Em que ano você nasceu?





Morre José Pablo Navarro, maestro de rum criador do Havana Club 7 Años

Notícias
josé pablo navarro segurando taça de rum

⍟ Engenheiro químico por formação, abraçou a indústria do rum cubano por mais de 40 anos, deixando sua marca na inovação de processos e na criação de rótulos como o tradicional Havana Club 7 Años

Publicado em 11 de setembro de 2020, às 13 horas.

A indústria do rum cubano amanheceu mais triste nesta sexta-feira. José Pablo Navarro, um dos primeiros maestros de rum cubano, faleceu ontem (10), na cidade de Santiago de Cuba. Aos 78 anos de idade, o maestro era reconhecido por sua paixão pela produção da bebida, pela coquetelaria local e pela criação de novas expressões do destilado nacional. Sua partida foi lamentada por membros da indústria e também toda a família de Havana Club.

Nascido em abril de 1942 na cidade de Palma Soriano, em Cuba, foi o quinto filho de uma família composta por seis irmãos. Aos sete anos de idade mudou-se para Santiago de Cuba, onde, anos depois, ingressaria na Universidade do Oriente. Formou-se em Engenharia Química em 1964 e enxergou na carreira acadêmica uma possibilidade para sua profissão.

Trabalhou como professor da Escola de Engenharia Química até 1970, com intensa atividade de ensino e especialização em Físico-Química, Termodinâmica Técnica, Termodinâmica para Engenheiros Químicos e Balanço de Massa e Energia Aplicada. Em 1968, publicou materiais didáticos de grande relevância acadêmica.

AMOR PELO MUNDO DO RUM

Em 1971, deixou a docência para se dedicar à indústria do rum, onde descobriu o vasto campo de aplicação dos estudos que durante anos constituíram a sua especialização na universidade. Desde então, trabalhava na fabricação do destilado cubano.

Nestas últimas décadas, contribuiu com sua expertise técnica para melhoramentos de processos industriais, como o controle de envelhecimento do rum, exigências de produção do álcool puro e desenvolvimento de pesquisas na área.

Uma de suas principais contribuições para a história do rum foi a criação do Havana Club 7 Años, um dos rótulos mais famosos da marca ao redor do mundo. Navarro, no entanto, sempre foi muito modesto, preferindo atribuir a possibilidade dessa criação ao trabalho realizado pelos profissionais que o antecederam na indústria. De acordo com o maestro, só foi possível criar o Havana 7 por causa da contribuição deles todos.

Em uma entrevista ao site de Havana Club, ele disse que ser maestro ronero era uma de suas principais virtudes.

josé pablo navarro e sua família
José Pablo Navarro, sua esposa e seu cão, em Santiago de Cuba (Foto: Havana Club)

Quer saber mais sobre a história dos profissionais que fazem a história deste destilado? Conheça a história de Salomé Alemán, a primeira maestra de rum cubana:

Salomé Alemán: a primeira maestra de rum em Cuba

Você vai gostar de ler!

perrier-joüet no guia michelin sp & rj 2020

Patrocinado por Perrier-Joüet, Guia Michelin será transmitido no YouTube

⍟ Mais tradicional guia gastronômico mundial fará uma transmissão ao vivo para anunciar os melhores restaurantes do eixo Rio – São Paulo nesta ...

apresentadores do programa bar aberto

Bar Aberto: Primeiro reality show sobre coquetelaria estreia em outubro na Band

⍟ Comandado por Marina Person e pelo mixologista Márcio Silva, programa vai ao ar a partir de 13 de outubro para escolher o melhor bartender amador do ...

grupo de pessoas fazendo um brinde perfeito

5 passos importantes para oferecer um brinde perfeito

⍟ Na última matéria sobre o assunto, mergulhamos na trajetória dos brindes durante a história. Agora é a vez de entender como conduzir um brinde ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante