⍟ E se juntássemos o universo do bar e algumas ferramentas da tecnologia, e somássemos isso a um olhar artístico para a criação de desenhos únicos que retratam o cotidiano do bar em lugares hipotéticos fantásticos? Conheça o trabalho de Emerson Fernandes.
Ao lado de sua carreira no bar, Emerson Fernandes, de Santos-SP, tem outra paixão que está transformando em profissão: terminou recentemente a faculdade de design gráfico. Juntou os dois mundos que domina e agora traduz seu amor pelo bar e pelo design com outra descoberta recente, que já é mais do que um hobby: o uso de ferramentas de inteligência artificial.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
“Tudo começou como uma brincadeira. Estavam todos falando sobre inteligência artificial, e comecei a mexer com dois programas de edição de imagens que usam essa tecnologia”. Tudo isso associado a outro recurso: o Chat GPT. “Já até conversei com ele para criamos receitas de drinks juntos”, brinca. Além de já ter a ferramenta como companheira nas criações do bar, o expoente da inteligência artificial é seu parceiro de criação artística. Com ele, Emerson conversa para criar conceitos, limpar e refinar os comandos que serão feitos para o programa de inteligência artificial de ilustração.
Assim, Fernandes começa a enviar os comandos para o programa de edição de imagens e faz misturas e alterações até atingir seu objetivo. “Começo a imaginar o que quero e transformo em imagens”. Embora soe como algo simples, não são raras as vezes em que as edições levem um dia inteiro de trabalho até que seja atingido o resultado esperado.
VANGUARDA
O trabalho de Emerson é único porque, além de utilizar ferramentas de inteligência artificial no processo, tem como foco mostrar cenas onde o universo do bar, os drinks e os frequentadores são os protagonistas. “Procuro oferecer uma visão mais ampla sobre a parte artística da coquetelaria”, afirma.
Com uma bagagem ampla no mundo do bar, pelo fato de ter passado por diferentes casas, inclusive no exterior, e ter rodado o mundo para conhecer a coquetelaria, o tema predominante de Emerson em suas ilustrações é o bar. “É mais fácil criar e atingir meu público, pois o bar é minha área”, define.
INSPIRAÇÃO E CRIAÇÃO
No processo criativo, ele usa como inspiração a fotografia de cena de alguns conceituados diretores de cinema, como Pierre Gilles, Wes Anderson e Pedro Almodóvar. As ilustrações têm ênfase no contraste, na cor e na força da expressão de seus personagens.
Associando seus conhecimentos de design gráfico e visão artística, ele retrata situações do cotidiano do bar com estética que remete a diferentes lugares hipotéticos que lembram bares de países da América Latina, África, Ásia, botecos à beira do cais ou lanchonetes vintage, com um toque enigmático e retro futurista. Sobre o toque latino, afirma: “Esse é nosso mundo, nossa visão”.
SOBRE O FUTURO
Embora esteja muito animado e cheio de ideias a respeito de sua arte que mistura design, tecnologia e o mundo do bar, sobre planos futuros Emerson deixa no ar: “Ainda não sei que rumo isso vai tomar”. Se isso é só o início, de fato, ninguém pode imaginar com certeza o que vem pela frente quando se tratam de três universos em acelerada evolução: a arte, a tecnologia e a coquetelaria.
Acesse o perfil do Instagram de Emerson Fernandes para ver suas criações: CLIQUE AQUI.
Conheça um dos grandes expoentes da Coquetelaria Tiki:
Jeff “Beachbum” Berry: um mestre em busca das raízes da coquetelaria Tiki