⍟ Como criar o design do seu próprio bar, aliando funcionalidade e estilo? Como manter a ordem em meio ao caos de uma noite cheia? Como montar o melhor menu de bebidas? Jim Meehan responde essas e outras perguntas em seu manual
Ao contrário de muitos livros de coquetelaria, este não se debruça sobre a história dos cocktails mais famosos do mundo ou em suas receitas. Na verdade, no Meehan’s Bartender Manual, as criações etílicas ficam quase em segundo plano. O objetivo da obra é outro: se voltar aos empreendedores do mundo do bar, sejam eles bartenders profissionais ou não. Quem poderia falar melhor sobre o assunto se não um empresário experiente, jornalista, escritor, professor e mixologista nas horas vagas? Jim Meehan, fundador do mundialmente famoso bar e restaurante Please Don’t Tell (ou PDT), de Nova York, compilou todo seu conhecimento no setor em seu próprio manual.
Publicado em 2017, no ano em que abriu um novo bar e antes de deixar o comando do PDT, Meehan teve o objetivo de escrever este livro para mostrar que a indústria da hospitalidade não é feita somente de drinks, mas sim de toda a operação e a equipe de um bar. Sua inspiração, é claro, foi a obra atemporal de Harry Cradock, The Savoy Cocktail Book.
Para isso, ele traçou uma linha de pensamento que vai desde os primórdios da coquetelaria norte americana, seus principais e mais simbólicos cocktails, o design de bares, desenvolvimento de cartas de drinks, produção de spirits, técnicas, treinamento de brigadas, serviço, hospitalidade e muito mais.
POR TRÁS DAS RECEITAS
Embora os drinks tenham um papel secundário neste livro, é impossível falar de coquetelaria sem introduzir algumas receitas. Por isso, Jim Meehan sistematiza os cem principais cocktails da história americana, resgatando um pouco suas origens, receitas, detalhes técnicos sobre como a bebida funciona e os sabores são construídos. Para finalizar, ele dá dicas próprias sobre como prepará-los e degustá-los.
Então, não pense que você terminará o Meehan’s Bartender Manual sem ler sobre Dry Martini, Paloma, Manhattan, Rob Roy, Old Fashioned e outros tantos drinks que fazem parte da história do bar.
A fim de embasar suas pesquisas, Meehan usa extensas entrevistas que conduziu com dezenas de especialistas do universo da coquetelaria, incluindo o lendário Dale DeGroff, o proprietário da Maison Ferrand, Alexandre Gabriel, o mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, a bartender Julie Reiner e o historiador David Wondrich.
DESIGN, OPERAÇÃO & CIA
Como o sucesso de um bar não depende somente da habilidade de preparar e servir cocktails, o Meehan’s Bartender Manual vai além e oferece informações importantes sobre o design de bares, seus equipamentos e estratégias para melhor movimentação da equipe e funcionalidade da operação.
Ele fala abertamente sobre a importância da iluminação para o bar, um assunto pelo qual é apaixonado. Meehan demonstra estratégias de lighting design que podem ajudar a tornar seu bar mais confortável para que os clientes passem mais ou menos tempo consumindo e como isso impacta no humor do local.
Para aqueles que querem aplicar os conhecimentos dentro de casa, o autor também compartilha dicas importantes a se levar em conta na montagem de um home bar completo, para preparar as próprias bebidas e também servir convidados.
A obra é rica em informações, seja para ajudar quem quer abrir seu próprio negócio ou para matar a curiosidade dos apaixonados por coquetelaria. Dizem respeito à organização da equipe de bar, mise en place, atendimento dos clientes, serviço e fechamento. Estes pontos são os diferenciais do manual de Jim Meehan e são fundamentais para aqueles que sonham com um bar para chamar de seu.
“Você se especializa no mundo do bar através de milhares de horas passadas assistindo, ouvindo e aprendendo com seus colegas e clientes. Dito isso, espero que este livro fomente o diálogo sobre como e por que trabalhamos em bares”, afirma Meehan em sua apresentação da obra. “Existem muitas maneiras de ter sucesso no negócio de bares; isso é meu”.
SOBRE O AUTOR
Jim Meehan é bartender, escritor, jornalista, professor, empresário e consultor. Começou a trabalhar com coquetelaria e 1995, antes mesmo do revival que trouxe à tona a alta coquetelaria e a espalhou pelo mundo. Em 2007, ele abriu o PDT de Nova York, relembrando a época dos speakeasies e antecipando a tendência que se mantém até hoje. Entre inúmeros bares que fundou e ajudou a abrir, Meehan acumulou conhecimentos dos dois lados do balcão e hoje, através da Mixographic, compartilha seu conhecimento com aqueles que querem abrir seu próprio bar.
Como jornalista, já teve a oportunidade de entrevistar dezenas de bartenders mundialmente famosos e mixologistas de vários lugares do mundo, com quem aprendeu novas técnicas e ampliaram sua mentalidade sobre a coquetelaria. Muitos deles, tornaram-se mentores e amigos, como David Wondrich, Dale DeGroff e Audrey Saunders.
Já contribuiu para revistas e sites como Tasting Table, Lucky Peach, Sommelier Journal, Food & Wine, entre outros. Além de seu próprio manual para bartenders, Meehan também é o autor por trás do livro The PDT Cocktail Book, publicado em 2011. Em sua carreira de escritor, já ganhou prêmios como James Beard Award e o Tales of The Cocktail Spirited Awards, por melhor livro novo de coquetelaria.
Meehan’s Bartender Manual
Origem: Estados Unidos
Editora: Ten Speed Press
Edição: 1ª Edição
Assunto: Coquetelaria & Hospitalidade
Idioma: Inglês
Ano: 2017
ISBN-10: 1607748622
Encadernação: Capa dura
Largura: 17,9 cm
Altura: 21,9 cm
Espessura: 3,6 cm
Peso: 1,33 kg
Nº de Páginas: 488
Onde comprar: Amazon
Se você gostou de saber mais sobre o Meehan’s Bartender Manual, aprenda mais detalhes sobre a construção de sabores para cocktails neste livro:
The Flavor Bible: onde a gastronomia e coquetelaria se encontram