⍟ Bartender do Frank Bar, em São Paulo, conquistou seu lugar na final global da competição homenageando a equipe e o chef de bar da casa onde trabalha. Última etapa da competição acontecerá no final deste mês
Publicado em 12 de junho de 2018, às 17 horas.
Um cocktail para homenagear a equipe que o motiva todos os dias, sua cultura de bar e, acima de tudo, sua inspiração, Spencer Amereno. Assim pode ser descrito o Amereno, criação à base de Chivas Extra vencedora da etapa local do Chivas Masters 2018, realizada ontem (11), em São Paulo. Entre os cinco finalistas de várias regiões do país, Alex Sepulchro foi o escolhido pelo júri para representar a comunidade brasileira de bartenders na final global. Ele embarcará para a Escócia no próximo dia 23 e terá uma experiência única junto de profissionais de bar de todo o mundo.
Bento Matos, Eduardo Amorim, Dilton Sales, Alex Sepulchro e Nicola Bara. Esta foi a ordem em que os finalistas se apresentaram ao público e jurados da competição, no balcão montado especialmente para o evento na Lions Nightclub. Entre eles, o embaixador global de Chivas Regal, Max Warner. A atenção ao tempo era essencial: os bartenders tinham dois minutos para montar o próprio mise en place, cinco para preparar os drinks e outros cinco para responder às perguntas dos jurados.
As histórias e conceitos de comunidade por trás de cada uma das receitas eram contadas durante a preparação do cocktail para, depois, servi-lo aos jurados. Estes, então, faziam perguntas a respeito dos sabores, ingredientes utilizados, guarnições e também sobre a história de cada um dos competidores para poder avaliar o drink com mais discernimento.
AMERENO: RUMO À ESCÓCIA
Chivas Regal Extra, xarope artesanal de café e especiarias, bitters de chocolate, grão de café, cardamomo. Para a apresentação final, Alex Sepulchro fez uma pequena alteração no drink original. A rede de caramelo dourado com grãos de café da guarnição deram lugar ao brasão de Chivas Regal com sabor caramelo, para completar a harmonização do cocktail.
“A minha inspiração foi todo o Frank Bar como minha comunidade e também uma homenagem ao chef do bar, o Spencer”, explicou. Em sua apresentação, ele relembrou sua admiração pelo head bartender, seu processo de seleção para a equipe da casa e também os cocktails que aprende diariamente com seu companheiro de barra. “Eu estou na expectativa para ir para a Escócia representar o Brasil. Vou dar o meu melhor, assim como dei o meu melhor aqui hoje”.
No ano passado, o Clube do Barman entrevistou a inspiração de Sepulchro para o cocktail, Spencer Amereno, do Frank Bar. Leia a matéria completa neste link.
Para a embaixadora de Chivas Regal no Brasil, Marina Rufino, o sentimento é de gratidão a todos os barmen que participaram do Chivas Masters desde a primeira fase. “Assim como o tema do campeonato era comunidade, vocês todos fazem parte desta grande comunidade de bartenders brasileiros”.
MAKTÜB: A ESCOLHA DO PÚBLICO
Além do voto dos jurados, a etapa nacional do Chivas Masters também contou com um prêmio para voto popular. O bar central do evento serviu os cocktails finalistas durante toda a noite para que os convidados pudessem experimentar as criações. Quem quisesse, poderia depositar em uma urna o voto em prol de seu drink favorito, seja pelo sabor, apresentação ou inspiração.
O vencedor desta categoria foi Bento Matos, do Coktelitas House of Drinks, em Fortaleza, com o Maktüb. Do árabe, a palavra se refere a algo que está escrito, que tinha que acontecer.
Matos afirmou ter ficado muito surpreso com a indicação. “A experiência aqui foi única, esse é meu primeiro campeonato, uma adrenalina inesquecível. Digo para todo mundo: vale a pena competir, vale a pena conhecer outros bartenders, vale a pena compartilhar sabores, aromas, sentimentos… isso ocorreu com todo mundo aqui hoje”.