laranja Bahia e mexa.
Complete com tônica e aromatize a taça com o ramo de manjericão.

“Está sendo muito positivo, ainda não atendi ninguém que pediu por outro tipo de bebida. Nossos campeões de venda são o Mediterraneo e o Twist, contemporâneos, e os clássicos Bramble, que é perfeito para iniciantes no gin, e o Negroni, infusionado com cardamomo”.

Talita Simões, mixologista do G&T

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.