⍟ Você sabe quais são as informações essenciais para escrever um bom currículo? Reunimos dicas importantes para se recolocar no mercado
Sabemos que existem diversas maneiras de se conseguir um emprego: pela indicação de um amigo, pelo jornal, pelas redes sociais, sites de vagas – a lista é longa. Mas, independente da maneira que você escolher para correr atrás de uma vaga no mercado de bares e restaurantes, uma coisa é indispensável: ter um bom currículo.
Além de fornecer informações básicas sobre o profissional, como nome, idade, região onde mora, e-mail e telefone para contato, é uma boa oportunidade para que o recrutador ou dono do bar em questão saiba mais sobre quem pretende adicionar à sua brigada de bar.
Lembre-se: ao contratar um novo bartender, o intuito do dono do bar é ter alguém que represente seu negócio em frente aos clientes, que seja simpático, profissional, saiba trabalhar em equipe e siga a proposta do estabelecimento, zelando pela qualidade daquilo que é servido. Se o cargo que você busca é para chef de bar, esta matéria pode te ajudar.
Confira abaixo dicas importantes para criar um currículo de sucesso:
DESIGN IMPORTA, SIM
Se alguém te disser que o design de um currículo é besteira, não acredite. Imagine seu currículo como um cartão de visitas para o recrutador. Ele precisa chamar atenção para as informações de uma forma leve e agradável. Não existe regra, mas bom-senso, neste caso. Basta fazer uma busca rápida no Google para encontrar alguns sites com layouts gratuitos que podem ser editados direto no Microsoft Word. Evite cores chamativas, fotos e outros elementos visuais. Escolha algo mais neutro, simples e que reflita sua personalidade.
FALE SOBRE VOCÊ
De forma resumida e concisa, fale sobre seu objetivo com aquele trabalho, liste suas experiências anteriores na área, cursos que fez, prêmios que já ganhou e outras habilidades que você desenvolve e podem ser importantes para o dia a dia no balcão (como um treinamento em primeiros socorros, prevenção a incêndios, manipulação de alimentos e fotografia). Liste também os idiomas que você domina e até técnicas diferenciadas que sabe desenvolver. Se achar relevante, inclua o seu usuário do Instagram. O mais importante é ser sincero sobre sua trajetória e competências. Se nunca trabalhou no ramo, liste experiências que já teve de trabalho com o público – pode ser uma boa porta de entrada para o mundo do bar.
ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES
Ao escrever um texto, é comum ter um olhar viciado sobre ele. Após terminar de escrever, revise uma vez e peça para que dois colegas leiam e apontem possíveis erros de ortografia, digitação ou ainda conteúdos que podem ser retirados do currículo sem afetar sua qualidade. Lembre-se também de checar se os telefones para contato e e-mail estão atualizados. Afinal, como vão contratá-lo se não conseguem entrar em contato com você?
FAÇA NETWORKING
Estar em contato com colegas de profissão é uma boa forma de conseguir um espaço no mercado. Trocar mensagens, experiências, mostrar seu trabalho, pedir conselhos e participar de cursos, palestras e campeonatos gera boas oportunidades de relacionamento que podem encurtar o caminho até o bar. As conexões pessoais são um ativo valioso neste mercado. Com as redes sociais, isso se tornou acessível a todos. O Instagram, por exemplo, é hoje uma importante plataforma de construção de reputação e atração de público para os bares. Aproveite e use essas ferramentas a seu favor..
DÊ VALOR ÀS CONVERSAS PRESENCIAIS
“Enviar o currículo por e-mail ou levá-lo pessoalmente?”. Esta é uma pergunta que pode surgir, uma vez que você tenha seu currículo finalizado. Sempre que possível, priorize o contato humano. Afinal, bartenders trabalham com pessoas e ter aptidão para a socialização é indispensável. Caso a vaga surja por meio das redes sociais e peçam que os interessados enviem o currículo por e-mail, faça isso. Lembre-se de escrever uma breve introdução no corpo do e-mail e anexar o currículo no formato PDF, assim ninguém poderá alterá-lo.
One commentOn Como fazer um bom currículo de bartender?
olá sou arkfele tenho interesse em participar do grupo de trabalho
Precificação de cocktails: estratégias para vender mais e melhor
Consumo Responsável: O Papel Crucial do Bartender na Segurança e Diversão
História do gelo na coquetelaria e sua evolução – Parte 1