Em que ano você nasceu?





Morre José Pablo Navarro, maestro de rum criador do Havana Club 7 Años

Notícias
josé pablo navarro segurando taça de rum

⍟ Engenheiro químico por formação, abraçou a indústria do rum cubano por mais de 40 anos, deixando sua marca na inovação de processos e na criação de rótulos como o tradicional Havana Club 7 Años

Publicado em 11 de setembro de 2020, às 13 horas.

A indústria do rum cubano amanheceu mais triste nesta sexta-feira. José Pablo Navarro, um dos primeiros maestros de rum cubano, faleceu ontem (10), na cidade de Santiago de Cuba. Aos 78 anos de idade, o maestro era reconhecido por sua paixão pela produção da bebida, pela coquetelaria local e pela criação de novas expressões do destilado nacional. Sua partida foi lamentada por membros da indústria e também toda a família de Havana Club.

Nascido em abril de 1942 na cidade de Palma Soriano, em Cuba, foi o quinto filho de uma família composta por seis irmãos. Aos sete anos de idade mudou-se para Santiago de Cuba, onde, anos depois, ingressaria na Universidade do Oriente. Formou-se em Engenharia Química em 1964 e enxergou na carreira acadêmica uma possibilidade para sua profissão.

Trabalhou como professor da Escola de Engenharia Química até 1970, com intensa atividade de ensino e especialização em Físico-Química, Termodinâmica Técnica, Termodinâmica para Engenheiros Químicos e Balanço de Massa e Energia Aplicada. Em 1968, publicou materiais didáticos de grande relevância acadêmica.

AMOR PELO MUNDO DO RUM

Em 1971, deixou a docência para se dedicar à indústria do rum, onde descobriu o vasto campo de aplicação dos estudos que durante anos constituíram a sua especialização na universidade. Desde então, trabalhava na fabricação do destilado cubano.

Nestas últimas décadas, contribuiu com sua expertise técnica para melhoramentos de processos industriais, como o controle de envelhecimento do rum, exigências de produção do álcool puro e desenvolvimento de pesquisas na área.

Uma de suas principais contribuições para a história do rum foi a criação do Havana Club 7 Años, um dos rótulos mais famosos da marca ao redor do mundo. Navarro, no entanto, sempre foi muito modesto, preferindo atribuir a possibilidade dessa criação ao trabalho realizado pelos profissionais que o antecederam na indústria. De acordo com o maestro, só foi possível criar o Havana 7 por causa da contribuição deles todos.

Em uma entrevista ao site de Havana Club, ele disse que ser maestro ronero era uma de suas principais virtudes.

josé pablo navarro e sua família
José Pablo Navarro, sua esposa e seu cão, em Santiago de Cuba (Foto: Havana Club)

Quer saber mais sobre a história dos profissionais que fazem a história deste destilado? Conheça a história de Salomé Alemán, a primeira maestra de rum cubana:

Salomé Alemán: a primeira maestra de rum em Cuba

Você vai gostar de ler!

drink pop art do the arch bar

The Arch Bar lança menu em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

⍟ Composto de 12 drinks, o menu do The Arch Bar foi inspirado nas obras de arte da realeza britânica Publicado em 19 de maio de 2022, às 11 horas. No ano ...

Preparação mental para a jornada de trabalho no bar

⍟ Além da prática de esportes e de uma boa alimentação, a preparação mental pode ser uma ferramenta importante para o bem-estar durante as jornadas de ...

drinks veganos no balcão

Macetes veganos na coquetelaria

⍟ Cada vez mais clientes brasileiros estão aderindo ao estilo de vida vegano, livre de produtos com origem animal, e é preciso que o bar esteja pronto ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante