⍟ A experiência de degustar pratos à base de pescados e frutos do mar pode ser mais completa quando harmonizada com os cocktails adequados. Veja alguns deles e adicione-os ao cardápio
Publicado em 18 de abril de 2019, às 14 horas.
Existem alguns princípios básicos na hora de harmonizar comidas e bebidas, como: equilíbrio, simplicidade e parcimônia. Eles são essenciais para quem serve drinks que acompanham peixes, ostras e outros frutos do mar. Isso porque, assim como os pescados, os cocktails não podem ter ingredientes de sabor agressivo. Muito pelo contrário, para acompanhar estes tipos de pratos as bebidas precisam ser leves e refrescantes.
Em primeiro lugar, é preciso considerar a diferença entre os spirits claros e escuros. Os mais escuros, como rum envelhecido, whiskies escoceses, bourbon e cognac são envelhecidos, e muitas vezes possuem um dulçor acentuado. Exemplo disso são os toques caramelizados do Chivas Extra, por exemplo, que se beneficiam muito da combinação com chocolate.
Notas doces e pesadas não vão bem nos drinks para serem servidos ao lado de pescados e outros frutos do mar.
Já os spirits mais claros, com pouco ou nenhum envelhecimento, como vodka, gin, tequila, cachaça e rum prata são excelentes combinações. Isso porque têm um paladar mais limpo, que permite maior destaque aos sabores destes tipos de comida.
CÍTRICOS E REFRESCANTES
Para harmonizar com os sabores sutis e a textura delicada das carnes e pratos à base de peixes e frutos do mar, as bebidas precisam ser leves, refrescantes, com sabor de neutro para levemente ácido. Por isso, são bem-vindas as tônicas, sodas, zests de limão, hortelã, pepino, pimenta, alecrim e também outras especiarias.
Grande parte dos cocktails servidos com frutos do mar têm sabor cítrico derivado principalmente do uso de limões. Isso acontece porque essas frutas são comumente usadas no preparo dos peixes e muitas vezes acompanham a comida para que sejam espremidas.
O importante é criar receitas que ressaltem os sabores e aromas do prato, de forma balanceada, sem mascará-los. Outra dica de ouro é: menos é mais. Vale a pena trabalhar em combinações simples, de poucos insumos, mas ricas ao paladar.
EXEMPLOS DE PAIRINGS
O mixologista do Clube do Barman Rafael Mariachi destaca duas principais – e infalíveis – combinações. A primeira é composta pelo clássico Dry Martini e ostras. A textura seca do cocktail e o toque úmido, gorduroso, da carne da ostra se completam, de forma equilibrada, sem excessos.
Outro pairing indicado pelo mixologista consiste na combinação de um Daiquiri com filé de peixe ou bolinhos empanados. O ideal é que a receita seja preparada com o Rum Havana Club Añejo 3 Años. “Este rum tem um residual salíneo diferente dos demais, o que pode ser bem positivo nesse caso”, explica.
Confira estas e outras receitas que podem fazer a diferença no menu do seu bar:
Dry Martini
INGREDIENTES
60 ml de Beefeater London Dry Gin
2 borrifadas de vermouth dry
1 azeitona verde ou zest de limão
MODO DE PREPARO
Em um mixing glass com gelo e previamente resfriado, adicione o Beefeater e mexa levemente por 10 segundos. Verta para uma taça cocktail gelada, borrife o vermute e sirva com uma azeitona ou um zest de limão.
Beefeater Gin Tonic
INGREDIENTES
50 ml Beefeater London Dry Gin
200 ml de tônica
1 zest de limão siciliano
Gelo
MODO DE PREPARO
Esfrie a taça borgogne com muito gelo e depois retire o excesso de água. Acrescente o gin e o xarope ou refrigerante de tônica e misture tudo com uma colher bailarina. Ao final, decore com um zest de limão siciliano.
Daiquiri
INGREDIENTES
60 ml de Rum Havana Club Añejo 3 Años
30 m de suco fresco de limão siciliano
15 ml de simple syrup
MODO DE PREPARO
Adicione todos os ingredientes a uma coqueteleira com gelo e agite até resfriá-la por completo. Em seguida, faça uma dupla coagem para um cocktail glass previamente resfriado.
Tom Collins
INGREDIENTES
50 ml de Beefeater London Dry Gin
30 ml e suco de limão siciliano
20 ml de simple syrup
Água com gás
MODO DE PREPARO
Misture o gin, suco de limão e simple syrup em um mixing glass com gelo. Faça uma coagem simples para um copo tipo collins com gelo e complete com água com gás. Guarneça com fatias de limão.
Crafted Paloma
INGREDIENTES
50 ml de Tequila Altos Plata
50 ml de suco de grapefruit fresco
25 ml de suco de limão tahiti
15 de xarope de agave
Sal e pimenta rosa
MODO DE PREPARO
Esfregue um gomo de limão sobre a borda de um copo alto para umedecer. Passe o copo delicadamente sobre uma mistura de sal e pimenta rosa em um pires para crustar. No copo, adicione a tequila, suco de limão e xarope de agave e misture até dissolver este último. Complete o copo com gelo, adicione o suco de grapefruit e guarneça com uma fatia da fruta.
One commentOn 5 drinks que harmonizam com peixes e frutos do mar
Drinks sensacional
Brunch: saiba o que é e como usá-lo para aumentar a venda de drinks no bar
Boas práticas no bar – Parte III: Procedimentos Operacionais Padronizados de higiene
Dia dos Pais: cinco cocktails para preparar e encantar nesta data