⍟ O Clube do Barman reúne uma série de matérias sobre fatos que alteraram de forma permanente o panorama do consumo de bebidas no mundo.
Na história, alguns acontecimentos que começaram de forma tímida mas tomaram proporções globais e atingiram em cheio o universo das bebidas e da hospitalidade, positiva ou negativamente, foram responsáveis por mudar de maneira drástica e para sempre a forma como lidamos com a coquetelaria. O que nos espera daqui para frente e como iremos lidar com as eventuais mudanças? Inspire-se!
Um livro foi escrito
Thomas foi o primeiro bartender a colocar no papel e dar proporções mundiais a diversas receitas de cocktails e por isso merece ser mencionado nesta lista. Conheça a história desta lenda e saiba como ele colaborou para a popularização da coquetelaria ao redor do mundo.
O legado de um dos maiores bartenders da história: o mestre Jerry Thomas
A geladeira foi inventada
Já parou para pensar na importância que a geladeira tem no cotidiano do bar e como tudo seria diferente sem ela? Saiba como as coisas eram resfriadas antigamente e como surgiu este equipamento, que é um grande aliado do bartender.
Antes e depois da geladeira: um marco da modernidade para a coquetelaria
Uma crise gigantesca foi superada
Em um dado momento, em meio a epidemias de diversas doenças, uma crise foi motivada por causa de uma bebida alcoólica. A partir dela, foram criadas diversas leis para regulamentar a produção e o consumo, além das taxações sobre bebidas alcoólicas. Conheça este período obscuro da história da Inglaterra, saiba como ele foi superado e compreenda como até hoje os reflexos da Gin Craze influenciam o mundo das bebidas.
Gin Craze: A loucura do gin na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII
A bebida alcoólica foi proibida
O período de proibição de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, conhecido como Lei Seca ou Prohibition (1920-1933) é um tema complexo e histórico, que viveu diversas fases antes e depois da regulamentação propriamente dita. Hoje, inclusive, ele pode ser relacionado com as bases do conceito do consumo responsável.