⍟ Na última matéria sobre o assunto, mergulhamos na trajetória dos brindes durante a história. Agora é a vez de entender como conduzir um brinde perfeito em ocasiões especiais
Trabalhar atrás do balcão requer uma série de habilidades: rapidez, capacidade para ser multitarefas, equilibrista, amigo, conselheiro e humorista. Brincadeiras à parte, quem está no bar geralmente está preparado para qualquer coisa, inclusive oferecer um brinde especial a pedidos dos clientes.
No último texto sobre o assunto, relembramos a origem dos brindes com bebida alcoólica e como eram feitos desde a Grécia antiga até os dias de hoje, acompanhando as mudanças sociais de cada época, e também as mudanças necessárias para garantir a segurança dos participantes neste momento da história que atravessamos atualmente.
Seja quando a prática era uma oportunidade para comemorar vitórias e celebrar a saúde dos reis com excesso de álcool, ou mesmo após o surgimento dos toastmasters, os brindes perfeitos sempre foram considerados aqueles acompanhados de belos discursos, elegância, copos e bebidas finas. Neste cenário, o champagne tornou-se a bebida escolhida para estas ocasiões – e a tradição se mantém até hoje em festas e jantares.
PASSOS PARA O BRINDE PERFEITO
Sabemos que quem decide fazer uma comemoração no bar nem sempre está disposto a pedir uma garrafa de champagne. Muitas vezes, os visitantes querem apenas tomar um cocktail com os amigos para descontrair. Mesmo assim, é importante conhecer alguns passos para tornar cada brinde uma ocasião especial para seus clientes.
Confira abaixo os passos para conduzir um brinde perfeito no bar:
1 – Sirva os copos de todos os participantes
Mas não exagere. Você, bartender, mais do que ninguém, sabe o valor de uma boa dose de bebida. Dependendo da bebida escolhida, como o champagne, espumante ou vinho, coloque apenas metade da taça. A ideia é que, no primeiro momento, as pessoas bebam apenas um gole após o brinde.
2 – Levante-se e faça uma homenagem
Este é o ponto alto do brinde. É o momento de lembrar a todos o porquê da reunião, celebrar as vitórias, homenagear amigos, familiares e fazer com que todos sintam-se parte da comemoração. Geralmente, apenas um dos participantes se levanta para fazer o brinde, mas claro, dependendo da ocasião, mais de uma pessoa pode fazer isso. Tente não bater facas ou outros objetos afiados nos copos para chamar atenção – o que pode ser pior do que um copo estilhaçado no bar?
3 – Não beba antes do fim
Lembre-se que por pior que seja a sua sede, é preciso esperar o final do brinde para beber da taça. Mais do que respeitar uma tradição antiga, ‘queimar a largada’ é considerado uma atitude desrespeitosa com os demais participantes.
4 – Hora do tim-tim
Chegou a hora! Neste momento, encoste levemente sua taça nas taças dos demais convidados. Evite cruzar os braços com outras pessoas, bater os copos com muita força e derrubar bebida.
5 – Faça contato visual com todos que brindam com você
Pode parecer algo pequeno, mas o contato visual é uma parte importante do brinde. Significa confiança. Significa compartilhar o momento. Ao brindar, faça contato visual e sorria para aquele que encosta a taça na sua. Finalizado o brinde, todos podem beber e comemorar com moderação.
Veja abaixo como estes pequenos detalhes transformam uma ocasião especial com um brinde perfeito:
Se você quer oferecer um brinde inesquecível aos seus convidados, você também precisa saber mais sobre a história desta tradição milenar:
História dos brindes: uma tradição que atravessou os séculos