⍟ Origem é tudo quando o assunto é cognac. Conheça as principais diferenças na produção, maturação e sabor final deste spirit envelhecido e seu dissidente – o brandy
Publicado em 27 de março de 2018, às 12h.
O que cognac e brandy têm em comum? Uvas, coloração, sabor encorpado. Mas, apesar destas semelhanças, têm uma diferença bastante sutil e que faz grande diferença: seu local de produção. Sabor, tipo de envelhecimento, rigor de fabricação e classificação quanto à idade variam de acordo com bebida – assim como seu preço no mercado.
Em linhas gerais, o cognac é um spirit de coloração âmbar, feito nas regiões vinícolas próximas à cidade de Cognac, na França. A bebida é produzida a partir da destilação do vinho branco para a criação de uma eau-de-vie, que envelhece em barris específicos de carvalho pelo período mínimo de dois anos, conforme lei. Depois disso, é feito um blend com diferentes eaux-de-vie para criar um sabor único de acordo com a marca.
O brandy também é feito da destilação do vinho, envelhecido em barris e, muitas vezes, misturado com outros para a criação de um blend. Uma das grandes diferenças, mas não a única, é o local de produção. Enquanto o cognac é um produto com Denominação de Origem Controlada (DOC), assim como o champagne, e tem regras estritas de fabricação, o brandy por ser feito com uvas de qualquer lugar do mundo, que podem envelhecer por menos tempo e também receber corante caramelo para simular uma maior maturação.
REGIÕES PRODUTORAS
A região produtora de cognac é dividida em seis grandes zonas menores ou crus: Borderies, Grande Champagne, Petite Champagne, Fins Bois, Bon Bois e Bois Ordinaire.
Nelas estão localizadas as grandes empresas produtoras da bebida, como é o caso de Martell – fundada por Jean Martell em 1715 e uma das mais antigas ainda em atividade no mundo. Sua história conta que o então jovem comerciante começou a preparar seu cognac com uvas colhidas na região de Borderie, e após envelhecer a eau-de-vie em barris de carvalho tronçoais (usado na produção de finos vinhos franceses), obteve uma bebida suave, escura e saborosa.
O uso de diferentes tipos de uvas e envelhecimentos em barris variados asseguram o perfil único de cada marca de cognac.
BRANDY DE POMAR
Grande parte das vezes, nos referimos aos brandies como destilados de uva feitos fora da região de Cognac. Como se apenas a localização fizesse diferença.
É verdade, no mercado há uma infinidade de brandies feitos da eau-de-vie de uvas. Mas essa não é a única possibilidade.
Também podem ser matérias-primas para a produção da bebida quase todas as frutas cultivadas em pomares. As maçãs são as mais utilizadas, mas também há fruit brandies feitos pela destilação e envelhecimento de peras, cerejas, pêssegos, damascos, ameixas e outras frutas regionais.
O brandy de jerez, por exemplo, é um caso à parte. Ao contrário dos brandies tradicionais, que não costumam desfrutar de muita fama, o destilado espanhol tem um prestígio singular. Ele chama-se assim porque é feito a partir das doces uvas jerez, próprias das regiões de Jerez de la Frontera, El Puerto de Santa Maria e Sanlucar de Barrameda, na Espanha. Depois de destilado, ele passa por envelhecimento em barris de carvalho americano que pode durar de um a dez anos. O resultado é um destilado de sabor mais refinado que o da maioria dos brandies tradicionais.
Aprenda a receita do Curious Crusta, uma releitura do clássico Brandy Crusta, conhecido por ser um possível ancestral do Sidecar:
Curious Crusta
INGREDIENTES
45 ml de cognac Martell Blue Swift
15 ml de suco de limão siciliano
10 ml de licor de laranja
5 ml de suco de yuzu
5 ml de xarope de agave
2 dashes de bitters aromáticos
Zest de limão siciliano
MODO DE PREPARO
Umedeça a borda da taça com um pedaço de limão e polvilhe uma mistura de corante alimentício preto com açúcar refinado. Em seguida, adicione todos os ingredientes líquidos a uma coqueteleira com gelo e bata a mistura. Faça uma coagem para a taça e guarneça com o zest de limão siciliano.
2 commentsOn Brandy ou cognac? Conheça as diferenças entre os dois spirits
Gostaria se possível fosse novamente feito a matéria da diferença entre as coqueteleiras…ex: Boston necessariamente tem que conter uma parte de vidro…
Excelente! Esclarecedor permitiu-me conhecer e distinguir um Cognac de um Brandy.
Boas práticas no bar – Parte I: Local, infraestrutura, equipamentos e pessoal
Sete cocktails com cognac para estimular as vendas neste inverno
7 dicas para fazer o Espresso Martini perfeito