Em que ano você nasceu?






Rogério Rabbit leva masterclass sobre erva-mate para a Europa

Notícias
Rogério Rabbit

⍟ Mixologista vai ao continente europeu para participar do World Cocktail Competition e realiza workshops sobre KAÁ em oito países.

Publicado em 25 de setembro de 2017, às 11h.

Desde meados do ano passado, o bartender Rogério Rabbit embarcou em uma jornada para recontar a história da erva-mate – chamada de KAÁ pelos povos nativos brasileiros – e valorizá-la na coquetelaria. Após meses de estudo, pesquisa e criação de uma carta de cocktails com mate premiada como uma das 25 melhores do Brasil, a Tapii’Tea, Rabbit vai à Europa com o objetivo de propagar seus conhecimentos sobre a erva em diversos workshops.

Os eventos, destinados a bartenders, ocorrerão em meio à viagem de Rabbit para participar do World Cocktail Competition (WCC), da International Bartenders Associtation (IBA). Em maio, ele venceu o 41º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria, que o classificou para a etapa global. Seu drink premiado, GUAÍRA-KAÁ, leva ginvinho, licor de laranja, suco de limão siciliano e infusão de folhas de ‘erva-mate’ e capim santo. Sua criação projeta o ingrediente brasileiro na coquetelaria internacional.

A decisão de levar masterclasses sobre KAÁ para a Europa partiu de diversos convites que recebeu de amigos e conhecidos que vivem no exterior. “Eu já vinha recebendo feedbacks do pessoal que mora fora do Brasil, apoiando o projeto. Eles gostaram da ideia porque o KAÁ é um ingrediente diferente, que muitos nem sabiam que existia. Os barmen estrangeiros adoram ingredientes brasileiros e gostaram da minha narrativa”, explica Rabbit.

HISTÓRIA E USO DA KAÁ

O foco das masterclasses será recontar a trajetória da erva-mate desde o período pré-colonial brasileiro, passando por suas características e possíveis usos na coquetelaria. Para Rabbit, é importante esclarecer a história da árvore e suas folhas, consideradas o ouro paranaense, que foi apelidada de ‘erva-mate’ pelos colonizadores. Na realidade, os nativos chamavam a ‘erva’ de KAÁ, que significa ‘vegetação’ em guarani. O nome ‘mate’ era atribuído à cuia utilizada pelos povos de dialeto quechua para beber a infusão.

Hoje, um dos principais desafios do mixologista é dissociar a KAÁ de outras bebidas como o chimarrão, o tereré e principalmente dos chás industrializados. Para tanto, Rabbit utilizará apenas a planta in natura nos workshops, assim como já vem fazendo no Brasil.

Drink de Rogério Rabbit - SPRITEA
Rogério Rabbit ensinará os bartenders a adaptarem cocktaiils para utilizarem a KAÁ, assim como fez em sua carta do Tapii’Tea. Na foto, o drink Spri’Tea

“Vou mostrar o máximo de usos possíveis, desde sucos a infusões com a KAÁ. Minha missão é levar esse conhecimento para os bartenders por meio de uma narrativa, recontando e valorizando sua história e a do povo guarani”. Ele também ensinará algumas adaptações de drinks da carta do Tapii’ Tea.

De acordo com Rabbit, além dos eventos já agendados para o tour na Europa, outros guest bartenders e masterclasses ainda poderão ser acrescentados à agenda. Veja abaixo as datas confirmadas até o momento:

DATAS E LOCAIS:

25/09 a 08/10: Londres – Inglaterra (6 workshops)
11/10 a 15/10: Berlim, Munique e Hamburgo – Alemanha (4 workshops)
15/10 a 19/10: Copenhague – Dinamarca (3 workshops)
23/10: Gotemburgo e Lund – Suécia (1 workshop)
24/10: Helsinque – Finlândia (1 workshop)
30/10: Oslo – Noruega (1 workshop)
31/10: Reykjavik – Islândia (1 workshop)
02/11 a 10/11: Paris e Bordeaux – França (4 workshops)

Você vai gostar de ler!

DRINKS COM GRENADINE VIDEOAULA CLUBE DO BARMAN

Três drinks preparados com grenadine

UTENSÍLIOS PARA ESTA AULA Coqueteleira  –  Jigger  –  Taça Cocktail  –  Taça Coupe  –  Zester  –  Faca  – Tea ...

Finalistas do Chivas Masters 2018

Confira os cinco barmen finalistas do Chivas Masters 2018

⍟ Bartenders finalistas foram escolhidos pelo júri formado pela embaixadora da marca e os mixologistas da Pernod Ricard Brasil durante o Mês Chivas. As ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante