⍟ Guarnições trazem aromas complementares aos cocktails e também levam à apresentações que despertam a curiosidade dos visitantes do seu bar. Aprenda técnicas importantes para sua rotina de trabalho
Para quem vê de fora, um twist de laranja bahia ou limão siciliano posicionado em uma taça cocktail é um mero item decorativo. Mas você, bartender, sabe que uma guarnição é muito mais do que isso: ela traz perfume, acidez, leveza e também aromas que complementam a experiência sensorial de determinado drink. Mais do que isso, as guarnições muitas vezes podem ser consumidas, criando ritual de consumo, e ajudam a aumentar o volume de vendas por despertarem a curiosidade dos clientes no balcão do bar.
Sabendo disso, o Clube do Barman compila, nesta matéria especial, quatro videoaulas do mixologista Dilton Sales, sobre os principais tipos de guarnições, as técnicas que envolvem sua montagem e posicionamento nas receitas. A ideia é que, com esses ensinamentos, você passe a criar guarnições cada vez mais interessantes, surpreendendo os olhos e os sentidos do público.
Confira abaixo quatro videoaulas do mixologista Dilton Sales para dominar as técnicas essenciais de produção de guarnições:
1 – GUARNIÇÕES COM CASCA DE LARANJA
Um dos tipos de guarnição mais utilizados ao redor do mundo é o twist ou zest de laranja. Entre as mais variadas opções da fruta, a laranja bahia se destaca como a melhor opção para produzir guarnições, uma vez que sua casca possui maior concentração de óleos essenciais que perfumam e trazem um toque cítrico ao cocktail. Veja como produzir guarnições utilizando esta fruta.
2 – GUARNIÇÕES COM TRÊS CÍTRICOS DIFERENTES
As guarnições trazem aroma e charme para a apresentação do drink, afinal de contas é a primeira coisa que seu cliente verá quando recebê-lo. Nesta videoaula, o mixologista Dilton Sales ensina guarnições diferentes usando três tipos de frutas cítricas facilmente encontradas no mercado: limão siciliano, limão tahiti e laranja bahia. Além disso, ele demonstra a técnica de cores, que combina contraste de cores e aromas para compor uma apresentação diferenciada.
3 – GUARNIÇÕES UTILIZANDO UVAS E PEPINO
Algumas frutas são utilizados com menos frequência na rotina do bar, por não terem o mesmo sabor, aroma e aparência que outras mais populares. Porém, quando combinadas com outros ingredientes, permitem criar apresentações memoráveis, ricas em cores e experiência. Nesta videoaula, Dilton Sales explica a estrutura de alguns tipos de guarnição utilizando uvas e pepinos, ensina a montá-los e posicioná-los adequadamente em diversos tipos de copos e cocktails.
4 – COPOS CRUSTADOS COMO GUARNIÇÃO
Crustar copos significa adicionar um insumo seco à superfície do copo utilizando suco ou óleo de fruta como meio umedecedor. Além de agregar sabor e textura ao cocktail, o uso de copos crustados também confere apresentações sofisticadas. Nesta videoaula, o mixologista ensina o passo a passo para adicionar sal, açúcar, cacau, café ou qualquer outro ingrediente em pó ao seu drink.