Em que ano você nasceu?





4 lições importantes do curso The Bar World of Tomorrow

Educacional
curso the bar world of tomorrow

⍟ Curso online sobre sustentabilidade e consumo responsável oferecido gratuitamente pela Pernod Ricard está disponível no aplicativo Ed App, plataforma educacional da ONU

Os indicadores econômicos provam hoje o que a ciência já dizia há muito tempo: práticas sustentáveis são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento. No mundo do bar não é diferente, especialmente neste momento de reflexão sobre novas formas de consumo e operação a portas fechadas. A retomada das atividades precisa ser pensada com sabedoria e a sustentabilidade deve ser parte importante dela. Pensando nisso, a Pernod Ricard, em parceria com a TrashTiki e a Associação de Restaurantes Sustentáveis, lançou o curso online The Bar World of Tomorrow. Ele está disponível gratuitamente na plataforma Educate All, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com linguagem simples e adaptada para o acesso mobile, abrange todos os aspectos da sustentabilidade e da responsabilidade no mundo do bar – desde o uso de ingredientes frescos até a entrega responsável de bebidas alcoólicas e o gerenciamento de resíduos – diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Conheça mais detalhes sobre o The Bar World of Tomorrow com o mixologista do Clube do Barman, Plínio Silva:

PRINCIPAIS LIÇÕES DO CURSO THE BAR WORLD OF TOMORROW

Se este curso é voltado para as habilidades do bartender do amanhã, os aprendizados precisam começar a ser testados e colocados em prática ainda hoje. Por meio das atividades do curso online, é possível extrair quatro lições importantes para alcançar uma operação mais sustentável.

1 – FAÇA DA SAZONALIDADE SUA ALIADA

Planejar cardápios e comprar com produtores locais os produtos de época é uma via de mão dupla: enquanto reduz os gastos do bar também mantém a economia girando na região em que seu bar está inserindo, ajudando toda a comunidade. Para quê gastar mais comprando vários quilos de limão importado se você pode criar drinks deliciosos com um limão encontrado com facilidade na sua região?

2 – INOVE REDUZINDO O DESPERDÍCIO

Um dos principais desafios na transição para um bar mais sustentável está na tarefa de reduzir ou até mesmo zerar o desperdício de insumos – e não estamos falando apenas sobre frutas e hortaliças, mas sobre água também! Fazer compras menores, manter um estoque enxuto e aprender novas formas de utilizar o que antes ia diretamente para o lixo podem ser chaves da inovação. Um exemplo disso está nesta matéria especial, em que ensinamos como aproveitar as diferentes partes do abacaxi.

3 – PROMOVA O CONSUMO RESPONSÁVEL (E LUCRE COM ISSO!)

O consumo responsável faz do bar um lugar seguro e saudável para momentos especiais e celebrações. O The Bar World of Tomorrow dedica uma seção de aulas para abordar os diferentes aspectos do consumo responsável, seu impacto na saúde do cliente e dicas para manter os clientes em segurança. Uma das estratégias que unem o consumo responsável e crescimento do lucro no bar é um menu de mocktails, ou seja, os cocktails sem álcool.

4 – SEJA PARCEIRO DOS COLETORES DE RESÍDUOS

Depois de trabalhar conforme a sazonalidade, reduzir o desperdício e contribuir para a economia local, há ainda mais um passo em direção à sustentabilidade no bar: destinar corretamente os resíduos da operação. Converse com os coletores de resíduos da sua região sobre alternativas de descarte regular para materiais sustentáveis ou lixo orgânico, procure saber qual é a melhor forma de separar e armazenar estes materiais até o dia da coleta e também conhecer o que é feito com o material descartado.

COMO ACESSAR

Entre na loja de aplicativos do seu tablet ou smartphone e busque por “Ed App“. Faça o download gratuito do aplicativo, crie um login com e-mail e senha e você já pode acessar a plataforma. Na seção de biblioteca de cursos, basta buscar por ‘The Bar World of Tomorrow‘ e adicioná-la à biblioteca.

Também é possível acessar o curso pelo computador neste link.

Você também pode procurar o mixologista da Pernod Ricard que atende a sua região para um treinamento especial sobre o The Bar World of Tomorrow. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail faleconosco@clubedobarman.com

Quer conhecer um exemplo de sustentabilidade atrás do balcão? Conheça o trabalho feito no bar Espaço 13, em São Paulo:

Stephanie Marinkovic: Inovação e sustentabilidade no Bixiga

Você vai gostar de ler!

Inspirado em Bauhaus, conheça o bar com formas no lugar do nome

⍟ Impossível de encontrar no Google e com uma estética inspirada na escola Bauhaus, conheça a nova empreitada de Remy Savage Em uma época em que ...

capa matéria good things

Good Drinks: por dentro da construção de sabores dos drinks sem álcool

⍟ Em busca de um olhar sofisticado para os drinks sem álcool, a escritora Julia Bainbridge viajou os Estados Unidos em busca dos melhores mocktails Talvez o ...

Como os marinheiros influenciaram o consumo de bebidas alcoólicas?

Mayflower na Baía de Plymouth, por William Halsall (1882) ⍟ Você já parou para pensar de onde vem o costume de “tomar uma” depois de um dia cansativo ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante