Rogério Rabbit vence 41º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria, em São Paulo

⍟ Bartender apostou na força da infusão de folhas verdes de erva mate com limão siciliano e capim limão para preparar seu drink GUAÍRA-KAÁ

Publicado em 31 de maio de 2017, 10h

A primeira colocação na etapa brasileira no 41º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria, organizado pela Associação Brasileira de Bartenders (ABB), classificou Rogério Rabbit para o 43º World Cocktail Competition (WCC). A competição mundial é promovida pelo 66º Congresso da International Bartenders Association (IBA). Este ano, o evento será entre os dias 15 e 19 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.

A final da etapa nacional aconteceu na última segunda-feira (29) no The Sailor Legendary Pub, em São Paulo. O evento reuniu apreciadores de drinks e dezenas de bartenders de todo o país. Estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco estiveram representados.

Para chegar à grande final, o mixologista precisou passar por uma bateria de desafios. Primeiro, preparou seu drink GUAÍRA-KAÁ sob a supervisão de um jurado técnico. Cabia a ele a função de verificar se a receita estava sendo executada corretamente, se o barman estava bem vestido e alinhado, a limpeza da bancada e a higiene dos ingredientes. Em seguida, as taças eram levadas para que os jurados fizessem uma degustação às cegas. Além do sabor da bebida, também eram avaliados a apresentação e o aroma da receita.

Ao lado de outros nove participantes com a melhor pontuação, Rabbit credenciou-se para a última rodada. Ela consistia em preparar novamente a receita inscrita, desta vez para uma última avaliação dos jurados, ao vivo. E o bartender paulista saiu consagrado com o primeiro lugar.

Ele ainda não sabe se levará a mesma receita para o WCC. Isso porque a organização do evento sorteia um ingrediente obrigatório para os participantes de cada país. O mistério chegará ao fim no próximo sábado (3). “Quero muito levar este drink com para a competição internacional. Dos prêmios que já ganhei com mate, este foi o mais especial”, diz.

INSPIRAÇÃO: GUAÍRA-KAÁ

O drink vencedor, nomeado GUAÍRA-KAÁ, reúne ingredientes como London Gin, vinho Sauvignon Blanc e Licor Curaçau, além da complexidade de sabores e aromas da infusão das folhas verdes de KAÁ (erva mate) com capim limão e limão siciliano. 

O conceito indígena é marca de Rabbit, que desenvolve um projeto de coquetelaria com resgate da cultura dos índios e a riqueza do mate no estado do Paraná (Tapii’tea). 

Segundo ele, a inspiração não poderia ser outra senão a união destes dois mundos que o fascinam. “Me inspirei em um personagem pouco conhecido pelos brasileiros, o Guairacá. Era um índio guarani intrépido, que vivia na região onde hoje é o estado do Paraná, por volta do século XVI. Foi um guarani destemido“, explica.

Há relatos que atribuem a ele a frase “essa terra tem dono”, utilizada durante o período do descobrimento e colonização do Brasil. Para evitar que as aldeias fossem invadidas, o guarani se encarregava de juntar tribos em locais próximos.

Além disso, segundo o barman, foi graças à história de Guairacá que o país tem um Dia do Índio. A decisão veio quando o escritor e poeta paranaense Romário Martins, representante de uma escola literária que exaltava a cultura do estado, se reuniu com o Presidente da República na época, Getúlio Vargas, para mostrar seu livro que contava sobre a vida do indígena. Encantado, Vargas deu ao Brasil o dia 19 de abril como data para celebrar as raízes brasileiras. E, curiosamente, era o próprio aniversário do ex-presidente.

Em meio às suas pesquisas sobre a história indígena, Rabbit encontrou um exemplar raro do livro em um sebo, com a assinatura de Vargas e se encantou com Guairacá.

GUAÍRA-KAÁ

INGREDIENTES

30 ml London Gin
20 ml Vinho Sauvignon Blanc
10 ml Licor de Laranja Curaçau
20 ml Infusão de folhas de erva mate natural
20 ml Infusão de capim limão
Gotas de limão siciliano

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes em um mixing glass e despeje em um cocktail glass. Para finalizar, guarneça com um zest de limão siciliano e capim limão.

coqueteleira p

CLUBE DO BARMAN

Plataforma educacional sobre coquetelaria da Pernod Ricard Brasil. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ser tornar um bom profissional. Coquetelaria de qualidade, onde o que mais importa é a venda de produtos de alto padrão ao consumidor final e a opinião que vale é a do Mercado.

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Bem-vindo(a)

Você precisa ter mais de 18 anos de idade para acessar este site. Informe o ano do seu nascimento:

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de privacidade. Não compartilhe nem encaminhe para menores de idade. ©2023 Clube do Barman. Todos os direitos reservados.