Em que ano você nasceu?





The Flavor Bible: onde a gastronomia e coquetelaria se encontram

Coquetel&
livro the flavor bible sobre a mesa

⍟ Conceitos do universo gastronômico são parte importante da criação de novos cocktails e do aprimoramento de receitas de insumos no bar. Neste livro, dois experts em culinária explicam os segredos da criação de sabores

Com a crescente disponibilidade de ingredientes ao redor do mundo, a gastronomia pode ir além dos insumos regionais e colocar dentro do prato sabores do mundo inteiro. O mesmo acontece com a coquetelaria. Em um cenário com tantas opções de cores, texturas e aromas, aumentam também as possibilidades de criar receitas inovadoras. Os experts em gastronomia Karen Page e Andrew Dornenburg colocam no livro The Flavor Bible o resumo de décadas de experiência na criação de pratos deliciosos.

Publicado em 2008, ele superou a distância entre a cozinha e o bar, passando também a ser uma peça-chave na biblioteca de bartenders do mundo todo. A obra ensina a trabalhar de forma mais intuitiva e eficaz com os ingredientes, descobrindo quais sabores têm as afinidades mais fortes; destacar sabores por meio do uso de ácidos de vinagres, sucos cítricos, ervas e especiarias; aprofundar ou intensificar sabores através da estratificação de ingredientes ou técnicas; equilibrar aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais de cozinhar para servir pratos e drinks excelentes.

“Aprender a reconhecer e manipular os componentes mais óbvios e mais sutis podem torná-lo um melhor cozinheiro. Este livro será seu companheiro na cozinha toda vez que desejar criar algo incrivelmente delicioso”, afirma o prefácio da obra.

A LINGUAGEM DOS SABORES

Os autores demonstram no livro que o sabor é construído por uma série de fatores, e não somente pelo gosto dos ingredientes usados, como muitos pensam. Segundo eles, o sabor é o resultado da soma do gosto (sentido pelas papilas gustativas) + sensações sentidas por outras áreas da boca + aroma + fator x (que é percebido pelos outros sentidos, além do coração, mente e espírito).

Temperatura, textura, adstringência, pungência de aromas e outras características também precisam ser levados em conta na hora da criação de um prato – ou cocktail – e devem ser analisados de forma específica, conforme a receita.

A essência de cozinhar bem, nas palavras de Karen e Dornenburg, consiste em “criar uma harmonia dos diferentes sabores em um resultado delicioso”. O que pode ser simples, mas também difícil. No final das contas, o sabor é uma função não só de gostos, mas também de cheiros, toques, imagens e sons. “Como somos seres humanos, outros fatores entram em jogo, como nossas emoções, pensamentos, memórias e espírito”.

dupla de autores do livro The Flavor Bible
Karen Page e Andrew Dornenburg, autores do livro (Foto: Ashley Garrett)

SOBRE OS AUTORES

Karen Page e Andrew Dornenburg são um dos casais mais conhecidos da alta gastronomia norte-americana. Karen foi vencedora duas vezes do prêmio James Beard, e o The Flavor Bible foi eleito um dos dez melhores livros de receitas do mundo no século pela Revista Forbes. Trabalhou como colunista de vinhos do jornal The Washington Post e também é autora do What to Drink with What You Eat, nomeado Livro de Receitas do Ano pela International Association of Culinary Professionals (IACP) e o Livro de Vinhos do Ano por Georges Duboeuf.

Andrew Dornenburg estudou com a lendária Madeleine Kamman na School for American Chefs e cozinhou profissionalmente nos melhores restaurantes da cidade de Nova York. Além de coautor do The Flavor Bible, Dornenburg também é fotógrafo gastronômico.

capa do livro the flavor bibleThe Flavor Bible: The Essential Guide to Culinary Creativity, Based on the Wisdom of America’s Most Imaginative Chefs

Origem: Estados Unidos
Editora: Little Brown and Company
Edição: 1ª Edição
Assunto: Gastronomia
Idioma: Inglês
Ano: 2008
ISBN-10: 0316118400
Encadernação: Capa dura
Largura: 20,4 cm
Altura:  26,5 cm
Peso: 1,5 kg
Nº de Páginas: 380
Onde comprar: Amazon

 

 

Se você gostou do ‘The Flavor Bible‘, também pode se interessar por este livro:

Cocktail Codex ensina a decodificar a coquetelaria com 6 drinks

Você vai gostar de ler!

Mango Daiquiri

INGREDIENTES 40ml Absolut Mango 30ml suco de abacaxi 10ml suco de limão 20ml simple syrup 1 fatia de limão ou manga MODO DE PREPARO Em uma coqueteleira com ...

Mango Sour

INGREDIENTES 40ml Absolut Mango 30ml suco de limão 20ml simple syrup 20ml clara de ovo pasteurizada 1 fatia de manga MODO DE PREPARO em uma coqueteleira com ...

Apeach Mimosa

INGREDIENTES 30ml Absolut Apeach 50ml suco de laranja 90ml espumante Mumm Cuvée Brut MODO DE PREPARO Em uma coqueteleira com gelo adicione Absolut Apeach e o ...

Escreva o seu comentário:

O seu e-mail não será divulgado.

Menu deslizante