fachada do maison lillet

Conheça o Maison Lillet, de portas abertas para os amantes da coquetelaria

⍟ Casa do aperitivo desde o século XIX, o Maison Lillet realiza tour gratuito para os apaixonados por coquetelaria, com mistura de história, publicidade e tasting

Publicado em 8 de fevereiro de 2019, às 11 horas.

Localizada na região sudoeste da França, Podensac é uma vila pequena, de pouco mais de três mil habitantes. Foi nela que Jean Lillet, patrono da família dona de um dos aperitivos mais famosos do mundo, decidiu fincar raízes após sair de Saint-Morillon, na mesma província de Gironde. Chamada de Maison Lillet, a propriedade, que funcionava como sede de negócios dos irmãos Paul e Raymond Lillet, em 1872, pode ser visitada gratuitamente.

Os irmãos, experientes vendedores de vinhos finos, licores e spirits variados, criaram a destilaria com o intuito de produzir um dos aperitivos franceses mais finos, combinando vinhos de alta qualidade e frutas em uma maceração única. Para ajudar a contar detalhes desta história, o maison tem uma espécie de museu sobre a família, as garrafas históricas e o aprimoramento de toda a produção.

Símbolo das grandes celebrações, Lillet, foi se tornando aos poucos uma bebida de luxo capaz de ganhar os mercados não só da França, mas de toda a Europa e América.

campo de plantação de uvas
Visitantes podem conhecer as uvas cultivadas na propriedade, utilizadas na produção do aperitivo

PUBLICIDADE ATRAVÉS DO TEMPO

Um dos grandes trunfos de Lillet está em sua publicidade, vertente que ajuda a explicar um pouco sobre a trajetória do aperitivo ao redor do mundo. Parte considerável de sua popularidade, principalmente no mercado norte americano, se deu pelo Vesper Martini, cocktail que ganhou destaque nas páginas escritas por Ian Fleming, no livro Casino Royale, no qual o agente secreto James Bond dita a receita a um bartender. Um twist do Martini com Kina Lillet no lugar do dry vermouth que ficou marcada não apenas na literatura, mas nos bares de todo o mundo.

Propaganda de Robert Wolff

Contudo, esta não é a única fonte de ‘fama’ da marca. Após ter ganhado posição de destaque no mercado europeu com o desenvolvimento da coquetelaria na França e a multiplicação dos bares no país, Lillet chegou aos Estados Unidos após o fim da Lei Seca. Em 1937, o artista Robert Wolff criou o design da primeira propaganda da bebida para o mercado americano, arte que é reconhecida mundialmente até hoje.

No decorrer dos anos, mais e mais rótulos foram criados para matar a sede dos apaixonados pelo aperitivo.

Em 1945, o mercado inglês absorveu um novo produto: Lillet Dry, criado para atender à demanda de Dry Martinis e outros drinks com a bebida que passaram por um boom na Europa àquela época.

Em 1962, Pierre Lillet criou o Lillet Rouge, de cor escura e sabor mais acentuado em comparação às demais bebidas da marca. Já em em 1972, o Lillet Vieux chegou ao mercado mundial. Na época, a bebida já havia abandonado o nome de Kina Lillet e a chinchona, ingrediente que conferia aos aperitivos o amargo de quinino, assumindo somente o sobrenome da família.

O último produto lançado pela marca foi o Lillet Rosé, em 2011.

Fotos e anúncios publicitários ajudam a contar a história de sucesso da marca

TASTING & BOUTIQUE

pessoa servindo lillet diretamente do barril
Dá para experimentar os rótulos de Lillet direto dos reservatórios

Os visitantes do Maison Lillet têm outra boa experiência na destilaria. Além do tour histórico e cultural da marca, podem experimentar os cinco rótulos da bebida à venda no mercado internacional: Lillet Blanc, Reserve Lillet Blanc, Lillet Rouge, Reserve Lillet Rouge e o mais jovem da família, Lillet Rosé.

Durante o tour pelas adegas do local, os visitantes conhecem os tonéis onde são feitas as macerações que dão vida aos aperitivos da marca, bem como os barris que acomodam os vinhos produzidos no local. O complexo do Maison Lillet também conta com algumas plantações de uvas, abertas à visitação.

Os visitantes também podem visitar uma boutique exclusiva da marca e adquirir garrafas especiais da bebida. Um tour histórico, cultural e etílico indispensável para os amantes da boa coquetelaria.

VISITAÇÃO –  MAISON LILLET

Visitas somente com agendamento prévio para grupos de até 50 pessoas
Horário de funcionamento: de terça-feira à sábado, das 10 às 12h30 e das 13h30 às 18h.
Idiomas: inglês e francês
Estacionamento: no local
Valor: gratuito
Informações e reservas: lillet@lillet.com

 

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.