⍟ Por trás de todo grande bartender, há um excelente barback. Saiba quais são as principais atribuições deste profissional e conheça as habilidades importantes para quem deseja ser bom no cargo e fazer carreira no bar
O barback tem funções diversas no bar, que podem ser divididas em quatro pontos-chave: estoque, limpeza, mise en place e apoio. Seu turno começa cedo, para organização do bar para o expediente, passa pelo turno com a casa cheia e termina após a limpeza e fechamento do bar.
Em muitas casas, é comum chamar o barback de cumim. Embora não esteja totalmente errado, o termo faz referência aos ajudantes de garçom, sendo muitas vezes empregado como ajudante do bartender também.
ESTOQUE
O barback é responsável pela estocagem e reposição de itens essenciais ao bar, como garrafas, copos, sucos, frutas in natura, insumos enlatados, xaropes, utensílios de bar, porta-copos, canudos, gelo, entre outros, conferindo a qualidade e pedindo a reposição quando necessário. Também faz parte disso o zelo pelos equipamentos e maquinário usados durante o serviço.
LIMPEZA
O barback precisa recolher e esvaziar copos, lavar louça, manter o balcão e o mobiliário do bar sempre limpos, separar e descartar o lixo, limpar o chão, mats, tábuas e deixar utensílios limpos para a brigada de bar.
MISE EN PLACE
É preciso ter a visão de abertura e fechamento do bar. O barback acompanha e recebe as entregas de frutas, bebidas e outros insumos, armazena, faz o inventário para a equipe, prepara garnishes, sucos, xaropes, ajuda na organização pré e pós turno.
APOIO
O barback precisa estar à disposição para ajudar no que for necessário, desde anotar um pedido até servir uma dose para um cliente e atender às necessidades básicas da equipe durante o shift.
6 HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O BARBACK
1 - Multitasking
No decorrer da noite de trabalho, o profissional precisa estar de olho no estoque, repor garnishes, lavar copos, buscar barris de cerveja e ajudar os bartenders no atendimento ao cliente, distribuir os cocktails prontos para os garçons, entre muitas outras tarefas. Por isso, considere que o barback é como um polvo, com oito tentáculos prontos para executar o que for preciso em prol do bom funcionamento da casa. No entanto, é preciso levar em consideração que fazer dezenas de tarefas ao mesmo tempo não é sinônimo de eficiência, mas de desorganização da equipe. Caso este seja o caso da brigada do bar onde você trabalha, converse com eles sobre soluções para tornar o trabalho mais organizado.
2 - Antecipação de necessidade
Não pense que durante o turno, em meio ao furacão, o chef de bar se dirigirá calmamente a você para pedir que reponha taças cocktail, porque os drinks com esse copo estão saindo aos montes. Ao observar o trabalho da brigada, é preciso estar sempre atento ao nível das garrafas, à quantidade de zests de limão, se algum copo está em falta ou se é necessário buscar novas garrafas de vodka. Antecipar as necessidades dos colegas ajuda a manter a eficiência da equipe como um todo.
3 - Organização
Um pré-requisito para ser barback é ter uma organização excelente, seja de tempo, espaço ou tarefas. Um bom cumim sabe organizar o tempo de pré-preparo, os recipientes corretos para armazenamento dos sucos, a data de validade de cada xarope, sabe onde guardá-los para manter um movimento fluido dos barmen, conhece a hora certa de começar a preparação do gelo e a média que será utilizada no dia, entre dezenas de outras obrigações.
4 - Força e Rapidez
Imagine carregar barris de cerveja, caixas de limões, sacolas de insumos, garrafas de bebida para cima e para baixo a noite toda. A rotina atrás do balcão é intensa, requer força e disposição física para abastecer a estação com os produtos necessários. A rapidez, então, é imperativa. A demora para entregar um Moscow Mule por falta de espuma de gengibre pode causar a desistência de um cliente e, consequentemente, perda financeira para o bar.
5 - Simpatia
Além de garantir um bom relacionamento com a brigada do bar, criando laços de amizade e confiança, a simpatia é indispensável para quem trabalha com público. E acredite, mesmo como barback, haverá uma série de ocasiões em que será necessário atender clientes, tirar dúvidas sobre os drinks da casa, marcar pedidos em comandas. Tudo fica melhor com um sorriso no rosto, não é mesmo?
6 - Curiosidade
Esta é uma qualidade e tanto para quem está começando no mundo do bar. A curiosidade faz com que o barback aprenda o conceito da casa, seu menu de bebidas, decore o cardápio do bar, conheça as medidas dos ingredientes, saiba os sabores dos drinks, as marcas utilizadas, os copos e até o modo de preparo. Prestar atenção e ter a curiosidade de dar os primeiros passos como bartender pode fazer com que o cumim suba rapidamente de cargo no bar.
ESSE É SÓ O COMEÇO
Após conhecer melhor o trabalho e as tarefas diárias de um barback, você se interessou pela profissão? Tenha em mente todas as habilidades necessárias para ter se colocar na área e busque uma vaga ou freela nos bares da sua região. A prática é a melhor escola para isso, pois você aprenderá a usar todas as suas técnicas em conjunto com a equipe da casa. Quem sabe esse não é o começo de uma história de sucesso na coquetelaria?
7 commentsOn 6 habilidades essenciais para o barback e suas funções no bar
Ótima matéria, vcs estão de parabéns.
Conteúdo muito produtivo e agradável ao profissional, mesmo com bom tempo em carreira !!! Parabéns.
contatobiaoliver@gmail.com
Como sempre vcs são surpreendentes
ghyloajtqkojdhkmupbkjaopdnhcpu
Pingback: My Homepage ()
Pingback: STD Test ()
Amaro Ramazzotti: uma receita secreta que conquistou o mundo
8 pontos importantes para um bom trabalho de consultoria de bar
O que faz um bartender?
5 drinks com Amaro Ramazzotti para explorar diferentes notas de sabor
Sete cocktails com cognac para estimular as vendas neste inverno
Jameson Caskmates IPA: conheça novo whiskey recém-chegado ao Brasil
Drinks em lote para agilizar o trabalho – os segredos do ‘pre-batch’
Dez dicas de economia e sustentabilidade no bar
Tiki reinventado
Champagnes e espumantes no Réveillon: história e drinks
Saiba tudo sobre o uso e conservação das canecas de cobre
Bem-vindo(a)
Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:
Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.