Em que ano você nasceu?






Prohibition: um olhar mais profundo sobre a lei seca em documentário

Coquetel&
homem entrando em speakeasy durante a prohibition

⍟ Além dos esperados speakeasies, gangues de contrabando e cocktails que marcaram época, próprios de qualquer obra sobre o assunto, o documentário Prohibition traça o caminho que levou a sociedade americana até a publicação da 18ª emenda e sua revogação

Publicado em 8 de agosto de 2019, às 16 horas.

Poucas leis definem tão bem o seu povo quanto a 18ª emenda à Constituição Americana, que deu origem ao período conhecido como Lei Seca. Para explicar o caminho ideológico e cultural que levou os americanos à aprovação da emenda, o documentário Prohibition faz uma análise aprofundada da sociedade da época, suas crenças, extremismos e hipocrisia. A produção está disponível para exibição com legendas em português no Netflix.

Dirigido por um dos maiores nomes do cinema americano, Ken Burns leva novos pontos de vista e provocações históricas sobre este período tão sombrio e revolucionário da coquetelaria em um documentário com mais de 300 minutos, divididos em três episódios.

No primeiro deles, intitulado Uma Nação de Bêbados, é abordado o surgimento e término do movimento da temperança, uma aliança de grupos religiosos contra o consumo de álcool que pintava os Estados Unidos com as cores da embriaguez e todos os problemas associados a ela, como violência, pobreza e questões de saúde pública. O episódio levanta a hipótese de que os americanos eram alcoólatras desde sua colonização pelos ingleses.

Para isso, basta ter em vista a Gin Craze que acometeu o Reino Unido nos séculos XVII e XVIII e exigiu medidas drásticas por parte do governo local.

Uma Nação de Foras-da-Lei, segundo episódio da série, aborda o caminho percorrido pelos poderes americanos desde a promulgação da 16ª emenda à Constituição, que dificultava o acesso ao álcool por meio do aumento de impostos, até a 18ª emenda, que proibia a venda, consumo, produção e importação de bebidas alcoólicas – também conhecido como Volstead Act. O documentário mostra como brechas na lei e termos vagos facilitavam a ação dos ‘foras-da-lei’ ou scofflaws, que eram políticos, homens de grande influência ou poder aquisitivo, que conseguiam trazer esses produtos aos EUA para contrabando.

Neste sentido, crescia a produção de spirits de má qualidade em fazendas ou dentro das próprias casas dos americanos, que levavam a uma série de problemas de saúde. Estima-se que em somente quatro meses, 15 mil americanos tenham desenvolvido uma enfermidade neurológica conhecida como Jake Leg, causada pela ingestão de uma bebida jamaicana que continha elementos químicos usados na produção de tinta.

Já no terceiro e último episódio, Uma Nação de Hipócritas, mostra o desastre anunciado em que o Volstead Act revelou com o passar dos anos e sua derrocada até a revogação.

SOBRE O DIRETOR

O americano Ken Burns tem uma carreira de mais de 40 anos atrás das câmeras. Especializado em documentários, revolucionou a forma de recriar momentos históricos e explicá-los com ajuda de fotografias, ilustrações e vídeos, trazendo novos fatos e olhares históricos a partir de suas narrativas.

Apaixonado por história americana e com passagem como cinegrafista por diverso canais de televisão, entre eles a BBC, Burns desenvolveu um estilo único de criar sequências de vídeos a partir do corte rápido de fotos, contando com a narração e participação de atores reais neste processo.

Entre seus trabalhos mais famosos, estão: The Statue of Liberty (1985), Civil War (1990), Jazz (2001), The Roosevelts (2014) e The Vietnam War (2017). Em 1995, Burns foi premiado com o Emmy de melhor série de documentários com Baseball; e, em 2010,  ganhou o Emmy de melhor série de não-ficção com o documentário The National Parks: America’s Best Idea (2009).

PROHIBITION

Título original: Prohibition – A Film by Ken Burns & Lynn Novick
Data de lançamento: 2 de outubro de 2011
Duração: 309 minutos (3 episódios)
Direção: Ken Burns e Lynn Novick
Produção: Sarah Botstein, Lynn Novick e Ken Burns
Escritor:
Geoffrey C. Ward
Elenco: Peter Coyote, John Lithgow, Samuel L. Jackson, Sam Waterston, entre outros.
Gêneros: Documentário
Nacionalidade: EUA
Onde assistir: Netflix

Um problema semelhante àquele que levou os Estados Unidos à Lei Seca, foi gerado por outra bebida na Europa dos séculos XVII e XVIII. Conheça a catastrófica Gin Craze:

Gin Craze: A loucura do gin na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII

Você vai gostar de ler!

Você já viu a Fada Verde? Conheça a história por trás do absinto

⍟ Vários mitos e lendas giram em torno do absinto, mas o que é verdade por trás disso tudo e, afinal, o que ele é, no fim das contas? Banida no início ...

personagens de Downton Abbey

De volta aos anos 20: beba como os personagens de Downton Abbey

⍟ Registro da evolução etílica da série, o livro traz 70 receitas que figuraram nos jantares, festas e demais eventos da família Crawley e outras ...

drink Classic IPA Old Fashioned

Classic IPA Old Fashioned

INGREDIENTES 50 ml de Jameson Caskmates IPA Edition 2 cubos de açúcar ou simple syrup 2 dashes de Angostura Bitters 2 dashes de orange bitters Twist de ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante